TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agravamento do Desemprego Frente o Atual Contexto Socioeconômico

Por:   •  22/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

TITULO -  AGRAVAMENTO DO DESEMPREGO FRENTE O ATUAL CONTEXTO SOCIOECONÔMICO ATUAL

RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo abordar as transformações do contexto socioeconômico que o mercado de trabalho vem enfrentando e sua repercussão no desemprego e o tempo que o cidadão necessita para conseguir sua reinserção no mercado de trabalho. Atualmente os munícipes tem apresentado grande preocupação para os profissionais de serviço social, em especial na área da assistência social, devido à alta procura pelo Serviço de Atendimento as Demandas Emergenciais, localizado no CREAS do município de médio porte. Visando melhor compreender esta questão, desenvolvemos uma pesquisa objetivando levantar as causas do desemprego na região de referência dos usuários, sendo que são da região norte (50%) do município e do Parque Imperial (25,45%), a maioria do sexo feminino (68,18%), com idade igual ou superior a 40 anos e de baixa escolaridade ou seja, tem ensino fundamental incompleto (45,45%) ou ensino médio incompleto (26,36%), e que nos demonstra que a baixa escolaridade e faixa etária em que se encontram, aliado a situação sócio econômica e política que atravessamos, tem dificultado sua inserção junto ao mercado de trabalho.

INTRODUÇÃO

O ano de 2016 finalizou com 11,9% em relação ao desemprego, este número é assustador, pois, apesar do país já ter passado por outras crises econômicas, a atual crise é considerada a mais difícil segundo dados do IBGE (IBGE,2016)

Diante a grande procura pelo Atendimento às Demandas Emergenciais localizado no CREAS em Botucatu, faz-se necessário compreender a realidade em que famílias do município estão enfrentando. Faremos uma reflexão sobre a ação profissional com famílias e indivíduos que procuram o serviço de Atendimento as Demandas Emergenciais, para fornecimento de benefícios eventuais.

Este estudo permitirá uma reflexão da ação profissional do assistente social frente a esses desafios contemporâneos, sendo essa ação de suma importância para o enfrentamento dessas novas demandas que chegam em nossos serviços. 

OBJETIVO

Levantar quais os motivos que impactam a vida pessoal, profissional e familiar dos usuários atendidos frente aos problemas estruturais econômicos e que acarretam pela grande procura de serviços socioassistenciais.

Analisar a efetivação das ações da área social junto às famílias atendidas durante atendimento no Serviço de Atendimento as Demandas Emergenciais localizado no  CREAS de Botucatu.

Compreender até que ponto a crise econômica e o desemprego interferem nas relações sociofamiliar.

Traçar o perfil socioeconômico e profissional dos indivíduos que procuram o serviço de atendimento com demandas emergenciais.

ASPECTO METODOLÓGICO

A pesquisa será realizada e desenvolvida com a utilização de formulário de pesquisa, com amostragem probabilística no total de 112 famílias, correspondentes a 20% dos atendimentos junto ao Atendimento às Demandas Emergenciais em Botucatu no período de Janeiro de 2016 a Janeiro de 2017, localizado no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e dando continuidade aos CRAS das regiões Norte e Oeste do município. A aplicação da pesquisa será feita através de visita domiciliar.

DESENVOLVIMENTO

O objeto do trabalho do assistente social, muitas vezes gira em torno da questão social, no entanto é necessário que haja uma investigação das questões, pois é considerado um obstáculo para a reinserção do individuo, seja na sociedade, no mercado de trabalho ou onde existir a exclusão.

O termo “questão social” nos remete a entende-lo como o conjunto das expressões que definem a desigualdade social. Embora com o acirramento das relações capitalismo x classe trabalhadora, sua análise e concepção também se transforma, ou seja, suas repercussões se ampliam, de forma que a riqueza em uma sociedade é produzida e dividida. Assim, com o capitalismo se deu a origem das muitas desigualdades sociais, considerado uma área essencial de intervenção do Serviço Social. Os assistentes sociais atuam com dimensões múltiplas em relação à questão social que se expressa na vida dos indivíduos sociais e organização da sociedade civil através da luta por direitos.

A desigualdade social é mostrada em diferentes aspectos, podendo ser citado como exemplo, a pobreza como fonte da exclusão, uma vez que a desigualdade de renda é grande em escala nacional.

Ela toma conta no país, pois conforme Singer (1998 p.86) destaca, “de um lado, os Estados como: São Paulo, Rio de Janeiro e Rio grande do Sul são considerado mais avançado devido o seu desenvolvimento”, uma vez que esses Estados permite a maior parte da população vivem em áreas com bons indicadores sociais, permitindo melhores condições de vida, tais como: acesso a educação, saneamento básico, saúde, entre outros, enquanto os Estado que estão do outro lado da ponta não possuem acesso aos mesmos serviços com a mesma qualidade.

Os principais riscos para a economia do país estão ligados ao cenário político. A crise política é a principal ameaça para a economia brasileira segundo FMI, pois a situação complicada em Brasília afetou diretamente a capacidade de o governo promover a reforma econômica, afastando a possível recuperação econômica do país.

De acordo com Cacciamali (2000 p 2) O trabalho informal vem apresentando um destaque importante desde o final dos anos 1990, no entanto, este serviço pode apresentar acontecimentos distinto, como a sonegação fiscal, terceirização, evasão, comércio de rua, ambulante, contratação ilegal, trabalho temporário, trabalho em domicílio, dentre outros.

O presente trabalho tem como finalidade investigar o desemprego no município de Botucatu, tendo em vista os limites e possibilidades quanto à realização de direitos sociais na área da Política de assistência social, visando à atuação do profissional de serviço social à frente da questão social, tendo como foco a garantia de direitos socioassistenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (262.2 Kb)   docx (163.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com