TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento gerenciamento de projetos

Por:   •  11/12/2016  •  Artigo  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO

Trabalho da Disciplina Fundamentos

do Gerenciamento de Projetos,

Tutor: Prof. Me. Antônio Luis Draque Penso

RIO DE JANEIRO

2016

FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes São Importantes?

REFERÊNCIA: GARVIN, David A.; WAGONFELD, Alison Berkley; KIND, Liz. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?. Boston, Harvard Business School caso 313-110, Abril 2013. (Revisado Outubro 2013.)

A Google - site de busca na internet- fundada em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, dois estudantes do doutorado de ciências da computação na Universidade de Stanford, sempre foi uma empresa dotada de pensamentos tecnocráticos (supremacia dos técnicos). Desde o seu início, os fundadores questionaram se era mesmo necessária a presença de gestores na sua empresa, pois a ideia era manter uma estrutura de organizacional plana onde todos poderiam tomar decisões em consenso uns com os outros. Para isso contaria com profissionais dos mais altos níveis, que se mostrassem completos, sendo recompensados com os mais altos salários e regalias do mercado.

A empresa teve um rápido crescimento e já no final do ano de 2001, com serviços de publicidade a empresa dava lucro.  A empresa era presidida por Eric Schimidt com Page e Bim como presidente de produtos e presidente de tecnologia respectivamente. Nessa época o Google possuía 3000 funcionários e passou a ter 35000 no ano de 2012, quando Page substituiu Schmidt como presidente da empresa. Os funcionários eram organizados em três grupos funcionais básicos: engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral e administrativo (G&A).

O Google possuía uma cultura dominada por engenheiros. A tomada de decisões era através do consenso. A empresa possuía muitos cargos similares e não era incomum encontrar gerentes de engenharia com 30 relatórios diretos. Comentou Flatt: “O gerenciamento na organização de engenharia é muito restrito pelo projeto. Há um limite do que você pode fazer quando há 30 pessoas em sua equipe, então você deve se concentrar em criar o melhor ambiente para os engenheiros trabalharem”.  

A importância de gestores foi vista por Page e Brin desde 2002, pois a tentativa de ter uma empresa plana sem qualquer tipo de gerencia durou apenas dois ou três meses. Muitas pessoas iam diretamente para o Larry para resolver assuntos como aprovar um relatório de despesas e resolver conflitos interpessoais. Para resolver esta questão, em 2006, Laszlo Block foi contratado para comandar o setor de recursos humanos que ele intitulou de operações de pessoal. A setor ajudava a executar o processo de revisão de desempenho, que incluía um feedback regular para gerentes e revisões anuais de 360-graus e implementou também a pesquisa Googlegeist, uma avaliação abrangente que foi preenchida por mais de 90% dos funcionários e avaliou como eles se sentiam sobre o desenvolvimento da carreira, regalias e benefícios e também sobre a cultura da empresa.

Em 2007, Prasad Setty foi contratado para liderar um grupo dentro das operações de pessoal chamado “análises de pessoal” e desenvolveu a equipe de análises com doutores que trouxeram metodologias rigorosas de pesquisa para a empresa. Criaram o Laboratório de Pessoal e Inovação (PiLab) que abordava questões relacionadas ao bem estar e a produtividade dos funcionários do Google, e a mais interessante questão levantada foi: “Os gerente são importante?”  A questão sobre a importância dos gerentes formou um amplo projeto de pesquisa, executado pelo PiLab e foi intitulado como: Projeto oxigênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (224.8 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com