TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Santander Consumer Finance

Por:   •  8/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

712 - P 04

1 3  D E  D E Z E M B R O  D E  2 0 10

G U N N A R T R U M B U L L E L E N A  C O R S I

A N D R E W  B A R R O N

Santander Consumer Finance

A centralização só tem sentido se o resultado final for melhor do que a simples soma das partes.

—   Magda Salarich, CEO da Santander Consumer Finance

Introdução

Dia 25 de março de 2008. Magda Salarich Fernández de Valderrama, a Chief Executive Officer (CEO) da Santander Consumer Finance (SCF), uma divisão do grupo Santander, apreciava o novo campus do banco, o Ciudad Financiera, logo ao sul de Madri. Salarich tinha sido nomeada CEO em janeiro, depois de trabalhar 28 anos para a fabricante de carros francesa Citroën, onde ela subira na hierarquia até o cargo de gerente de vendas e marketing internacional para a Europa e CEO para a Espanha. A SCF havia crescido rapidamente nos últimos cinco anos, sob a gestão de seu antigo CEO, Juan Rodríguez Inciarte. O papel de Salarich seria planejar o caminho a seguir nos dez  anos seguintes.

Embora os Estados Unidos continuassem o maior mercado do mundo de financiamento ao consumidor, o setor também estava crescendo na Europa nos últimos 20 anos. Inciarte notou a tendência, e, sob sua gestão (2002-2008), a SCF passara de um pequeno grupo de unidades que operava na Espanha, na Alemanha e na Itália a uma das maiores empresas de financiamento ao consumidor do mundo. Além disso, desde 2006, Inciarte investia fora da União Europeia: nos Estados Unidos, na América Latina e na Europa Oriental.

Em quatro meses, Salarich teria que apresentar a nova estratégia e direção da SCF ao presidente e diretor executivo do Santander, Emilio Botín-Sanz de Sautuola y García de los Ríos, assim como aos outros membros do Comitê Executivo do grupo, incluindo o próprio Inciarte. Havia decisões importantes a tomar. Seria possível sustentar a alta lucratividade das atividades de empréstimo ao consumidor? Seria hora de focar mais em consolidação ou de investir mais em novos mercados e produtos? Também havia questões de estratégia organizacional a considerar. Que funções deveriam ser delegadas às afiliadas nacionais e quais deveriam ser centralizadas na matriz? Que processos deveriam ser padronizados e quais deveriam ser iniciativas locais? E todas essas decisões seriam postas num cenário de preocupação crescente com a sustentabilidade dos níveis de endividamento domiciliar na Europa e nos Estados Unidos.

[pic 2]

Caso LACC número 712-P04 é a versão traduzida para Português do caso número 711-015 da HBS. Os casos da HBS são desenvolvidos somente como base para discussões em classe. Casos não devem servir como aprovação, fonte primária de dados ou informação, ou como ilustração de um gerenciamento eficaz ou ineficaz.

Copyright 2011 President and Fellows of Harvard College. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, armazenada em um sistema de dados, usada em uma tabela de dados, ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio - eletrônico, mecânico, fotocopiada, gravada, ou qualquer outra - sem a permissão da Harvard Business School.


712-P04        Santander Consumer Finance

História do grupo Santander

O grupo Santander foi fundado em 1857, quando, por um decreto real, a rainha da Espanha autorizou a criação de um banco na cidade de Santander, em Cantábria, norte da Espanha. Setenta e dois empresários locais se subscreveram ao capital do banco. Ao longo dos anos, o banco aumentou seus negócios na Espanha e, na década de 1950, abriu escritório em alguns países latino-americanos e em Londres. Sob a liderança de Emilio Botín, que sucedeu seu pai como Presidente e CEO do grupo em 1986, o banco reforçou sua posição na Espanha lançando produtos como a Supercuenta, que dobrou a participação de mercado do banco em depósitos, e com a aquisição do Banco Español de Crédito (Banesto) em 1994 e a fusão com o Banco Central Hispano (BCH) em 1999. Botín também expandiu os negócios a mercados externos, adquirindo bancos e abrindo novos escritórios na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (412.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com