TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções de gerenciamento

Trabalho acadêmico: Funções de gerenciamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

I – Introdução

As funções de gestão começaram a ser abordadas na chamada teoria clássica da administração que surge na França em 1916 com Henri Fayol, o qual se propagou por toda a Europa.

Todavia, Fayol desenvolvia a teoria clássica que se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Esta teoria tinha como objectivo principal buscar a eficiência das organizações.

É assim que, toda e qualquer organização quer seja grande ou pequena, velha ou nova, precisa ser executada sem problemas e alcançar as metas e objetivos, que tenham sido previstas para a mesma.

E, as noções administrativas com a implementação e o desenvolvimento dos conceitos próprios de gestão, estão ai para permitir com que isso se torne possível, ou seja, o gestor deverá implementar e desenvolver conceitos próprios da gestão para guiar positivamente a organização só assim a mesma alcançará o êxito tão almejado.

Administrativamente falando, existem quatro (04) conceitos de gestão que permitem que qualquer organização assuma o controlo do seu próprio destino.

Refiro-me basicamente das funções da gestão que, quando bem traduzidas conduzirão à criação de uma organização coesa sem sombras de dúvidas. As funções de gestão que temos são:

1. Planeamento – planear;

2. Organização – organizar;

3. Direcção – dirigir;

4. Controlo – controlar.

São estas quatro funções que, praticamente possibilitam com que a gestão seja feita duma forma faseada.

II – Funções de gestão

II.1 - Planeamento

Em noções de administração, um dos pilares da gestão cinge-se em Planear.

Planeamento; é a primeira função de gestão e é a base sobre a qual as áreas de todos os outros são construídas. Ou seja, planeamento consiste em prevê antecipadamente o futuro. Ele nos leva a responder duas perguntas fundamentais: o quê? como?

O Planeamento requer à administração para avaliar onde atualmente a empresa está (a trajetória actual da empresa) e onde estaria nos próximos anos (a meta e os objectivos almejados da empresa).

A fase do planeamento envolve a definição dos objectivos para a organização e a forma como estes objectivos devem ser atingidos.

Para uma gestão eficiente, o gestor tem que ser muito prático e focado.

II.2 - Organização

Organização é a segunda função de gestão, cinge-se em organizar.

A gerência deve organizar todos os recursos de antemão, para colocar em prática a acção, que foi decidida na base da função do planeamento.

A administração determina a divisão do trabalho de acordo com sua necessidade, decidindo por departamentos adequados à entrega da autoridade e responsabilidade.

Deve garantir a harmonização pessoal e tentar descobrir a melhor maneira de lidar com as tarefas importantes e reduzir as despesas desnecessárias dentro da organização.

II.3 - Direcção

É muito importante manter um ambiente produtivo de trabalho, construir relacionamentos interpessoais positivos e se envolver na resolução de problemas.

Para que todos na organização se ocupam no que realmente são os seus afazeres a fim de que os objetivos da empresa sejam alcançados, com motivação, comunicação, departamento de dinâmica e liderança de departamento; direcção tem especificamente esta função o de dirigir.

Compreender o processo de comunicação e trabalhar em áreas que precisam ser melhoradas ajudam os gestores a se tornarem mais eficazes comunicadores e a obter um melhor relacionamento e, consequentemente ajudar no direcionamento de planos.

II.4 - Controlo

A função controlar é um processo contínuo, isso se comparada às outras três funções, pois que a gestão pode antecipar eventuais problemas futuros.

Controlar requer a inclusão dos padrões de desempenho envolvendo a avaliação e elaboração de relatórios no trabalho real.

O controlo na gestão se baseia, ou seja, requer um estudo de comparação que leva a acções mais correctivas e preventivas.

Esta função que assegura que os objectivos estão a ser cumpridos. Para tal, mede os resultados e compara-os com as metas propostas. Também faz parte das funções do controlo a análise de desvios e a introdução de medidas correctivas.

III - Planeamento

Planeamento é o processo derivado da função da administração de planear, que significa especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as acções apropriadas que devem ser executadas para atingirem esses objetivos.

Para Fayol, planear é uma função administrativa que estabelece os objectivos da empresa ou organização, especificando a forma como serão alcançados.

É uma ferramenta que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planeamento se destina.

Sendo, portanto, o lado racional da acção. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza acções, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

O planeamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objectivos organizacionais, e estes estão ligados a visão desta organização, aos seus propósitos futuros.

A elaboração dos objectivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa, quanto o ambiente externo, não adianta também planear objectivos futuros que certamente não serão cumpridos, isto é sonho, sonhar é bom, mas até mesmo sonhos para se tornar realidade devem estar atrelados a possibilidades verdadeiramente possíveis.

Imaginar aonde vamos estar em um determinado tempo é um exercício interessante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com