TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Logística e da Gestão de Materiais

Por:   •  29/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

CURSO:

Logística

TURMA:

TLG0102N/TLG0101N

VISTO DO COORDENADOR

PROVA

TRAB.

GRAU

RUBRICA DO PROFESSOR

DISCIPLINA:

Fundamentos de Logística

AVALIAÇÃO REFERENTE:

A1

A2 ☐

A3 ☐

PROFESSOR:

Leandro Silva

MATRÍCULA:

Nº NA ATA:

DATA:

06 de Outubro de 2015

 NOME DO ALUNO:

QUESTÃO 1 - (1,0 ponto) Serviço logístico representa um equilíbrio entre prioridade de serviço e custo. Ele é medido por 3 dimensões. Cite e explique cada uma delas.

Disponibilidade – Significa ter estoque para atender de maneira consistente às necessidades de materiais ou produtos do cliente.

Desempenho Operacional – Refere-se ao tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da respectiva mercadoria.

Confiabilidade – Atributos de qualidade da logística.

QUESTÃO 2 – (1,0 ponto) Na estrutura da cadeia de suprimentos a dimensão vertical estratégica refere-se à quantidade de empresas envolvidas em cada um dos níveis da cadeia e representa, em síntese, a largura da cadeia analisada. De que maneira o grau de competição e o grau de fidelidade interferem na análise da cadeia em questão.

Grau de Competição – Qual é o grau de competição entre as empresas que integram um dado nível? Não adianta observar apenas a quantidade de empresas por elo mas também  é necessário observar o grau de competição uma vez que se existem várias porém sem competição de nada adianta em uma negociação

Grau de Fidelidade – Qual é a exclusividade da empresa em relação à cadeia analisada. Quanto um elo da cadeia fornece só para mim? Estou competindo capacidade produtiva com o meu concorrente? Quais riscos de eu não ser atendido?

QUESTÃO 3 - (1,0 ponto) Gestão da cadeia de suprimentos são as funções dentro e fora da companhia que habilitam a cadeia de valor a fazer produtos e prover serviços ao consumidor. É o processo desde a matéria prima inicial até o consumo final dos produtos acabados conectando companhias fornecedoras e usuário dos bens (APICIS). No que se refere à estrutura da cadeia de suprimentos, disserte acerca do conceito de Poder Relativo.

Referem-se às relações de poder ao longo da cadeia, procurando identificar os “pesos” relativos entre os elos, ou seja, quais níveis têm maior poder de influenciar o comportamento e desempenho dos demais elos, independentemente das empresas envolvidas.

QUESTÃO 4 – (1,0 ponto) No estabelecimento de uma parceria existem 04 fatores fundamentais: Motivadores, Facilitadores, Componentes e Resultados. Defina cada um deles e cite pelo menos 1 exemplo de cada.

Motivadores - Razões para estabelecimento de parceria. Redução de custos, Aumento de nível de serviços, Acesso a mercado, Reduzir riscos, Ganhar respaldo financeiro, Desenvolver outra competência, Ganhos de Escala.

Facilitadores - Elementos que suportam e garantem o desenvolvimento da parceria. Compatibilidade cultural e de gestão. Simetria de objetivos. Compartilhamento (competidores e consumidor final). Proximidade Física

Componentes - Processos realizados conjuntamente que constroem e sustentam a parceria: Confiança e compromisso, Comunicação, Planejamento/Controle conjunto, Compartilhamento de Riscos e Ganhos e Compartilhamento de recursos.

Resultados - Acrescentar valor aos produtos, Ampliar o acesso ao mercado, Fortalecer as Operações, Acrescentar força tecnológica, Ampliar as competências organizacionais, Conferir capacidade financeira

QUESTÃO 5 – ENADE (2,0 ponto) Os impactos ambientais das atividades empresariais, como resíduos e lixo, podem ser administrados nas organizações com iniciativas de logística reversa. A logística reversa não é apenas uma prática ambiental a fim de recolher resíduos para sua reutilização como novas matérias-primas. Inclui também o tratamento e o acondicionamento final dos rejeitos de maneira apropriada. LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

Desta forma disserte em detalhes acerca da figura abaixo.

[pic 2]

Os produtos são produzidos pelas empresas e distribuídos/vendidos ao mercado primário através dos fluxos diretos. Uma vez realizado este fluxo os produtos podem ter uma destinação que pode ocorrer através do fluxo reverso de pós-venda ou de pós-consumo, que seria:

Pós-Consumo – Constituído por produtos que já foram utilizados.

Remanufatura – Produtos reaproveitados em suas partes essenciais (cores), mediante substituição de alguns componentes complementares.

Desmanche – Produtos desmontados em seus componentes. Os componentes em condição de uso são reparados e destinados a remanufatura e os demais para reciclagem.

Reciclagem – Produtos descartados são transformados em matérias-primas secundárias ou recicladas, que serão reincoporadas à fabricação de novos produtos.

Disposição final: Produtos são descartados de maneira adequada sem agredir ao meio ambiente.

Pós-Venda – Produtos com pouco ou nenhum uso devido a problemas de qualidade ou processos comerciais. Término Validade; Estoque excessivos no canal de distribuição; Consignação; Problemas de qualidade; Avarias no transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (347 Kb)   docx (722.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com