TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

Por:   •  16/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

Pesquisa Qualitativa

Nicole de Aguiar Duarte - 00275157

  1. Tema

        O impacto pessoal da erotização do corpo feminino no período da infância e pré-adolescência na autoestima de mulheres adultas.

  1. Objeto

        Mulheres adultas, entre 20 e 40 anos, de qualquer etnia e classe social, residentes da cidade de Porto alegre e região metropolitana. Investigação sobre a infância e pré-adolescência delas (até os 12 anos) e como seus corpos foram subjugados ou não à erotização por parte midiática e de seu círculo familiar e de amigos.

  1. Justificativa

        Os debates recentes feministas trazem a tona uma questão delicada: como a sociedade age como mecanismo de opressão às mulheres quando erotiza seus corpos jovens – por exemplo, não é raro ver uma garotinha ser repreendida por não estar usando a parte de cima do biquíni na praia ou piscina, mesmo que a intenção de se portar como sensual seja nula; ou não deixar uma garotinha sentar com as pernas mais afastadas quando está de saia. Simples ações inocentes começam a ser totalmente ressignificados, e a tomada de consciência disso é recente.

        Cada vez mais se observa atrizes jovens na televisão com muita maquiagem ou uso de roupas curtas propositais para chamar atenção de adultos – a erotização sofreu uma grande explicitação, e meninas estão cada vez mais usando essas imagens como espelhos, buscando reproduzir a erotização do corpo semelhante ao seu. É importante, então, investigar o impacto desse tipo de acontecimento em mulheres que já passaram por isso e estão vendo jovem passarem por isso, analisando como isso influenciou seus comportamentos durante o seu crescimento e a sua autoestima atualmente; traçando um panorama das consequências dessa naturalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com