TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Subjetividade e Identidade dos Gerentes Frente aos Novos Papéis Exigidos no Atual Contexto Organizacional.

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

“No pensamento filosófico grego, subjetividade é aquilo que é fundamental ao ser humano e que permanece subjacente. Designa a interioridade da pessoa, a singularidade e a espontaneidade do eu.” (pag. 222)

“Mas foi a filosofia que se preocupou em compreender a relação do homem consigo mesmo, seus pensamentos, emoções, ideias e reflexões sobre questões morais, éticas, e políticas, e também sobre a relação do homem com o mundo externo.” (pag. 222)

“A psicanálise, integrando os aspectos mentais e físicos do homem, buscou compreender a subjetividade, privilegiando o estudo da história pessoal dos indivíduos”. (pag. 223)

“A abordagem sócia histórica compreende o homem inserido na sociedade, ou

seja, corresponde a uma abordagem que se preocupa em integrar o homem temporalmente e em suas relações sociais. (pag. 224)

“A autora destaca ainda que, nesta perspectiva, o homem é constituído de corpo, pensamento, afeto e ação, o que leva à ideia de subjetividade”. (pag.224)

“Pode-se dizer, então, que no sentido mais abrangente a subjetividade “significa tudo aquilo que é relativo ao sujeito.’’ Dessa forma, o subjetivo refere-se, portanto, aquilo que é próprio do indivíduo, seus sentimentos, suas emoções, sua vida interior, sua identidade. Mostra-se intangível, impalpável, todavia possível de ser aferido nas complexas relações estabelecidas com o outro. (pag. 224-225)

“A subjetividade é constituída na relação dialética entre o indivíduo e a sociedade e suas instituições; ambas utilizam mediações das emoções, da linguagem, dos grupos a fim de apresentar uma objetividade questionável, responsável por uma subjetividade na qual estes códigos substituem a realidade.” (pag. 225)

“Subjetividade e identidade são conceitos distintos, porém íntimos e interligados. Identidade se refere aos aspectos pelos quais a pessoas se reconhecem.” (pag.226-227)

“Do ponto de vista sociológico, a realidade é fruto de experiência subjetiva e

intersubjetiva, construída socialmente, sendo percebida e construindo significados pelos indivíduos de acordo com os diferentes grupos sociais aos quais pertencem.” (pag. 227)

“A identidade de uma pessoa depende em muito do grupo a que pertence, pois ao fazer parte dele a pessoa adquire suas características, e é este grupo que confirma ou não sua autoimagem.” (pag. 227)

“Todavia, a busca de uma estabilidade na construção de sua história profissional tem sido complicada, pois em período de intensas e profundas

mudanças os atributos simbólicos da organização tendem a ser alterados.” (pag. 228)

“O trabalho possui uma centralidade na vida do ser humano, sendo necessário compreender as alterações que vêm acontecendo neste contexto para, inclusive, analisar seu impacto na construção da identidade do indivíduo.” (pag. 229)

“O mundo do trabalho está passando por profundas transformações [...] tais transformações manifestam-se nas condições materiais e na estruturação social das organizações, como também em aspectos da conjuntura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com