TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento gestão de projetos

Por:   •  20/3/2017  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da Disciplina: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos (NPG 0044/2251080) 9001

                                         Tutor: Prof. Antônio Luís Draque Penso

2016

Estudo de Caso

CASO: Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes?

A iniciativa Oxigênio do Google, iniciada nos anos 2000, foi criada para descobrir a importância real dos gerentes. Após uma pesquisa de vários anos, um programa abrangente foi criado para auxiliar os funcionários do Google a se tornarem gerentes melhores. O programa se concentrou em oito atributos principais, e em 2012 a empresa podia indicar as melhorias significantes geradas.

O Google foi fundado em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, estudantes de doutorado de ciências da computação na Universidade de Stanford. Um ano depois da fundação, Page e Brin já haviam levantado $26 milhões de dólares de investidores para transformar a ideia em empresa. No final de 1999, o Google estava em sua nova sede em Mountain View, Califórnia. Desde a sua fundação, a empresa apresenta uma cultura informal projetada para encorajar o coleguismo e quebrar barreiras para que o desenvolvimento das ideias flua rapidamente.

A empresa teve o número de funcionários aumentado rapidamente, de 3.000 para 35.000, no final de 2012. Os funcionários eram organizados em três grupos funcionais básicos: engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral e administrativo (G&A). A cultura da empresa era dominada por engenheiros e o gerenciamento era restrito pelo projeto. A organização da empresa era plana, muitos possuíam cargos similares.

O Google minimiza a hierarquia e enfatiza o poder e as liberdades individuais, com o objetivo de alcançar a perfeita combinação com sua cultura. Através de um processo rigoroso de contratação, a empresa não mede esforços para atrair profissionais jovens, ambiciosos, independentes e originais. A análise dos currículos é feita em busca de indícios de quem tem potencial para se destacar. Os aprovados na primeira fase são então avaliados para medir o grau de iniciativa, flexibilidade, espírito de colaboração, e outros fatores considerados importantes. Porém, essas contratações altamente qualificadas, não davam valor aos gestores. Surgiu então a pergunta: “ Os gerentes são importantes? ”

Essa questão deu origem a um amplo projeto de pesquisa, sob a direção do PiLab e executado por pessoas do grupo de análise de pessoal. Foi nomeado de Projeto oxigênio, tendo como co-fundadores Donovan e Patel.

A equipe aplicou o mesmo rigor utilizado nas contratações de empregados e nas operações, às análises das pesquisas feitas com funcionários, avaliações de desempenho e respostas de estudos do tipo duplo-cego para verificação da importância e coletar provas de sucesso.

As análises começaram com os dados de funcionários que deixaram a empresa. E foram descobertas relações entre a baixa satisfação com um gerente e as taxas de rotatividade. Foi feita o cruzamento dos dados de gerentes com avaliações altas e baixas com base em uma combinação de avaliações Googlegeist (pesquisas feitas com os empregados do Google) e resultados de avaliações de desempenho. O resultado das comparações impressionou os pesquisadores. Gerentes de “nota alta” tinham funcionários mais felizes e com desempenho superiores, incluindo inovação, equilíbrio no trabalho e desenvolvimento da carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com