TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Coaching e Liderança

Por:   •  31/10/2017  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina Coaching e Liderança

                                                 Tutor: Prof. Sergio Paulo Behnken

Ribeirão Preto

2017

Estudo de Caso :

Uma Nota sobre o Processo de Equipe

REFERÊNCIA:

HARVARD BUSINESS SCHOOL, Uma nota sobre o Processo de Equipe, n. 407, p. 02, 04 out. 2011.

Um conjunto de pessoas não se torna facilmente uma equipe. O texto traz uma crítica ao cenário atual das empresas em que cada vez mais, pessoas trabalham em grupos, onde compartilham objetivos, mas não a essência e o propósito, e por isso muitas vezes são simplesmente ineficazes.  

Formar, desenvolver, engajar e reter equipes tem sido o maior desafio das organizações e consequentemente das lideranças.

O desenvolvimento de equipes eficazes pode surgir a partir da capacidade de trabalhar conjuntamente na tomada de decisões e na capacidade de solucionar problemas de maneira sistemática, planejada e estruturada. Desta forma, é necessário:

- Identificar e explorar o problema, ou seja, ir a fundo nas causas, procurando analisar cada aspecto envolvido.

- Gerar soluções possíveis, criando uma atmosfera segura para criação de ideias e a exploração de opiniões utilizando ao máximo o talento de cada participante.

- Aperfeiçoar e criticar as soluções possíveis, buscar de maneira consesual a decisão da solução. Este é um momento importante para trabalhar os conflitos e valores entre os membros da equipe.

- Implementação da solução, ou seja, o momento de agir e trabalhar conjuntamente a decisão. Quando as opiniões são respeitadas e cada participante sente que pode contribuir de alguma maneira para a equipe, há maior engajamento nas tarefas e consequentemente há sucesso pelo senso de responsabilidade mútua.

A formação das equipes perpassa alguns pressupostos e a capacidade de abrir espaço para a participação de todos, torna o clima mais favorável ao seu desenvolvimento inibindo a criação de panelinhas. É típico de grupos a participação desigual e isso pode acarretar sérios problemas, pois é sabido que ideias que surgem com maior frequência tendem a serem adotadas.

Trabalhar os conflitos, desenvolvendo um acompanhamento intenso do clima e intervindo sempre que necessário é fundamental para o bom andamento das equipes de trabalho. Isso garante com que todos tenham a possibilidade de contribuir com suas ideias, opiniões e valores, gerando um ambiente de maior respeitabilidade e segurança.

No entanto, conflitos construtivos são fundamentais para desenvolvimento de equipes altamente eficazes, pois estimula a maturidade e a capacidade de aceitação das heterogeneidades absorvendo o talento de cada um no processo grupal. Por este mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com