TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso :Santander Consumer Finance

Por:   •  2/7/2017  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  2.207 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Lidiane Oliveira Yamasaki

Matrícula 201610032918

Trabalho da disciplina Controladoria II, Planejamento tributário, orçamento e controle

                                                 Tutor: Prof. Ricardo Silveira

Cotia

2017

Estudo de Caso :Santander Consumer Finance

CONTROLADORIA II

Santander Consumer Finance

REFERÊNCIA: GUARITA. Ricardo. Santander Consumer Finance. Harvard Business School. Fevereiro de 2016.

Dia 25 de março de 2008, a Chief Executive Officer (CEO) da Santander Consumer Finance (SCF), divisão do grupo Santander, a Sra. Magda Salarich Fernandez de Valderrama, após trabalhar 28 anos para fabricante de carro francesa Citröen apreciava o novo campus do banco, logo ao sul de Madri. O seu papel era planejar o caminho a seguir nos dez anos seguintes.

Mesmo que os estados Unidos continuassem como maior mercado do mundo de financiamento ao consumidor, Juan Rodriguez Inciarte, antigo CEO, notou a tendência de crescimento neste mercado e em sua gestão (2002-2008), fez com que o pequeno grupo de unidades operantes na Espanha, Alemanha e na Itália, evoluíssem para uma das maiores empresas de financiamento ao consumidor do mundo.

Salarich teria que apresentar sua estratégia ao presidente executivo do Santander Emilio Botin Sanz de Sautuola y Garcia de los Rios, assim como para os outros membros do comitê executivo do grupo, respondendo as questões como: Seria possível sustentar a lucratividade das atividades de empréstimo ao consumidor? Quais funções deveriam ser delegadas e quais deveriam ser centralizadas? Quais processos deveriam ser padronizados e quais sofreriam iniciativas locais? Todas essas preocupações deveriam ser postas num cenário de preocupação crescente com sustentabilidade dos níveis de endividamento domiciliar.

O grupo foi formado em 1957, por um decreto real, onde a rainha da Espanha autorizou a criação de um banco na cidade de Santander, em Cantábria, norte da Espanha.

Santander Consumer Finance tem raízes em 1987, comprou Bankhaus Centrale Credit AG (CC Bank), banco alemão em operação desde 1950, com 51 filiais, especializado em financiamento de veículos.

Em 1988, o Santander fez parceria com Royal Bank Scotland, no intuito de controlar, fortalecer e expandir conjuntamente o CC Bank.

O acordo de propriedade compartilhada com Royal Bank of Scotland vigorou até 1996. Em 1997, o Santander entrou no mercado italiano assumindo o controle do Finconsumo.

Conforme a cobertura geográfica se expandia, a atenção voltava-se para organização da divisão e impacto da marca, integrando diferentes marcas.

O financiamento ao consumidor inclui qualquer tipo de empréstimo para financiar compras do consumidor, com exceção de hipoteca para compra de imóveis. O crescimento do setor de manufatura de bens duráveis entre guerras e pós Segunda Guerra transformou o crédito ao consumidor em uma característica aceitável da sociedade moderna.

Em 1987, a comissão europeia introduziu a primeira diretiva de credito ao consumidor da União Europeia (UE), objetivando estabelecer padrões básicos para procedimentos e relatórios. Um mercado integrado traria inúmeros benefícios comerciais, fiscais e operacionais, estabelecendo plataforma única para negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com