TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME - A META

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ESTUDO SOBRE O FILME A META

ISABELA BUENO DA SILVA

SÃO JOÃO DE MERITI

SETEMBRO - 2017


ISABELA BUENO DA SILVA

ESTUDO SOBRE O FILME A META

                Trabalho apresentado ao Professor Lauro Barillari da disciplina Administração de Produção e Operações

     

Universidade Estácio de Sá

São João de Meriti – 29 de setembro de 2017

                         1 – SINOPSE DO FILME

Baseado no livro A Meta escrito por Eliyahu Goldratt em 1984, o filme “A Meta” retrata a realidade de um gerente que se vê em uma difícil situação quando o dono da fábrica impõe como condição para o não fechamento da empresa o aumento da lucratividade dentro de um prazo de 3 meses.

Diante da difícil tarefa o gerente pede a colaboração de todos os funcionários da fábrica e em alguns momentos recorre à ajuda de um antigo professor, o Sr. Jonah, que mostra a ele a necessidade de aplicação de alguns conceitos da Teoria das Restrições aos processos desenvolvidos na fabrica.

   2 – A TEORIA DAS RESTRIÇÕES

A Teoria das restrições trata-se de uma filosofia de negócios baseada na existência de gargalos ou restrições.

Basicamente, a Teoria das Restrições tem como objetivo ajudar empresas a atingirem seus objetivos. Portanto, na prática a ideia é identificar quais são os objetivos da organização, os fatores que impedem esses objetivos de serem cumpridos e, então, aprimorar as operações eliminando ou reduzindo os gargalos.

Na primeira conversa retratada no filme entre o gerente da fabrica e seu antigo professor ele menciona o uso da robotização em algumas áreas da fabrica e como isso aumentou a produtividade gerando um aumento de eficiência. Após questionamento de seu professor a respeito do aumento do lucro o gerente informa que o aumento de produção não se concretizava em aumento de lucro de fato, ou seja, eles usavam toda a capacidade de produção da fábrica para produzirem peças que não usavam ou vendiam com tanta frequência e após a produção essas peças ficavam guardadas no estoque gerando custos para armazená-las.

        2.1 IDENTIFICANDO O GARGALO 

“Os gargalos controlam a produção da fábrica”

Após o gerente passar a entender a situação da fabrica, seu professor o questiona sobre os motivos que ocasionavam a falta de lucro e isso o leva a analisar juntos com alguns colaboradores as etapas de produção da fabrica com o intuito de identificarem suas restrições e também onde estavam os “gargalos”.

 Para identificar os gargalos da fabrica foi questionado pelo professor qual era a área de produção onde havia a maior pilha de materiais aguardando processamento e a resposta dos funcionários foi a maquina NCX10, maquina que na visão do gerente era a mais eficiente, pois produzia peças de maneira rápida e com baixo custo.

Apesar do baixo custo e rapidez de produção, esta maquina era a única que poderia produzir às peças necessárias em um determinado momento, sendo ela o tambor que determinada o ritmo de toda a produção, todas as etapas posteriores na produção das peças ficavam aguardando a conclusão da etapa realizada por ela que ficava parada em media de 4 á 5 horas por dia. Como solução para diminuição do gargalo foi feita uma redução no horário de paradas da maquina, acrescentado uma maquina auxiliar e também acrescentado horas extras a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com