TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Dos Mecanismos De Defesa Na Área Psíquica Frente A Morte Em Um Contexto Hospitalar

Por:   •  5/10/2023  •  Monografia  •  3.255 Palavras (14 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

PRISCILA SANTOS PRESENTE DIAS

O USO DOS MECANISMOS DE DEFESA NA ÁREA PSÍQUICA FRENTE A MORTE EM UM CONTEXTO HOSPITALAR

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2022


CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

PRISCILA SANTOS PRESENTE DIAS

   O USO DOS MECANISMOS DE DEFESA NA ÁREA PSÍQUICA FRENTE A MORTE EM UM CONTEXTO HOSPITALAR

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Psicologia Hospitalar.

                                             

       SÃO BERNARDO DO CAMPO

2022

O USO DOS MECANISMOS DE DEFESA NA ÁREA PSÍQUICA FRENTE A MORTE EM UM CONTEXTO HOSPITALAR

Priscila Santos Presente Dias[1],

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

Com o intuito de analisar o processo de assimilação da morte pelos profissionais de saúde no contexto hospitalar, o presente artigo tem como objetivo demonstrar as diversas reações e atitudes dos indivíduos frente à ideia da morte, dando ênfase aos mecanismos de defesas que os mesmos se utilizam frente a sua iminência, os processos pelos quais os indivíduos são expostos nessas circunstâncias, sempre enfatizando o olhar da psicologia hospitalar neste contexto. O documento terá como intuito uma revisão bibliográfica, sendo consultadas as que foram publicadas no período de 2010 a 2022, nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELo), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e Google Academic, onde não foram utilizados critérios qualitativos e quantitativos para a escolha das mesmas e com a utilização para a pesquisa de descritores pré-determinados.

PALAVRAS-CHAVE: Defesa. Psique. Morte. Psicologia Hospitalar.

ABSTRACT

In order to analyze the process of assimilation of death by health professionals in the hospital context, this article aims to demonstrate the different reactions and attitudes of individuals towards the idea of ​​death, emphasizing the defense mechanisms that they use. facing its imminence, the processes by which individuals are exposed in these circumstances, always emphasizing the perspective of hospital psychology in this context. The document will aim at a bibliographic review, being consulted those that were published in the period from 2010 to 2022, in the Scientific Electronic Library Online (SciELo), Electronic Journals of Psychology (PePSIC) and Google Academic platforms, where qualitative and quantitative data for choosing them and using predetermined descriptors to search.

KEYWORDS: Defense. Psyche. Death. Hospital Psychology.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como definição a apresentação dos mecanismos de defesas acessados de forma voluntária e involuntária pelos profissionais da saúde que lidam diariamente com a temática da morte, os processos aos quais esses indivíduos estão sujeitos ao se depararem com o luto em um contexto hospitalar.

Encontra-se mencionado sobre a fragilidade do ser humano e sua negação perante a finitude do indivíduo, uma vez que o mesmo tem por segurança sua imortalidade infundada e ao se deparar com a possibilidade da morte, como forma de proteção, faz utilização das defesas psíquicas.

Apresenta-se ao longo desse trabalho como os mecanismos de defesa funcionam na psique do indivíduo e o processo do luto, sempre com foco principal no profissional de saúde dentro de um contexto hospitalar, porém não se limitando apenas ao profissional e sim ao indivíduo como ser humano.

Lidar com a morte e a fragilidade do ser humano diariamente pode afetar de maneira irreversível sua concepção da vida, contabilizando traumas e inquietudes caso não seja bem admitido. Como método de autopreservação, a mente humana afim de se proteger, pode criar mecanismos para que o individuo perceba esse fato natural a vida, porém de grande tabu a sociedade de forma que o sofrimento não fique evidenciado a pessoa de forma tão clara e que dê certa maneira crie possibilidades do individuo dar continuidade em sua vida com naturalidade ou o mais próximo quanto for possível.

Faz-se entender a necessidade da automação dos mecanismos de defesa para a sujeito, pois para a realização dos cuidados com outro ser humano próximo a sua finitude, o profissional opta por muitas vezes não se envolver, afim de executar suas funções com excelência, fazendo com que esse processo se torne menos árduo do que realmente seria caso o mesmo estabelece vínculos para com a pessoa em seus cuidados.

Conhecendo o processo do luto e as defesas psíquicas do ser humano, os profissionais da saúde podem identificar seus sentimentos e emoções e de forma consciente lidar com as circunstâncias aos quais se tornam expostos ao longo do tempo.

Utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica, onde foi analisado trabalhos sobre a temática apresentada nos últimos 10 anos e obras literárias de grandes autores que realizaram alusões sobre o tema demonstrando teorias plausíveis sobre o assunto.

O trabalho apresentado traz ao leitor o conhecimento prévio sobre a morte e sua complexidade ao contato com o indivíduo, em sua maioria carregado de angústia e sofrimento. São mencionados os mecanismos de defesa mais comuns a comunidade referida – profissionais de saúde – assim como identificá-los com base em suas funções. Encontra-se informações sobre o processo do luto, suas fases e as descrições detalhadas e por fim é exposto a morte com base no contexto hospitalar, a probabilidade do porque se torna complexo sua abordagem assim como lidar com o sofrimento que toda a temática envolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com