TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da gestão: o conceito e base histórica da gestão

Projeto de pesquisa: Fundamentos da gestão: o conceito e base histórica da gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.272 Palavras (22 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 22

1. Etapa 1: Fundamentos da Administração: Conceito e Antecedentes Históricos da Administração. Da Revolução Urbana á Revolução Industrial.

1.1 Passo 1

Pesquisar no PLT.

1.2 Passo 2

Assistir ao vídeo: Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: em <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklbi1UaElFNzBuUVE/edit>. Acesso em: 22 abr. 2013, e responder a seguinte questão: Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por que?

Sim, com o passar do tempo inovação já faz parte de nosso cotidiano, Os produtos passaram a ser produzidos mais rápidos estimulando o consumo com preços mais baixos! A revolução está em todo lugar estamos na geração conteúdo da colaboração e que está conectada o tempo todo.

1.3 Passo 3

Reunir a equipe e montar um grupo de estudos para debater sobre os conceitos levantados nos passos 1 e 2.

1.4 Passo 4

A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2001).

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFÍCA

A escola clássica da administração foi o começo da mudança no método de se administrar empresas, um caminho a ser seguido até hoje em dia. Uma das abordagem da administração cientifica tem ênfase nas tarefas, nas atividades dos operários para ter melhor eficiência no processo de produção. A administração cientifica teve inicio no começo do XX com o engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915). Taylor deu inicio a administração cientifica observando e fazendo estudos em linhas de produção para melhorar a produção, ele fazia estudos de tempo e movimento, estudava e fazia definição de tempos padrão para se produzir, ele identificava o melhor método de fazer a tarefa na produção. Taylor dava ênfase na organização racional do trabalho, tempo e movimento, redução de custo e máxima eficiência. Para Taylor as bases da administração cientifica era; estudo de tempo e definição de padrões de produção, supervisão funcional, padronização de ferramentas, planejamento de cargos, prêmios por produção e principio de execução.

Já Henry Ford seu foco foi a produção em massa fabricando produtos em uma grande quantidade por meio da racionalização da produção ele crio uma linha de produção de montagem, matéria prima, mão de obra e maquinas eram padronizados. Na linha de montagem o processo de produção é continuo não há interrupções, na linha de montagem o trabalho é levado até trabalhador e as operações são coordenadas com todos os seus elementos.

Ford adotou três princípios básicos:

Principio de intensificação: È o que hoje é chamado de redução do ciclo básico de tempo.

Princípio de economicidade: Reduzir o estoque ao mínimo o estoque de matéria prima.

Principio de produtividade: Aumentar a produção do homem no mesmo período.

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

O fundador da teoria clássica da administração foi Henri Fayol(1841-1925) e deu ênfase nas estruturas aumentando a eficiência da empresa através da forma e disposição dos componentes da organização e suas inter-relações estruturais. Ele definiu o processo de administrar como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Esses elementos constituem também as chamadas funções do administrador. Ele dividiu-o a empresa em seis funções distintas sendo técnica, comercial, financeira, segurança, contabilidade e administração. Para Fayol a função do administrador não era privilegiar os diretores e sim distribuir proporcionalmente os níveis hierárquicos. Fayol definiu os princípios gerais da administração:

Divisão do trabalho, Disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais aos gerais, remuneração do pessoal, centralização, linha de comando, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e espírito de equipe.

A teoria clássica da administração tem a organização como uma estrutura, essa estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando como uma linha de comando dentro da organização essa linha liga as posições da organização e vai definir quem vai se subordinar a quem. A cadeia de comando baseia-se no principio da unidade de comando, que diz que cada empregado deve reportar se somente a um só superior. Na teoria clássica é analisada de cima para baixo ao contrario da administração cientifica.

TEORIA DA BUROCRACIA

Max Weber(1864-1920) foi outro nome importante da escola clássica, foi quem primeiro definiu a Burocracia não como um sistema social, mas como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais, sejam estas pertencentes ao Governo ou de domínio econômico privado. Ele com sua teoria criou normas e procedimentos, criou uma padronização de liderança sempre buscando a máxima eficiência. A característica principal da Burocracia, segundo Weber, reside na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Para Weber as característica principais do tipo ideal de burocracia são: formalidade, impessoalidade e Profissionalismo.

Formalidade: As organizações são construídas com base em normas e regulamentos que chamamos de leis com direitos e deveres.

Impessoalidade: A relação das pessoas nas organizações burocráticas são pelo cargo que ela ocupa e pelo direitos e deveres desses cargos.

Profissionalismo: Ocupar um cargo por suas qualificações mas também fazer função independente de gostar ou não sempre buscando a máxima eficiência. Com a teoria da burocracia de weber as organizações se tornaram mais eficiente e rígidas.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

A teoria das relações humanas surgiu nos EUA com um dos principais nomes dessa teoria foi Elton Mayo (1880-1949), o aparecimento dessa teoria deve se a alguns fatos. A necessidade de humanizar e democratizar a administração tirando os conceitos rígidos e mecanicistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com