TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financeiro

Por:   •  13/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Com base nos seus estudos, qual o objetivo principal da tesouraria em uma empresa? Em sua opinião, a tesouraria é importante? Justifique baseado em suas leituras e pesquisas.

R- A tesouraria é uma das áreas mais importantes de uma empresa, pois praticamente, todos os recursos financeiros que giram na empresa transitam por ela. A tesouraria de uma empresa não financeira, por ser uma área de apoio à unidade de negócios, não tem como finalidade principal a geração de lucro, mas deve ser estruturada de forma a agregar valores e contribuir substancialmente para geração de lucro, com a viabilização de projetos, obtenção de financiamentos a custos adequados, maximização da rentabilidade das aplicações financeiras etc.

Pode-se afirmar que a finalidade básica da tesouraria é assegurar os recursos e instrumentos financeiros necessários para a manutenção e viabilização dos negócios da empresa.

Sim a tesouraria é importante ela limita os recursos da empresa com seus compromissos a fim de cumpri-los de forma eficiente efetuando seus pagamentos de maneira eficaz e sem surpresas onerosas para novos projetos possam ser vitalizados com maior rentabilidade.

Fonte (Masakazu, Hoji, 2001,Editora Atlas, Praticas de Tesouraria, pág. 20)

2 - Contas a pagar deve se preocupar em definir o que é custo fixo ou custo variável? Justifique baseado em suas leituras e pesquisas?

R- Sim, pois através destes custos pré-definidos poderemos realizar um planejamento orçamentário e fazer com que a organização possa obter novos projetos de crescimentos futuros. Considerando como custos fixos as contas: agua, energia, gás etc, e seus custos variáveis são ligados diretamente a produção de produtos ou prestação de serviços como: serviços de mão de obra, entregas compra de produtos etc ..

Custos fixos e custos variáveis são uma das formas mais básicas de começar seu planejamento orçamentário e, até mesmo, de considerar novos investimentos.

        Fonte: (http://www.quickbooks.com.br/r/conceitos-financas/custos-fixos-x-custos-variaveis-conheca-as-diferencas/        ).

3 - Qual a diferença entre regime de caixa e de competência? Na sua visão, em tesouraria devemos pensar em qual dos dois regimes? Justifique baseado em suas leituras e pesquisas?

R- A diferença entre o regime de competência e o regime de caixa é: O Regime de Competência, é um sistema de registro utilizado pela contabilidade em que os futuros (e presentes) recebimentos (de vendas) e pagamentos ( de despesas) são registrados no momento da ocorrência do respectivo fato gerador, isto é, no momento em que se tornam recebíveis ou devidos, respectivamente. O regime de caixa é um sistema de registro contábil em que os recebimentos e pagamentos em dinheiro são registrados no momento em que ocorrem, e não no momento do fato gerador, em que se tornam conhecidos os direitos (de recebimentos) ou as obrigações (de pagamentos).

Devemos pensar em ambos, pois são determinantes para que a organização tenha seus registros de pagamentos e recebimentos lançados para uma possível consultoria contábil em analise de Caixa X Competência, com isso o fluxo de caixa da organização irá demonstrar exatamente o dinheiro que a empresa realmente possui em caixa.

Fonte: (Masakazu, Hoji, 2009,Editora Atlas, Administração Financeira na Pratica, 2º Edição, pag.33)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (295 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com