TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financeira e orçamentaria

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.995 Palavras (16 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ADRIANA L. HENKEMAIER - 6557278748

ARIENE A. SOBRAL DOS SANTOS – 7126532159

SIMONE RIBEIRO – 6799435612

MORGANA M. KOTARSKI – 8141744195

LUCIMARA G. TABISZ - 9978018939

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Administração Financeira e Orçamentária

JARAGUÁ DO SUL, SC.

2015

ADRIANA L. HENKEMAIER - 6557278748

ARIENE A. SOBRAL DOS SANTOS – 7126532159

SIMONE RIBEIRO – 6799435612

MORGANA M. KOTARSKI – 8141744195

LUCIMARA G. TABISZ - 9978018939

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Administração Financeira e Orçamentária

Atividade Prática Supervisionada do Curso apresentada no curso de Administração  da Universidade Anhanguera- UNIDERP – Centro de Educação a Distância como requisito de avaliação na disciplina de Administração Financeira e Orçamentária.

Professor Ead: Wagner Luiz Villalva

Tutor Presencial: Jeane C.C.C. M. Siqueira

                                 

JARAGUÁ DO SUL, SC.

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

RISCO E RETORNO        

PLANEJAMENTO FINANCEIRO – RISCOS E RETORNOS        

DOIS TIPOS DE INVESTIMENTOS, QUAL É O MAIS RENTÁVEL        

INVESTIMENTO EM AÇÕES NA EMPRESA ÁGUA DOCE        

RISCOS E RETORNOS - BALANCEAMENTO        

AVALIAÇÃO DE AÇÕES E TITULOS        

RETORNO ESPERADO (Ks) – MODELO GORDON        

QUESTÃO        

CUSTO DE OPORTUNIDADE E CUSTO BRASIL        

IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO DOS RISCOS – ESTUDO DE CASO        

RELATÓRIO FINAL        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

INTRODUÇÃO


          Este trabalho irá abordar o tema Administração Financeira e Orçamentária, iremos entender conceitos sobre administração financeira e orçamentária e aprender a escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro, iremos conhecer também a relação entre o risco e o retorno, quanto maior risco que o investidor aceita correr, maior é a expectativa do retorno sobre o investimento realizado.

O presente trabalho apresentará o estudo feito através dos exercícios e situações propostas, tendo como objetivo compreender a necessidade e o uso de ferramentas utilizadas para mensurar os números das empresas, a administração financeira e orçamentária, demonstra as informações gerenciais dentro de uma empresa tendo como principal objetivo melhorar planejamento estratégico para tomada de decisões.

RISCO E RETORNO

[pic 1]

Fonte: Rafael Seabra – blog “queroficarrico”.

Conforme o gráfico acima: O risco é mesurado pelo grau de volatilidade (quantidade de flutuações que ocorrem com uma serie de números ao se desviarem de uma média representativa) associado aos retornos esperados.

        O gráfico nos mostra a relação entre o risco e o retorno, quanto maior o risco maior será o retorno obtido. O principio é que o futuro é mais arriscado que o presente, quanto mais dinheiro se investe, o risco aumenta, e os investidores desejam ser compensados por assumirem este risco extra. Ou seja, a taxa de retorno requerida (taxa de desconto) aumenta com o aumento do risco de aplicar mais fundos em um ativo que promete um retorno futuro.  

PLANEJAMENTO FINANCEIRO – RISCOS E RETORNOS

Riscos e retornos é uma base para qualquer tomada de decisão em qualquer que seja o seu nicho de atuação. De modo geral, risco é uma medida de volatilidade ou incerteza dos retornos, e retornos são receitas esperadas ou fluxos de caixa previstos de qualquer investimento. O retorno sobre o seu dinheiro de ser proporcional aos riscos envolvidos.

Os planejamentos financeiros podem ser estratégicos á longo prazo ou operacionais á curto prazo. Os planejamentos estratégicos direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais á curto prazo fazem parte de um planejamento integrado que em conjunto com planos de produção, marketing e outros utilizam se de uma série de premissas e objetivos para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Os planejamentos operacionais são ações planejadas para um período curto, acompanhadas da previsão de seus reflexos financeiros, tendo como insumos a previsão de vendas de várias formas de dados operacionais e financeiros. A falta de planejamento pode causar uma situação de falta de liquidez e conseqüentemente a falência.

O gerenciamento dos ativos circulantes e fontes de financiamento á curto prazo, são aspectos mais importantes na administração da pequena empresa. Fazer ainda as análises das oportunidades de investimentos e formas de captação de recursos, tanto a curto e longo prazo. Dessa forma, nos preocupamos em estudar como se dá a administração do capital de giro (caixa, duplicatas a receber e estoques) nas empresas de pequeno porte.

A preocupação com o fluxo de caixa e com o conhecimento aprofundado no mercado, e na real situação financeira da empresa deve estar eminente, para absorver valores significativos para uma boa gestão, onde se obtêm maior segurança em na utilização do capital de giro, e isto deve se a todas as empresas que pretende se manter com sucesso, e não desconsiderando todos os detalhes para uma boa gestão e com finalidade de atingir as seus objetivos de maneira adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (266.3 Kb)   docx (103.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com