TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Coaching e Liderança

Por:   •  10/7/2018  •  Artigo  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Vinicio de Souza Melo

       Trabalho da disciplina Coaching e Liderança                        

                                                 Tutor: Prof. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira

Rio de janeiro

2018

Estudo de Caso :

Uma Nota Sobre o Processo Em Equipe

REFERÊNCIA: Harvard Business School.407-P02.October 4, 2011. 

O texto “Uma Nota sobre o processo em equipe” é a tradução do caso 402-032 da HBS (Harvard Business School) publicada em 04 de outubro de 2011. Esse estudo de caso destaca a importância do trabalho em equipe, ajudando no entendimento do funcionamento e habilidades que podem ajudar para a criação de equipes eficazes.

                                                                                                                O inicio do texto evidencia sobre a necessidade de equipes em situações de análises mais profundas, que necessitam de uma variedade de habilidades e dedicação de seus colaboradores. Nesses casos, o estudo nos afirma que os resultados são mais satisfatórios quando executados por equipes, do que quando comparados com os resultados alcançados por de forma individual.

                                                                                                                 Dividido em quatro partes é explicado como é feito o desenvolvimento de equipe: I - Processo de Equipe Eficaz (página1-7), II- Desenvolvimento da Equipe (Página 7-11), III -Trabalho em Equipe e IV- Globalização (página 11-13) e Conclusão (página 13). O caso explica que para criação de uma equipe eficaz é preciso seguir o passo a passo a seguir:

Processo de Equipe Eficaz:

        Explica-se que um grupo de trabalho só é considerado equipe com trabalho árduo, tempo passado juntos e atenção ao trabalho. Equipes são formadas por indivíduos únicos e cada um traz suas expectativas, pressuposições e sentimentos para a equipe.

        Começando pelo processo de tomada de decisões: solucionar problemas ou capitalizar sobre oportunidades envolve tomar decisões, são quatro etapas que consistem nessa etapa:

         1. Identificar e explorar o problema: E preciso conhecer o problema e não só os sintomas, è um bom momento para desafiar os pressupostos do grupo e coletar dados para detectar o problema e definir com precisão.

 2. Gerar soluções possíveis: Os membros da equipe devem sentir-se livres para expressarem todas as suas idéias sem medo de censura ou crítica. O segredo aqui é passar tempo suficiente nesta etapa antes de começar a e criticar as soluções possíveis.

3. Aperfeiçoar e criticar as soluções possíveis: um acordo que cumpra as metas de desempenho e que seja bem aceito por todos, mesmo que não seja a melhor opção, as equipes devem administrar cuidadosamente o equilíbrio entre o consenso e a satisfação e o desempenho dos membros da equipe.

         4. Implementar a solução : As equipes devem gerenciar a implementação, definindo quais as tarefas a serem realizadas e quem é responsável por cada uma delas.

                                                                                                                        Após explicar as etapas o texto destaca como interagem os membros por meio da participação, influência e conflito, aprofundando-se em cada um deles esses procedimentos são importantes pois determinam o sucesso ou insucesso do processo de equipe.

Desenvolvimento da Equipe: Desenvolvimento da Equipe: A equipes passam por fases ao longo do seu amadurecimento. Existem alguns preceitos básicos para se construir uma equipe eficaz durante seu ciclo de vida, são três fases de desafio: começar, realizar e monitorar o trabalho. No começo as primeiras reuniões são decisivas. Os padrões e às normas definidas serão de extrema importância, pois afetarão a equipe em todo o processo em que estiverem trabalhando juntos. Durante o período da realização do trabalho é muito importante que sejam definidas metas de desempenho exigentes. Quando há metas definidas o entusiasmo é renovado a cada degrau alcançado revitalizando as energias para se alcançar o próximo, ou seja, mostra um contexto pelo qual trabalhar. Na fase de análise e monitoração do trabalho é essencial as equipes definam regras e normas que permitam uma reflexão contínua sobre seu processo. Nesta fase a cultura da equipe também já está definida, sendo um meio eficaz de coordenar e ajustar o comportamento dos seus membros. No término do trabalho é importante realizar uma avaliação rigorosa dos resultados levando em consideração três critérios: Desempenho, satisfação e adaptação. Esse processo de análise irá servir como uma oportunidade de os membros encerrarem suas experiências em equipe, neste momento é quando são solicitados os feedbacks.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (236.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com