TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 8

FUSÃO ENTRE CASAS BAHIA E PONTO FRIO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................3

SURGIMENTO DAS CASAS BAHIA.....................................................................................3

GESTÃO E ESTILO...............................................................................................................3

PRINCIPAIS MUDANÇAS PELA TRANSIÇÃO....................................................................3

MUDANÇAS NA LIDERANÇA .............................................................................................4

CONCORRENCIAS ENTRE AS EMPRESAS.......................................................................4

PÃO DE AÇUCAR - MISSÃO, VISÃO E OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS......................4

CASAS BAHIA - MISSÃO, VISÃO E OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS............................5

PONTO FRIO - MISSÃO, VISÃO E VALORES ....................................................................6

CONSEQUÊNCIAS DA FUSÃO............................................................................................6

LUCRO LIQUIDO...................................................................................................................7

CONCLUSÃO........................................................................................................................8

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................................9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho foi desempenhada uma pesquisa sobre o surgimento da loja Casas Bahia e sobre a fusão dela com a loja Ponto Frio, ambas via varejo, sobre seus pontos positivos e negativos, suas culturas, suas lideranças, as mudanças que ocorreram em prol da fusão em ambas e em seus trabalhadores, seus lucros, entre outros.

Surgimento das Casas Bahia

A popular rede via varejo Casas Bahia se iniciou em São Caetano do Sul, SP, em 1952 , pelo imigrante polonês Samuel Klein, que começou vender produtos de cama, mesa e banho, de porta em porta , a maioria de seus clientes eram retirantes baianos, daí o nome dado em homenagem a sua clientela apenas em 1957 com sua primeira loja aberta.

Gestão e estilo

A empresa tem gestão familiar, e não abre mão disso; apesar de ser considerada ultrapassada, este tipo de gestão tem dado certo na empresa, apesar dos percalços ocorridos durante a sua existência. Atentar ao mercado de baixa renda é a grande jogada que impulsiona e sustenta o crescimento das Casas Bahia, além de uma estrutura enxuta.

Outro fator importante é a venda comissionada, pois os atendentes têm a obrigação de encantar os clientes, tornando-os fiéis à organização, o que representa uma melhor remuneração no final do mês. Prazos de entrega relativamente curtos, além de manter o controle de toda cadeia produtiva, no caso dos móveis, também influencia positivamente no sucesso, uma vez que sabendo quanto custa produzir, fica mais fácil definir uma estratégia de venda a preços mais baixos; pois o lucro, independente da posição em que ele se apresenta (se na loja varejista ou na fábrica de móveis), no final ele terá o mesmo destino que é o bolso do fundador da empresa. Com uma fórmula bastante simples e auxiliada por fatores econômicos positivos num mercado cada vez maior, consegue crescer e manter-se lucrativa sem perder o foco, arrebatando uma quantidade cada vez maior de novos consumidores.

Principais mudanças pela transição

A união das Casas Bahia com o Pão de Açúcar e Ponto Frio criou um gigante do varejo de alimentos, móveis e eletroeletrônicos, com faturamento de R$ 40 bilhões por ano. O Pão de Açúcar é a terceira maior empresa privada do País. Com a fusão, o grupo teria vendas iguais às do Walmart e do Carrefour, seus principais concorrentes, juntos.

As filosofias diferentes atrapalham o dia a dia u¬m dos principais entraves é a filosofia de cada uma das empresas, as empresas pensam de forma diferente e trabalham de maneiras distintas. O Pão de Açúcar já deixou claro aos Klein que a fusão não será simples. A rede terá que integrar a Casas Bahia à sua estrutura e isso vai levar tempo e dinheiro. As duas redes têm formas contábeis diferentes de calcular indicadores, como provisão de débitos e atraso de pagamentos.

A integração das redes foi sendo desenhada ao mesmo tempo em que os comandos das duas redes tratavam dos pontos do acordo que a Casas Bahia queria rever. Mas não era possível avançar em questões operacionais, como a unificação do sistema de logística e distribuição, por exemplo, se a Casas Bahia fazia corpo mole na hora de contribuir com as informações necessárias para a fusão avançar.

Mudanças na liderança

Não houve mudanças bruscas na gestão de pessoas, mas houve conflitos, de acordo com a cláusula do Fato Relevante. Condução dos Negócios que as empresas continuam com seu ritmo normal de práticas anteriores, incluindo preservar a atual organização societária, administrativa, financeira e comercial das sociedades envolvidas na Associação, manter os atuais executivos e principais empregados das empresas envolvidas na Associação, preservar as relações com os principais fornecedores, distribuidores, locadores, credores e demais agentes de mercado que tenham uma relação comercial significativa com as sociedades envolvidas na Associação.

Concorrência entre as empresas

A Casas Bahia Está inserida, no mercado formal, comercial, de varejo, tendo inclusive também a inclusão no mercado digital ( internet), e, lojas virtuais

Pão de Açúcar:

Missão

Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.

Visão

O Grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com