TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos científicos do comportamento organizacional

Ensaio: Fundamentos científicos do comportamento organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Ensaio  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

1- Reflita sobre os trabalhos que você desenvolve na empresa onde atua, com a finalidade de identificar os graus de autonomia e de participação.

R= No meu ambiente de trabalho a função que desempenho está ligada a outras funções, desta forma uma ajuda a outra, sendo que, se algo dá errado, atrapalha o processo das demais, por isso temos que está sempre alinhados.

-Na empresa onde trabalho as funções estão interligadas, onde se uma deixa de cumprir suas obrigações atrapalha todo o resto. Procuramos sempre ajudar um ao outro, dando opiniões e buscar sempre melhorias.

2- Reflita sobre as interações socioprofissionais presentes no ambiente de trabalho. Destacar aspectos inerentes ao comportamento humano e as responsabilidades pessoais e profissionais.

R= No ambiente estamos constantemente interagindo uns com os outros, cada um exercendo sua função, esta interação nos ajuda a desenvolver melhor nossas atribuições.

3- Analise as relações de poder e autoridade vigentes no contexto de trabalho. Salientar as variáveis envolvidas

R= A questão entre poder e autoridade é muito relativa, as vezes tem-se poder mais não se tem autoridade, então o “poder” torna-se apenas um status, quando na verdade a pessoa não pode decidir algo sozinha dentro da organização.

4- Mencione e explique as contribuições oriundas das ciências do comportamento para a compreensão dos processos de trabalho existentes na realidade organizacional.

R= O comportamento organizacional tem as suas bases cientificas respaldadas pelas ciências sociais da psicologia

e antropologia, bem como econômica e sociologia, dentre outras.

5- De que maneira a administração do trabalho vem sendo gerida nas organizações?

R=Até se chegar ao objetivo desejado, ela vem sendo burocrática, essa burocracia, mais tarde servirá para simplificar o trabalho, pois o mesmo precisa passar por esse processo de complexibilidade para chegar ao desenvolvimento qualitativo.

6- Do ponto de vista da tendência contemporânea quanto a concepção do trabalho, como se pode visualizar a efetiva organização do trabalho?

R=Estamos num processo evolutivo constante, e no decorrer desse processo vamos nos aperfeiçoando até chegar ao objetivo desejado.

7- Comente sobre as possíveis e prováveis alternativas de ações, adotadas por uma organização. Em relação as mudanças no mundo do trabalho.

R=Toda ação gera uma reação, seja ela positiva ou negativa. Antes de começarmos um processo de mudança, temos que antes trabalhar a mudança de mentalidade, pois as pessoas estão bitoladas a executar um trabalho mecânico, ou seja, se aprenderam a desenvolve-lo dessa forma, continuam a fazê-lo do mesmo jeito e não se questionam porque ou para que estão fazendo aquilo. Então trabalhando estas questões, “por que, para que e o que posso fazer para melhor desenvolver meu trabalho”? vão ajudá-las a adaptar-se e aceitar melhor as mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com