TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO CASO ADIANA

Por:   •  9/1/2017  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  1.294 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ


MBA EM DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO.



Fichamento de Estudo de Caso



NOME: Priscila Nascimento Ribeiro
Mat.: 201604088478


Disciplina: Direito Constitucional Internacional
Professor: MARIANA....


Rio de Janeiro
2016


Estudo de Caso:
“ONU cobra investigação imediata sobre barbárie em presídio maranhense”

REFERÊNCIA:


        O objeto do estudo em análise trata-se do desenvolvimento de um novo dispositivo de esterilização feminina de uma
empresa fundada por Peter Breining e Doug Harrington, em 1997, chamada Adiana Inc. de dispositivos médicos. Os dois fundadores viram uma oportunidade de capturar o mercado de esterilização feminina com um novo dispositivo de cateter descartável que era colocado na vagina e entrava pela cérvice até o útero por um histeroscópio e guiado pelo médico até uma das duas trompas de falópio com o fito de interromper o contato entre o gameta feminino e o gameta masculino. O procedimento Adiana oferecia diversas vantagens em relação ao método tradicional de esterilização feminina, que era uma ligadura de trompas cirúrgica. Além do procedimento Adiana ser muito mais curo (cerca de 5 minutos), podia ser realizado em consultório médico.  Não havia necessidade de preparação pré-cirúrgica ou anestesia, exceto um bloco paracervical (anestesia local no colo do útero).   Já que a anestesia geral não era necessária e o procedimento era mais fácil de realizar do que a ligadura de trompas (apesar dos médicos terem que ser treinados para realizar o novo procedimento), os responsáveis da Adiana estavam confiantes que seu cateter iria permitir uma esterilização muito mais segura do que a abordagem cirúrgica tradicional.

        Ocorre que, durante o desenvolvimento desse procedimento, os fundadores e médicos envolvidos no projeto tiveram que se deparar com várias dificuldades, dentre elas: alto custo do procedimento em relação à outros métodos contraceptivos, cobertura médica da assitência norte-americana; os experimentos humanos da Adiana; o processo regulatório da agência estatal responsável pelo aval da comercialização do dispositivo, além da abordagem acerca das questões éticas e legais relacionadas à eficácia dos experimentos.

        O presente caso gera questões difíceis de serem analisadas, em que somente a utilização dos métodos da hermenêutica clássica não é capaz de solucionar. Nada obstante, junto a essa questão estão atreladas tantas outras questões complexas que merecem nossa atenção e análise, principalmente no que se refere à responsabilização da empresa norte-americana na condução de estudos clínicos de pré-comercialização em mulheres mexicanas, em como deve ser conduzido o processo de recrutamento e consentimento para os estudos de eficácia do novo dispositivo, bem como quais são as responsabilidades da Adiana em relação às mulheres  que ficarem grávidas durante os estudos iminentes de eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com