TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função garantidora do processo administrativo

Seminário: Função garantidora do processo administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Seminário  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

mo função garantidora do processo administrativo.

Direção é a terceira função administrativa, ela é uma função muito importante e garante todo o processo administrativo, uma vez feito o planejamento, o diretor é quem vai garantir que seja cumprida a risca, a direção se refere a relações interpessoais, portanto o diretor deve cultivar um bom relacionamento com todos, para conseguir exercer seu poder de influencia com mais tranquilidade, um diretor precisa comunicar,liderar, e motivar.

Comunicar: Se o diretor não souber se comunicar, com certeza a equipe não será bem orientada, pois uma pequena falha na comunicação, pode dar a entender a mensagem de forma errada, e conduzir os esforços para um lado errado, por isso essa qualidade deve ser treinada e bem desenvolvida no diretor.

Liderar: Existem vários tipos de liderança, mas a melhor liderança é a democrática, liderar não é uma tarefa fácil, pois você trabalha com varias pessoas, varias crenças, vários valores, nem sempre o que funciona pra um, vai funcionar para o outro, por isso o líder deve ser muito perceptivo, para saber qual a melhor forma de falar com cada pessoa, na liderança democrática também há uma participação dos membros nas decisões, e opiniões são valorizadas, isso não quer dizer que as decisões serão tomadas da forma que os funcionários querem, mas as diversas opiniões vão abrir os olhos do líder para a maneira de pensar de cada um, e para algumas coisas que ele não havia enxergado.

Motivar: Sabemos que a motivação vem de dentro do ser, o que o diretor pode e deve fazer, é identificar o que desperta a motivação que existe em cada um, sabemos que é muito difícil, pois cada pessoa tem suas crenças, interesses, e ao passar dos anos essas necessidades vão mudando, deve-se manter um ambiente saudável, estimular uma boa comunicação, e relacionamentos entre os funcionários, assim eles vão se sentir parte da empresa, vai pegar gosto, e não ira lá só para desempenhar sua obrigação, com um bom ambiente os funcionários vão produzir mais.

Como o grupo estabeleceu os níveis de direção para o projeto de extensão universitária

A direção do projeto foi estabelecida de acordo com planejamento feito, identificamos as tarefas, e de acordo com as características da pessoas distribuímos as funções para cada um conseguir desenvolver da maneira mais eficaz, ela foi feita com o acordo de todos participantes e discutido em grupo como seria a melhor forma de alcançar os resultados esperados.

Considerações finais

Esta etapa teve como objetivo mostrar características do processo de direção de um projeto, as decisões foram tomadas com muita discussão entre o grupo, para evitar algumas falhas que vimos no texto “Por que as ferramentas gerenciam podem falhar”, falhas que na maioria das vezes acontece por que essas ferramentas não levam em consideração o psicológico das pessoas da equipe, isso leva ao pouco conhecimento que os lideres tem de seus liderados, pensamentos e sentimentos da equipe, esses lideres também apresentam baixa sensibilidade em reconhecer os valores da equipe, logo terão o mesmo problema para reconhecer essas características em seus clientes, tudo que desenvolvemos foi feito com um planejamento participativo, aproveitando as ideias de todos e adequando a necessidade do projeto.

Controle

O Controle, que também é uma função do processo administrativo, consiste em determinar se as atividades que planejadas estão de acordo com as atividades e projetos originais.

Djalma P. R.Oliveira (2005, p. 427) em seu livro ”Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial” explica que controlar é confrontar o resultado das ações, com padrões estabelecidos previamente, com a finalidade de revê-las, se necessário.

Já Fayol entende que é no Controle que se resulta a função administrativa, conhecida pela sigla "POCCC”, onde o administrador, partindo do estabelecido planejamento e organização, tem a possibilidade de identificar, analisar, avaliar e, por conseguinte, controlar a resultante de sua obra.

Ao controle administrativo aplicam-se preceitos subjetivos (controle interno e externo) ou de conteúdo cibernético, vinculado a comunicação e automação.

Essa função administrativa abrange todos da organização em todos os níveis e também está dividido em estratégico, tático e operacional.

As fases da função controle são:

1. Estabelecimento de padrões de desempenho - Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deve fazer.

2. Avaliação do desempenho - Exige uma definição exata do que se pretende mensurar. Caso contrário, o processo cairá em erros e confusões.

3. Comparação do desempenho com o padrão - Busca localizar os erros ou desvios, sobretudo para permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle deve proporcionar rápidas comparações, localizar possíveis dificuldades ou mostrar tendências significativas para o futuro.

4. Tomada de ação corretiva - O controle deve indicar quando o desempenho não está de acordo com o padrão estabelecido e qual a medida corretiva adotar. O objetivo do controle é indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção. A ação corretiva é tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle

Processos gerenciais etapa 4 / passo 2

Implicações Éticas:

Pode-se afirmar que a função controle esta relacionada com a maneira pela qual os objetivos e metas devem ser alcançados dentro da organização. A essência do controle reside em verificar se a atividade realizada esta ou não alcançando os resultados planejados dentro na normalidade da ética. Dentro de uma organização, o controle depende do planejamento e vice versa. Estas duas fases estão ligadas uma a outra, as vezes sem usar tais nomes, mas estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com