TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulario

Por:   •  10/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Para chegarem ao formato atual, as organizações passaram e ainda passam por inúmeras transformações. Vários pensadores com suas teorias contribuíram para que isso acontecesse. Um desses idealizadores foi Henry Ford, seu grande mérito foi realizar a combinação de métodos para impulsionar a produção de automóveis, que mais tarde ficou conhecido como “fordismo”. Sua teoria baseia-se na produção em massa ou produção em série, os processos são realizados de forma planejada, ordenada e contínua, proporcionando menor custo. E algumas características desse modelo ainda estão presentes nos processos atuais.

Ford idealizou três princípios básicos:

- Intensificação: tem como objetivo usar os equipamentos e matéria prima com o menor tempo possível e melhor aproveitamento até chegar ao mercado.

- Economicidade: a redução do estoque da matéria prima em transformação é sua principal característica, com isso fez com que se fosse pago a matéria prima adquirida para produção, antes do prazo de vencimento. Além de fazer com que sua produção tivesse agilidade.

- Produtividade: por meio da especialização e da linha de montagem consiste em aumentar a capacidade de produção e reduzir os custos, assim o operário pode ganhar mais utilizando o mesmo tempo.

Capítulo 4

Administração

A palavra Administração vem do latim,

ad

– que signifca direção, tendênciapara, e

minister

– que signifca subordinação ou obediência, ou seja, quemrealiza uma ?unção sob comando de outra ou presta serviço a outro.Após a observação por partes de diversos estudiosos, principalmente dapr?tica administrativa, c!egou"se # conclusão – baseada nos estudos de$a%ol – que Administração & o processo de planejar, organizar, dirigir econtrolar o uso de recursos com a fnalidade de alcançar os objetivos dasorganizaç'es.(egundo )a*imiano +?--?/, administrar & um trabal!o em que as pessoasbuscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros +organizaç'es/ coma fnalidade de alcançar as metas traçadas.0 planejamento, a organização, a liderança, a e*ecução e o controle sãoconsiderados decis'es e1ou ?unç'es, sem as quais o ato de administrarestaria incompleto.Administrar & muito mais do que e*ercer controle sobre um grupo depessoas2 & ensinar, ajudar, compreender e delegar tare?as.

Organograma

& um gr?fco que representa a estrutura ?ormal de umaorganização. 0s organogramas mostram como estão dispostos os órgãos ousetores, a !ierarquia e as relaç'es de comunicação e*istentes entre eles.

4.1 Administrar

Administrar & dirigir recursos !umanos, fnanceiros e materiais, reunidos emunidades organizadas, din3micas e capazes de alcançar os objetivos daorganização e, ao mesmo tempo, proporcionar satis?ação #queles queobtêm o produto 1 serviço e #queles que e*ecutam o trabal!o.

4.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com