TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Santander Consumer Finance

Por:   •  29/4/2021  •  Resenha  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM FINANÇAS E CONTROLADORIA

Resenha Crítica de Caso

Suzy Hellene Ferreira Barbosa

Trabalho da disciplina Análise de Investimentos em Ações e Fundos

                                                                    Tutor: Prof. James Dantas de Souza

Goiânia,GO

2021

SANTANDER CONSUMER FINANCE

Referência:

TRUMBULL, Gunnar. CORSI, Elena. BARRON, Andrew. Santader Consumer Finance. Harvard Business School, 712-P04. Dezembro 2010. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/ATU117/Biblioteca_61634/Biblioteca_61634.pdf. Acesso em: 29/04/2021

O presente estudo retrata a história da expansão e divisão do Grupo Santander com o Santander Consumer Finance (SCF), onde sua então recém nomeada  CEO Salarich haveria que apresentar estratégias e tomar decisões que influenciaria a expansão e crescimento da SCF tão importantes quanto seu antecessor Juan   Rodriguez, que em sua gestão e uma ótima visão de mercado conseguiu gerenciar os riscos da empresa e torna-la  em uma das empresas maiores no ramo de financiamento ao consumidor a nível global.

O estudo escreve um breve histórico sobre a formação e o crescimento da empresa, que teve início em 1857, quando o Grupo Santander foi criado na cidade de Santander em Cantábria no norte da Espanha, e daí em diante a empresa usou várias estratégias visando o crescimento e longo dos anos aumentou seus negócios em toda Espanha, o que levou o grupo expandir para outros países da América Latina, e Londres. Já em 2007 o Santander se tornou o maior banco do mundo em termos de capitalização e lucros líquidos.

O Santander Consumer Finance (SCF), surgiu em 1987 com a compra do Bauhaus Centrale Credit AG (CC Bank), um banco especializado em financiamento de veículos, e que foi o carro cheque propulsor de negócios do SCF por muito tempo. E seguindo os passos do Banco Santander, o SCF foi expandido e se tornando mercado não só na Europa, mas também nos EUA, México, Rússia e Chile. Portanto, na liderança de Iniciarte, a estratégia utilizada foi para expandir negócios e visar o crescimento e diante esse crescimento houve a necessidade de entender o que o mercado local exigia e diversificar produtos, marketing e operações. Um gerente expos: “cada país europeu apresenta a SCF suas próprias limitações regulamentares específicas. Temos que ser extremamente flexíveis.”

O grupo teve dificuldades em centralizar suas operações, devido as diferentes culturas dentro da União Europeia e outros mercados, o que gerava limitações nas aplicações de taxas de juros, pois não levava em consideração analise de credito individual deixava a para os credores decidirem o risco de cada cliente.  Sendo assim, o grupo não geria produtos de riscos altos, pois não tinha segurança e nem certeza dos dados, e comparando aos EUA esse mercado estava ainda em um nível inferior.

O grande boom do mercado de credito ao consumidor se deu após a segunda guerra mundial, quando aumentou o consumo no setor de bens manufaturados, tornado o universo de financiamentos mais comuns para os europeus. Com o passar dos anos, esse índice de endividamento foi aumentando, porém não conseguiu igualar ao mesmo nível dos EUA, mesmo assim foi suficiente para abrir oportunidades para o SCF.

Salarich ponderou: “quanto antes se der o processo de integração, melhor para nós”

Conforme citado anteriormente, a principal e maior atividade da SCF eram os financiamentos de veículos. Para se adaptar aos mercados locais, a SCF passou a oferecer também outros produtos como cartão de credito e debito, seguros de proteção de pagamento, empréstimos pessoais, hipotecas, etc. Para se adaptar aos mercados a SFC utilizava de estratégia direta e indireta nas vendas. Para empréstimos de bens de consumo e veículos era utilizado uma abordagem indireta, também chamada de ponto de venda PVD, onde o dependia totalmente dos revendedores para ofertar os empréstimos e financiamentos, o que deixava a SCF distante dos seus clientes individuais. Para os outros tipos de produtos a SCF utilizava uma abordagem mais direta, com venda de produtos feita por uma equipe própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com