TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme A Meta

Trabalho Universitário: Resenha Do Filme A Meta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  66.964 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica do Filme “A meta”

O filme retrata a história de um gerente de operações, Alex, que encontra-se em dificuldades na fábrica onde opera. Alex foi pressionado pelo chefe, e ficou encarregado da missão de melhorar os processos produtivos, aumentar o lucro da fábrica Unico e salvá-la da falência dentro de 3 meses.

Ao encontrar com um antigo professor ao qual pede conselhos, Alex começa a pensar em porque a fábrica, cuja tinha uma boa estrutura e equipamentos, não conseguia atingir a meta de gerar mais lucro. E então ele começa a analisar os processos produtivos da fábrica detalhadamente, e nestas análises, ele descobre os pontos negativos ao qual ele precisa trabalhar.

Dentre os problemas apresentados pela fábrica Unico, estavam: a queda das vendas, muitos pedidos atrasados, o estoque alto, o custo de produção e armazenamento superando a lucratividade, a produção descontrolada de peças (muitas peças eram produzidas sem finalidade, tendo que ser armazenadas), máquinas que atrasavam o processo produtivo (gargalos), desperdício de matéria prima (grande produção de peças defeituosas). E posteriormente todos esses problemas foram tratados.

Primeiramente, acharam o gargalo da produção através da análise do tempo de cada operação e depois comparando-os com sua capacidade. A quele no qual o processo demorava mais, era o gargarlo da produção que controlava a velocidade das operações. Ou seja, quando mais depressa os produtos passavam pelo gargalo, mais rápidos estes iam, quanto mais lento, mais demorado era o processo. Depois de analisar cada processo da fábrica, acharam descobriram que a máquina principal, cujo era o gargalo, passava muito tempo desligada, atrasando todas as operações. E esta vivia sobrecarregada de peças.

Além do gargalo, houve também uma preocupação com a qualidade de seus produtos visto que prejuízos eram gerados por causa do descarte de vários produtos defeituosos. Por causa disso, passaram a implatar um controle de qualidade no processo produtivo e alcançando assim o objetivo da redução de desperdícios.

Ao final o processo produtivo se mostrou bem mais eficaz, as vendas aumentaram,os estoques se reduziram, os atrazos diminuíram e o lucro, que era a meta principal da empresas, foi um dos melhores nos últimos anos. E a partir da análise, do tratamento e do fato de usufruir da capacidade máxima dos equipamentos, retirando suas restrições, a fábrica conseguiu se tornar uma das mais produtivas e lucrativas do mercado.

Vale destacar que o filme ressalta uma função inerente ao engenheiro de produção, a capacidade de planejar,controlar, agir e conferir todo o processo produtivo de uma empresa visando alcançar as metas e atingir um eficiêcia cada vez maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com