TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA: DEMANDA DE OFERTA E BALANÇO DE MERCADO

Artigo: MICROECONOMIA: DEMANDA DE OFERTA E BALANÇO DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Artigo  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

MICROECONOMIA: DEMANDA OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

Embora alguns países sejam mais ricos que outros, os recursos de cada economia são sempre limitados, portanto devem-se fazer escolhas. Além disso, há algum grau de especialização em todas as economias. Portanto todas as economias precisam de um mecanismo para responder às perguntas fundamentais criadas pela especialização e pela necessidade de fazer escolhas:

 Quais bens e serviços devem ser produzidos e em quais quantidades? Como escolheremos entre as alternativas representadas pela Curva de Possibilidade de Produção?

 Como produzi-los? Vou utilizar muito capital e pouco trabalho ou então muito trabalho e pouco capital?

 Para quem serão produzidos? Uma vez prontos os bens e serviços, para quem distribuí-los?

Há basicamente duas maneiras de se obter respostas a essas perguntas: A primeira é utilizar a Mão Invisível de Adam Smith: Caso os indivíduos tenham liberdade completa de escolha, então o açougueiro, o padeiro e o cervejeiro produzirão a carne o pão e a cerveja para as refeições. Em outras palavras, o mercado dará resposta às três perguntas fundamentais. A segunda maneira de se obter essas respostas é utilizar o Governo1. Quando o governo aumenta o imposto na compra de automóveis que consomem muita gasolina, a procura por automóveis pequenos aumenta. Os fabricantes responderão a essa demanda aumentando a produção de automóveis pequenos e reduzindo a produção de automóveis grandes. Assim o governo pode influir na questão de quais bens deverão ser produzidos sem se envolver diretamente na produção.

O governo não atua apenas com os impostos. Na aprovação de leis (determinando cotas de produção de automóveis pequenos), nas compras governamentais (o governo somente comprará automóveis pequenos) ou até mesmo na atividade produtiva (o governo abre uma fábrica de automóveis pequenos).

Teoricamente, poderia existir um sistema que dependesse exclusivamente ou do mercado ou do governo para responder às três perguntas fundamentais. Mas o mundo real é um meio termo. Quase todas as economias do mundo utilizam uma mistura de mercado e governo, portanto o grau de importância do governo ou do mercado varia muito dentre os países.

O MECANISMO DO MERCADO

Em um mercado, os artigos são vendidos e comprados. Na maioria dos mercados os compradores e vendedores encontram-se cara a cara. Quando você compra uma roupa fala diretamente com o vendedor, quando compra comida entra no supermercado e assim por diante. Entretanto, essa proximidade não é necessária; podemos compras ações dando um telefonema para o corretor, uma máquina fotográfica na Internet ou até mesmo comprar pelo controle remoto da televisão.

Alguns mercados são bem simples. Considere o mercado de cortes de cabelo, a transação é óbvia e simples: o serviço é produzido no mesmo local onde é vendido. Já outros mercados podem ser mais complexos, envolvendo diversas atividades e transações. Quando tomamos o café da manhã na padaria utilizamos diversos produtos advindos de diversas partes do globo. O café pode ter vindo de São Paulo, Paraná ou Minas; A colherinha que mexeu o café, de São Paulo ou do Rio com minério produzido em Minas. O Açúcar veio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com