TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Integração e Escopo

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Karen da Silva Melo

Trabalho da Disciplina Gerenciamento da Integração e Escopo,

                                               Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos

Rio de Janeiro

2017

FICHAMENTO

TÍTULO: Gerenciamento da Integração e Escopo 

CASO: MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare

REFERÊNCIA: DONNELON, Anne, MARGOLIS, Joshua D. Medisys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare, Havard Business School, Outubro 2009.

O projeto IntensCare cujo a intenção é ser um sistema de monitoramento remoto da Medisys com a intenção de ser utilizado nas UTIs dos hospitais. A Medisys, uma empresa norte-america fundada em 2002 era fabricante de equipamentos hospitalares cujo faturamento no ano de 2008 chegou a 400 milhões de dólares. Em seus 10 anos de existência este era o primeiro investimento ousado da empresa com um investimento de 20,5 milhões de dólares. Valerie Merz, gerente de marketing estava sob pressão devido à falta de tempo hábil para resolução de questões sobre o designer modular do projeto, visto que sem isto o sistema perderia mercado para seu concorrente direto. A preocupação existia por conta dos outros dois produtos da empresa serem um sucesso. A empresa apesar de relativamente pequena tinha lucros grandes gerados por seus sistemas de monitoramento pulmonar e renal. Por isso a necessidade que esse novo projeto fosse um sucesso e a empresa não perdesse a credibilidade frente aos seus clientes e concorrentes. Mesmo com todos os esforços a MediSys viu os primeiros sinais de desaceleração e que dois de seus concorrentes públicos tinham uma ótima reputação, muito dinheiro e anunciaram suas entradas no principal mercado da MediSys com produtos de concorrência pesada.

Devido à concorrência forte a MediSys para balancear as ameaças contratou Art Beaumont como novo presidente mais agressivo, aperfeiçoando o foco estratégico. Art teria grandes desafios pela frente, pois além de aperfeiçoar o foco da empresa deveria cultivar um perfil inovador dentro da mesma e retomar o crescimento acelerado.

Art introduziu várias mudanças em poucas semanas. Criou um comitê executivo composto por seus subordinados diretos:

Em poucas semanas Art introduziu uma série de mudanças, entre elas a criação de um Comitê Executivo composto por seus cinco subordinados diretos: os vice-presidentes de vendas e marketing, de pesquisa e desenvolvimento, de design e engenharia, de produção e de administração.

 Com esta tomada de decisão visava torná-los uma equipe executiva para um crescimento rápido. Ele acreditava que a MediSys tinha capacidade para superar seus maiores e mais ricos concorrentes acelerando o desenvolvimento de seus produtos através de suas equipes multifuncionais. O pensamento era que a velocidade era o fator chave para o crescimento rápido. Art introduziu um novo sistema para desenvolvimento paralelo em agosto de 2008, cuja a equipe central era formada por pessoas que trabalhariam em conjunto e continuamente para fazer com que o produto se desenvolvesse da fase conceitual até a fase final.

O IntensCare, idealizado por Aaron Gerson, do grupo de P&D, tinha como ideia um sistema de monitoramento de pacientes que como função principal coletaria dados dos pacientes em unidades de tratamento intensivo e todos estes dados seriam inseridos em um banco de dados, e com estas informações traçaria facilmente um perfil integrado da saúde do paciente e assim enviar e-mails a vários médicos e enfermeiros envolvidos no tratamento.

 

Foram realizadas pesquisas de mercado e design de produtos no ano seguinte, a fim de captar recursos para darem continuidade ao projeto levando tais informações aos líderes seniores da MediSys. Receberam em Julho de 2007 a quantia de US$ 500.000 para utilizar no desenvolvimento do software e na engenharia do produto. Houve lentidão no progresso do projeto devido as pessoas envolvidas terem outras prioridades em suas respectivas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com