TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Funções e Conjuntos

Por:   •  9/11/2020  •  Monografia  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

         Matéria: Fundamentos de Funções e Conjuntos

Aluna : Dayane Cordeiro de Almeida // DRE: 188055094

Proposta do trabalho: Resenha por Dayane do texto "Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada".

É fácil notar que realmente existe uma lacuna entre a formação do professor de matemática na Universidade e o cumprimento dessa profissão depois que esse aluno se forma. Um ponto que irei destacar e exemplificar é o parágrafo que diz "Assim, é como se, ao ingressar na universidade, o futuro professor devesse “esquecer” toda a matemática que aprendeu até então na escola básica; e ao terminar a graduação, o professor devesse novamente “esquecer” toda a matemática ali aprendida para se iniciar na carreira docente." sendo importante discutir e debater essa problemática, pois, como aluna percebo que realmente precisarei esquecer tudo que aprendi na Universidade. Visando e entendendo que a formação é com o foco na Educação Básica, me sinto despreparada para exercer minha função de professora.

Um exemplo claro disso, é quando um aluno do primeiro período vai de encontro a matéria de Cálculo I, que é diferente de tudo o que ele já viu no Ensino Médio. O percentual de reprovação já constatado, pode ser consequência dessa lacuna entre as matérias.

Debater o papel da escola é essencial, pois a partir dessa ideia poderemos estudar recursos para melhorar a ementa do curso de Licenciatura em Matemática.  Entender a escola como produção de saberes, assim como ressalta o autor. Também revendo o papel do professor em sala, não mais como um ser supremo que contêm todas as informações daquela determinada matéria, porém, a relação professor/aluno ser levada como algo leve, uma troca amigável de saberes. Onde o aluno confia e não deixa de olhar para o professor com olhos de admiração. Tudo se torna mais justo e democrático.

        A forma como a sociedade olha o papel do professor está longe daquilo que verdadeiramente é. Como diz o texto analisado, não é visto como algo que ‘’qualquer um pode fazer’’  mas sim como um dom, que a pessoa já tenha nascido com ele apropriado. Quase sempre quando falo com as pessoas sobre a minha faculdade, o que eu curso, muitos falam: -‘’Você sempre foi muito comunicativa, você têm o dom!’’. Todavia, o meu pensamento sobre essa questão é totalmente diferente. Entendo que a prática docente não nasce junto como um DNA qualquer.

Vejo que a faculdade poderia sim, ser esse caminho entre uma pessoa que tenha vontade de exercer a profissão de professor até que um dia essa mesma pessoa se torne um professor, não pelo dom, mas pelo que a mesma viu em  4 ou 5 anos de graduação. E desmistificar a prática docente de um dom ou sacerdócio ‘’incluído’’ desde o nascimento.

Quem começa a cursar Licenciatura em Matemática, têm expectativas diferente daquilo que  realmente encontra, em muitos casos. Em quase todas, 70% das matérias de todo o curso, são de matemática pura, quase sempre, sem um propósito ou formas de aplicação. Não que esteja errado existir matemática pura, porque realmente entendo que é preciso se ter um conhecimento estruturado quanto à matemática dos dias de hoje. Mas é fácil notar que em muitas matérias, os alunos sentem que um dia terão de esquecer tudo aquilo para então entrar em uma sala de Ensino Médio, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com