TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Demanda e Função Oferta

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Função Demanda

        Função Demanda refere-se à quantidade de bem ou serviço que os consumidores estão dispostos a pagar. A demanda também se baseia na capacidade de pagamento, e para que seja efetiva, depende diretamente do quanto o consumidor pode pagar.

À representação gráfica da função procura é dada a designação da curva de procura. Geralmente, verifica-se uma relação negativa entre quantidade procurada e preço do bem, onde resulta numa curva de procura negativa (decrescente), o que significa que quanto mais elevado o preço do bem, mais baixo será sua quantidade procurada e vice-versa.

[pic 1]

P = F(x) onde:  

P = Preço

x = Quantidade vendida.

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Função Oferta

Função Oferta refere-se à quantidade de um certo bem ou serviço que um produtor está disposto a ofertar a um determinado preço. Preço é o que um produtor recebe por vender uma unidade do produto ou de um determinado serviço. O aumento do preço quase sempre resulta no aumento da quantidade ofertada do produto ou serviço, enquanto a queda do preço diminuirá a quantidade ofertada.

De uma forma mais completa, a função oferta pode ser apresentada como a quantidade procurada em função de diversas variáveis, nomeadamente o respectivo preço, o preço dos bens substitutos, o preço dos bens complementares, as expectativas futuras quanto ao preço do bem, o custo dos fatores produtivos, fatores específicos como o clima por exemplo, e outros fatores.

[pic 7]

P = F(x) onde:  

P = Preço

x = Quantidade vendida[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]


REFERÊNCIAS

Lei da Oferta, disponível em:

https://pt.khanacademy.org/economics-finance-domain/microeconomics/supply-demand-equilibrium/supply-curve-tutorial/a/law-of-supply

Acesso disponível em 25 de outubro de 2019.

Lei da Demanda, disponível em:

https://pt.khanacademy.org/economics-finance-domain/microeconomics/supply-demand-equilibrium/demand-curve-tutorial/a/law-of-demand

Acesso disponível em 25 de outubro de 2019.

Teoria da Demanda e da Oferta, disponível em:

https://pt.slideshare.net/emersonalves543792/aula3-demanda-eoferta

Acesso disponível em 25 de outubro de 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com