TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme A Meta

Monografias: Resenha Filme A Meta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  1.201 Visualizações

Página 1 de 2

O autor Eli Goldratt, relata a situação de um gerente de fábrica, Alex, vendo uma ameaça de empresa falir e fechar as portas, aceita como desafio a difícil missão de salvar uma fábrica em três meses com o apoio de sua equipe, recorrendo em alguns momentos a ajuda de um antigo professor, o Sr. Jonah, que mostra a ele os fundamentos e conceitos da Toeria das Restrições.

Segundo o autor, a fábrica, apesar de ter uma boa produtividade e estrutura, não conseguia atingir a meta, que é gerar o lucro. Logo, no decorrer da história, Alex enfrenta pressões, dentro da empresa, recebendo cobranças do chefe, atribuindo metas mais arrojadas, vendo seus empregados apostando no seu fracasso, além da cobrança familiar quanto a sua presença.

O autor Goldratt foca toda a responsabilidade numa única pessoa, deixando entender a clareza de que tudo depende de Alexs para alcançar os objetivos impostos.

Segundo o autor, o trabalho era focado nas restrições ou gargalos do processo, e simultaneamente fazer com que os não-gargalos trabalhassem no mesmo ritmo, para se evitar re-trabalhos e não gerar material desnecessário para a montagem final, tendo como decorrência uma redução nos inventários, no tempo de expedição de peças, aumentando os lucros com novas vendas, chegando ao ponto de oferecer produtos em prazos curtos. Segundo o autor, esse era a chave que Alex precisava para conseguir sobreviver e ter maiores lucros.

Goldratt descreve que durante o processo de recuperação da organização, há cinco etapas estratégicas para re-organizar o sistema operacional, que pode fazer a diferença nos ganhos da empresa, tanto na produtividade quanto na contabilidade. O professor Jonah citou: 1) Identificar a restrição do sistema; 2) Explorar a restrição do sistema; 3) Subordinar tudo o mais à decisão acima; 4) Elevar a restrição do sistema; 5) Se num passo a restrição for quebrada, volte ao primeiro passo.

O autor discute também a importância da empresa ser flexível, onde no decorrer da história várias regras precisam ser quebradas. Eli Goldratt sugere fazer questionamento sobre estar ou não no caminho certo. A idéia principal do autor conclui que necessita trabalhar a eficiência com a utilização plena dos recursos, melhorar a eficácia com as metas traçadas e almejadas, firmar a efetividade com a junção da teoria e a prática e transformar a falta de senso em senso comum.

Segundo o autor, o filme “A Meta” é direcionado a todos os acadêmicos em Administração de Empresas, como também aos próprios Administradores ativos no mercado, que precisa entender o seu próprio sistema e desenvolver estratégias para diminuir despesas e aumentar a produtividade, sem desmotivar a equipe.

O autor Eli Goldratt passa através do filme a mensagem de que tudo pode ter uma segunda chance se abraçar os desafios impostos pela vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com