TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financeiro

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

SEU FUTURO FINANCEIRO

Michele Alexandrete

A CONSIENTIZAÇÃO

O que é planejamento financeiro pessoal?

Planejamento financeiro pessoal significa estabelecer e seguir uma estratégia precisa, deliberada e dirigida para acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa e de suas famílias. Essa estratégia pode estar voltada para curto, médio ou longo prazo, e não é tarefa simples atingi-la.

“Tranqüilidade econômico-financeiro” é uma expressão bastante subjetiva, que traduz o estado de satisfação de uma pessoa ao alcançar um objetivo por ela mesma definido como o montante suficiente para manter um determinado padrão de vida.

 Assim como nenhuma empresa pode progredir a longo prazo  se não tiver um foco ou objetivo, também o individuo precisa saber antecipadamente as metas que pretende atingir.

A escolha do consultor financeiro

Á escolha do planejador financeiro pessoal deve ser dada a mesma importância que se da ao medico da família. Quanto mais ele conhecer você, sua família e suas finanças, melhor.

O planejador financeiro deve ver as necessidades de um cliente olisticamente, como um todo, e não apenas de forma isolada em relação aos predicados do produto ou serviço que pretende aconselhar.

Acorde e defenda seus direitos

Em decorrência da era da inflação constante, muita gente continua humilde e submissa, sem dar o devido valor ao seu direito. Geralmente, ganham a duras penas. ´

É hora de todos adquirirem uma consciência individual mais critica, tentando alcançar uma vida melhor e mais digna.

A educação recebida de nossos pais ou responsáveis

Os pais ou responsáveis nos influenciam muito, que iramos ou não admitir este fato. Essa é a razão pela qual têm tanta importância na vida de seus filhos.

A influência do meio em que vivemos

O meio ambiente em que vivemos é tão determinante quanto aos fatores hereditários.  Mostra que a influencia de outros seres humanos, com os quais entramos em contato durante nossas vidas também será decisiva.

Os estímulos durante o faze de formação da personalidade

Somos também o produto do meio em que vivemos. Logo, a sociedade que nos cerca, a mídia (TV, radio, jornais, e mais recentemente a internet), a escola é a universidade também exerce uma fortíssima influencia sobre nosso comportamento financeiro.

As experiências da vida adulta e no trabalho

Geralmente, quando nos tornamos independentes e/ ou passamos a ter família, trabalho ou negocio próprios, já  temos uma opinião firme e formada sobre como conduzir os diferentes aspectos das finanças. Mas agora, na vida adulta, mudamos conscientemente  nossos pontos de vista. Situações novas, colegas de trabalho, certas encruzilhadas da vida profissional, podem alterar nossa maneira de ver o mundo das finanças em geral e dos nossos conceitos em particular.

Entretanto independente do que possa acontecer ao longo da nossa experiência é bom ter idéias precisas sobre aquilo que queremos, formuladas como objetivos bem definidos.

O fim do estado paternalista

O estado paternalista esta deixando de existir no Brasil no resto do mundo. Basta um pouco de inteligência para concluir que o governo não pode sustentar sozinho 160 milhões de brasileiras com um padrão de vida razoável. Nos últimos 50 anos, o estado se tornou cada vez mais pobre, e a iniciativa privada, cada vez mais poderosa. Agora, aqueles que dependem unicamente da aposentadoria ou da pensão de nossos institutos de seguridade social não conseguem mais viver, apenas sobrevivem salvo raras exceções.

Enquanto se é jovem ainda existe a possibilidade de tomar providencias para criar fontes alternativas de renda complementar á aposentadoria oficial. É muito melhor refletir sobre o assunto enquanto você for jovem sadio e ainda puder escolher se deseja um futuro de extrema pobreza ou um que lhe assegure razoáveis recursos financeiros para garantir conforto para si e seus familiares. Essa decisão terá que ser tomada hoje, e não quando não houver mais nenhuma possibilidade de alterar o rumo.

A dignidade não permitira que você dependa dos filhos

Também é nossa obrigação é dar a eles as armas necessárias para a luta pela sobrevivência que são o estudo bom exemplos e muitos conselhos enquanto ainda estão sob nossa guarda e responsabilidade. É indispensável orientá-los para sempre terem reservas financeiras e poderem enfrentar os inúmeros imprevistos que possam ocorrer na vida. Para muita gente, sobra apenas ter que depender financeiramente dos filhos quando já não se tem força física ou intelectual para trabalhar.

O que mais você deseja na vida?

Preferir ficar dormindo a ter que ir na empresa é sinal de que algo esta muito errado. Procure a causa da insatisfação, porque o sucesso financeiro esta diretamente ligado ao prazer com que se executa o trabalho.

Iniciando-se na arte de poupar

Policiar-se para não ultrapassar os limites dos próprios ganhos é uma grande dificuldade para a maioria das pessoas. As formas de pressão da sociedade em que vivemos são enormes, e são poucos os que conseguem resistir a elas.

Poupando com sabedoria e gastando com prudência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com