TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE

Por:   •  22/4/2017  •  Resenha  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 6

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE

 Fichamento apresentado no curso de Nutrição da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do trabalho Cientifico no 1º período, sob orientação do Prof. Humberto

Paripiranga-BA

Março de 2014

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. –11. Ed. – Rio de Janeiro. DP&A, 2006.

RESUMO DA OBRA        

Stuart Hall foi um teórico cultural e sociólogo jamaicano que viveu e atuou no Reino Unido a partir de 1951. Hall, juntamente com Richard Hoggart e Raymond Williams, foi uma das figuras fundadoras da escola de pensamento que hoje é conhecido como Estudos Culturais britânicos ou a escola Birmingham dos Estudos Culturais. Ele foi presidente da Associação Britânica de Sociologia entre 1995 e 1997.

Nesta obra Hall desenvolve as mudanças sofridas pelo conceito de identidade e sujeito, fazendo-o comparável com as identidades culturais, aquilo que é essencial do ser humano, tal como a sua língua, nacionalidade, etnia, religião e raça. Ele também traz a definição feita por alguns teóricos a respeito das principais mudanças pela qual o sujeito na condição de ser racional passou pela introdução do pensamento moderno e a influência que tal fenômeno causou para sua identidade. Focalizando com principal característica da sociedade moderna a “instabilidade”, pois a identidade de um individuo vive numa constante metamorfose, e assim será formada ao longo da vida.

 1  IDENTIDADE EM QUESTÃO

1.2 Cita

“O próprio processo de identificação, através do qual nos projetamos em nossas identidades culturais, tornou-se mais provisório, variável e problemático”. (p.02).

A identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia. Ao invés disso, à medida em que os sistemas de significação e representação cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possíveis, com cada unia das quais poderíamos nos identificar — ao menos temporariamente. (p.02).

“As sociedades modernas são, portanto, por definição, sociedades de mudança constante, rápida e permanente. Esta é a principal distinção entre as sociedades "tradicionais" e as "modernas"”. (p.03).

PARECER

Trata-se da mudança constante da identidade cultural ao longo dos tempos e suas concepções. Mostra que nos dias de hoje a identidade constitui um grande caos, uma vez que se tornou dinâmica, não sendo mais possível afirmar que a identidade é algo permanente, os diversos grupos sociais presentes no seio social, desenvolve uma cultura diferente o que acaba por consequência representando uma serie de identidades.

Ninguém nasce com uma identidade propriamente descrita, a identidade é um conjunto de experiências e opiniões a ser formada.

        

  1.  NASCIMENTO E MORTE DO SUJEITO MODERNO

“A idéia de que as identidades eram plenamente unificadas e coerentes e que agora se tornaram totalmente deslocadas é urna forma altamente simplista de contar a estória do sujeito moderno”. (p.06).

Dois importantes eventos contribuíram para articular um conjunto mais amplo de fundamentos conceptuais para o sujeito moderno. O primeiro foi a biologia darwiniana. O sujeito humano foi "biologizado" — a razão tinha uma base na Natureza e a mente uni "fundamento" no desenvolvimento físico do cérebro humano. O segundo evento foi o surgimento das novas ciências sociais. (p. 7-8).

Nesta seção, farei um rápido esboço de cinco grandes avanços na teoria social e nas ciências humanas ocorridos no pensamento, no período da modernidade tardia (a segunda metade do século XX), ou que sobre ele tiveram seu principal impacto, e cujo maior efeito, argumenta-se, foi o descentramento final do sujeito cartesiano. (p.09).

PARECER

Neste capitulo Hall apresenta a estória do sujeito moderno, que pode ser embalada com a ideia de que anteriormente as identidades eram sólidas e coerentes, ao contrario da sua condição atual. O Sujeito moderno se deparou com dois importantes eventos que contribuíram para a sua alteração à biologia desenvolvida por Darwin e o desenvolvimento das novas ciências sociais.

Ele descreveu isto através de cinco descentramentos, tentando apresentar também a forma como o sujeito e a questão da identidade são conceituados, tendo em mente que algumas pessoas não aceitam estas implicações.  

O período da modernidade tardia fora marcado por avanços na teoria social, bem como nas ciências humanas, em adição o seu principal marco foi a descentralização do sujeito.

  1. AS CULTURAS NACIONAIS COMO COMUNIDADES IMAGINADAS

“A formação de urna cultura nacional contribuiu para criar padrões de alfabetização universais, generalizou urna única língua vernacular como o meio dominante de comunicação em toda a nação, criou uma cultura homogênea e manteve instituições culturais nacionais [...]”. (p.13).

“As culturas nacionais, ao produzir sentidos sobre "a nação", sentidos com os quais podemos nos identificar, constroem identidades”. (p.14).

“As culturas nacionais são tentadas, algumas vezes, a se voltar para o passado, a recuar defensivamente para aquele "tempo perdido", quando a nação era "grande"; são tentadas a restaurar as identidades passadas”. (p.15).

PARECER

Trabalha a importância que as culturas nacionais exerceram para o homem, destacando que a mesma auxiliou no processo global de alfabetização, instituindo uma cultura homogênea, destacando que elas representam a identidade cultural por meio de estórias contadas sobre a nação, fazendo com que o passado e o presente se interliguem, é nesta perspectiva que é afirmando que as culturas nacionais vez e outra são migradas ao passado restaurando as identidades passada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com