TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme a Meta Resenha

Por:   •  26/10/2021  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo para debate:

O filme A Meta, baseado no livro de mesmo nome escrito por Eliyahu Goldratt, nos apresenta a história de Alex, gerente da fábrica UniCo que recebe a dura missão de aumentar o lucro da empresa no período de três meses e caso não consiga cumprir essa meta verá a fábrica ser desativada.

Na visão de Alex já havia sido feito tudo o que poderia para melhorar a produção: corte de custos com a demissão de funcionários, compra de máquinas mais eficientes e que produziam muito mais peças, mas ainda assim o lucro não aumentava.

Foi durante uma viagem que Alex encontrou alguém que o ajudaria a solucionar o problema da fábrica. No aeroporto ele encontrou seu professor da época da faculdade e numa breve conversa ele explicou que em muitos casos eficiencia não é sinônimo de qualidade de produção ou lucro, essa explicação deixou Alex confuso, pois ele não conseguia entender como mesmo tendo uma produção eficiente não seria benéfico para a empresa.

Alex só conseguiu compreender o que o professor disse quando ao fazer uma trilha com o filho e seus colegas ele teve que reorganizer diversas vezes a fila para que chegassem ao destino almejado com rapidez e eficiência.

Ao chegar na fábrica tentando explicar aos parceiros de trabalho o que poderia estar dando errado na produção mostrou-se necessário convidar o professor para trazer mais uma vez seu olhar para o problema. Assim, foi constatado que havia um gargalo na produção e que isso acaba atrasando todo o processo, deste modo enquanto umas máquinas produziam em bastante quantidade, outra era mais lenta atrasando todo o trabalho, e gerando mais custos para manter o estoque daquelas peças produzidas em grande quantidade.

No decorrer do filme podemos observar a importância da administração de materiais para uma empresa, desde a produção até o armazenamento do que é produzido, visto que é um sistema integrado  que visa suprir as necessidades organizacionais no tempo e quantidades necessárias.

É notável como a UniCo, apesar de ter tornado alguns processos muito eficientes, ainda mantinha gastos supérfluo, como um estoque alto e mau aproveitamento dos recursos disponíveis. Enquanto havia um número exagerado de determinada peça no estoque, outro tipo de peça era produzido com gargalo, o que atrapalhava todo o processo de produção. Esse é o ponto em que está relacionado com a Teoria das Restrições, que busca encontrar e analisar os pontos de espera e estrangulamento que obstruem e atrasam o processo produtivo, constituindo assim, os gargalos que geram restrições no sistema.

Nesse sentido, com base na teoria relacionada acima, com o exemplo do filme ‘A Meta’, foi encontrado a resolução para os problemas dentro da produção, alinhando assim os gargalos para eliminar estoque alto e equilibrar a produção, além disso, atender de forma efetiva os pedidos dos clientes. É necessário salientar que administração de materiais é de fundamental importância para o sucesso de qualquer organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com