TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Caso PRG-Shultz International

Por:   •  17/6/2017  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

        Auditoria operacional e contábil
Tutor: Prof.
 Luciana Mattos Moreira Camelo

        

Cachoeirinha - RS

2017

        

Estudo de Caso:

AUDITORIA OPERACIONAL E CONTÁBIL
Caso PRG-Schultz International

REFERÊNCIA: MARSHAL, Paul W.; WEBER, James. PRG-Schultz International, Harvard Business School, v. 809, p. 2, 16 de janeiro de 2008.

Em julho de 2005, Jim McCurry tornou-se CEO da PRG-Schultz International, a líder mundial no setor de auditoria e recuperação empresarial, sabendo que teria de promover a recuperação da própria empresa, que vinha apresentando declínio nas vendas, no setor e no preço de suas ações. Ele desconhecia, no entanto, assim como os gestores da PRG, a real profundidade da crise em que a organização se encontrava. Um iminente déficit de caixa foi identificado, McCurry, então, fez uso de benchmarking para alinhar as melhores estratégias de redução de custo, refinanciamento, dentre outras medidas, que poderiam ser postos em prática, com o objetivo de evitar a quebra da empresa.

O setor de auditoria e recuperação consiste em contabilistas que auditam transações para encontrar e recuperar recursos devidos aos seus clientes em troca de uma porcentagem do valor recuperado, que pode variar, dependendo do porte, do setor, ou da complexidade das transações da empresa auditada.

Nos últimos anos, houve um declínio do trabalho tradicional do setor de auditoria e recuperação, os clientes reduziram a porcentagem paga pelos totais que foram recuperados e diminuíram sua necessidade de uso deste tipo de serviço ao eliminarem erros antes cometidos ou fazendo o trabalho de auditoria internamente. Assim, algumas empresas do setor passaram a explorar outras atividades de auditoria, indo além do atendimento a clientes do comércio varejista, para exames de transações que envolvessem embarque de mercadorias, pagamento de impostos e serviços médicos.

A PRG-Schultz International, surgiu em 2002 depois que a Profit Recovery Group International adquiriu a Howard Schultz & Associates. Ao fim de 2004, as empresas combinadas possuíam faturamento de US$357 milhões, 3.500 empregados e 2.500 clientes em mais de 40 países. Apesar disso, devido ao cenário de declínio do setor, os resultados vinham regredindo desde a formação da PRG, mas a alta administração acreditava que seria possível encontrar novas atividades e por isso, resistiu a ofertas de compra da empresa buscando alternativas estratégicas.

No ano de 2005, o CEO da PRG aposentou-se e o cargo passou a McCurry, que aos 56 anos de idade, era um empreendedor e executivo com ampla experiência em varejo e consultoria e tomou para si o desafio de recuperar a PRG. Quando este assumiu, os resultados financeiros da empresa não eram nada animadores e as perspectivas eram de que os números continuariam diminuindo devido a queda das receitas mensais. As projeções otimistas que o novo CEO havia visto não condiziam com a realidade encontrada e o fluxo de caixa era um problema que possuía pouco tempo para ser solucionado. Além disso, o Bank of America, não estava mais disposto a prorrogar um empréstimo devido para além do período de crise. Neste meio tempo, houve uma oferta de compra por parte da Canell Capital, que já detinha 12% das ações em circulação da PRG, por um valor pouco maior de US$200 milhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com