TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Antropologia

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03 e 04

Leia atentamente as observações abaixo das atividades

ATIVIDADE DA AULA 01

De acordo com os estudos em aula, disserte sobre o entendimento da frase abaixo. Os procedimentos metodológicos no estudo de um fato ou fenômeno devem obedecer a critérios que garantam consistência, validade e confiabilidade aos resultados. Por isso a obediência ao referencial teórico e metodológico adotado e a precisão nas informações apresentadas. Disserte sobre a frase acima, (mínimo de 08 linhas)

Para se obter consistência, validade e confiabilidade de um estudo há que se ter o conhecimento empírico da matéria e fazer análises minuciosas para a comprovação do objeto estudado. Deve se obedecer a regras sobre a evidência; análise; síntese e enumeração para que o estudo em si tenha consistência, possibilidade de resolução da problemática envolta, ordem no pensamento e enumeração para que haja a certeza de que não há nada omitido. Por fim, o empirismo conciliado aos métodos científicos é a melhor forma de se obter resultados fieis tanto ao referencial teórico quanto na precisão sobre as informações comprovadas a partir do estudo científico.

ATIVIDADE DA AULA 02

Por que dizemos que as ciências cognitivas devem ser compreendidas como o estudo da inteligência humana, indo de sua estrutura formal e de seu substrato biológico, passando por sua modelagem, até suas expressões psicológicas, linguísticas e antropológicas? (mínimo de 08 linhas)

O escopo para a indagação é justamente a conciliação do empirismo e do saber científico em relação a quase tudo que envolve o homem. O que antes era um ramo restrito a filósofos, hoje tem uma abordagem mais ampla envolvendo vários campos que compete à psique humana, como por exemplo, a psicologia, a neurociência e até mesmo inteligência artificial. A base para essa abordagem mais ampla é que para se aprofundar na ciência da inteligência humana deve-se questionar a própria raiz desse pensar, e com o passar dos anos, com a evolução da ciência e da metafísica, esses preceitos se abriram a novas formas de pensar, nas quais tudo se correlaciona a epistemologia filosófica e ao comportamento humano.

ATIVIDADE DA AULA 03

De acordo com os estudos realizados em aula, por que dizemos que [...] a investigação nunca começa no início? Desenvolva um reflexão referente a este assunto. (mínimo de 08 linhas)

Porque primeiro há a investigação sobre o objeto de estudo por meio intuitivo, e nessa investigação muitas abordagens são feitas, nem sempre na raiz do problema a ser tratado. Só quando a investigação entra no mérito do conhecimento racional e intelectual, até chegar no conhecimento científico, a raiz da investigação passa a ser o objeto de estudo.

Sem o conhecimento empírico e dedutivo a sociedade atual estaria muito aquém do mundo que conhecemos hoje, sem a observação, a ciência não se questionaria do que é verdade e o que é mito, logo, a investigação sempre começa no logos, e nunca na etimologia.

ATIVIDADE DA AULA 04

O que realmente é uma leitura? Como podemos desenvolver uma reflexão sobre o que está sendo lido? Disserte. (mínimo de 08 linhas) 

A leitura se dá mesmo antes do ingresso de uma criança à escola, isto é, na leitura que a mesma dá pelo mundo que a cerca. A partir do momento em que o indivíduo tem contato com as letras, tudo o que ela viu e viveu podem ser base para a interpretação dos códigos escritos, e por isso, a leitura não deve ser resumida em codificar e decodificar palavras, mas dar sentido em tudo que se lê e levar em conta as influências cognitivas do leitor para que a leitura não se torne apenas uma reprodução mecânica de palavras enunciadas. É justamente por isso que um mesmo livro pode ter um sentido diferente de leitor para leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com