TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE PROJETO TEORIA E PRATICA

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.753 Palavras (24 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 24

PARTICIPANTE: FERNANDO CARLOS LARA

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, conhecido nacionalmente como “O  Parque da Cidade” está diretamente  ligado à história de Brasília, inaugurado em outubro de 1978, pelo então governador Rogerio Farias, possui 4,2km²,  e o primeiro nome do parque foi Rogerio Pitton Farias,  em homenagem ao filho do ex-governador morto de forma trágica em um acidente.

 

É considerado o maior parque urbano do mundo, superando até mesmo o tradicional Central Park de Nova York, com 3,2km².  Em 1997 o ex Governador Cristovam Buarque sancionou lei modificando o nome para  Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

É um dos principais e mais extensos centros de lazer ao ar livre da cidade, com quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico, pistas de caminhada, patinação e ciclismo. É considerado patrimônio histórico de Brasília.

No interior do Parque da Cidade tem  o Parque Ana Lídia, também ligada a uma história trágica por ter sua vida ceifada ainda na infância, no ano de 1977,  até hoje não devidamente esclarecido.

No parque Ana Lídia, são apresentados vários temas e reflexões, referencias pop, fanfarronice meio tropicalista, romantismo de longa metragem de animação da Disney e uma concepção tradicional da infância. Cerca de seis mil pessoas passam pelo parque durante o final de semana.

A principal atração, quando inaugurado foi a piscina de ondas, um espaço aquático que simulava ondas do mar, permitindo as visitantes fazer pequenos trajetos sendo conduzidos pelas ondas e até mesmo surfar, desativada a vários anos.

Um importante ponto turístico e de lazer de Brasília, utilizado nos primeiros anos por importantes restaurantes, que por falta de manutenção da estrutura foram abandonando os espaços, hoje existem dois, o Alpinos, um grande ponto de encontro para almoço de grupos e a noite para jantares, e o Carne de Sol. O local é dotado de uma excelente infraestrutura de estacionamento,  e é de fácil acesso para a população, tanto aquelas que o visitam de carro quanto para quem utiliza o transporte público.

Brasília tem vários parques onde são praticadas caminhadas, porém o Parque da Cidade é o preferido pelos praticantes, sua pista principal tem 10 km, já a pista do lago dos pedalinhos tem aproximadamente 4 km, onde concentram em media 70% dos praticantes.

Tradicionais academias de Brasília, reúne com seus alunos para participar de atividades físicas no parque nos finais de semana, aproveitando as amplas áreas verdes para concentração e alongamento, antes e depois das tradicionais corridas em grupo.

No interior do parque tem o Pavilhão de Exposições, palco da famosa Festa dos Estados, tradicionalíssima e que devido à deterioração gradativa do espaço, deixou de atrair um evento, de tão grande importância para a história. de Brasília.

Após 37 anos, a revitalização é essencial, Brasília precisa reencontrar com o Parque, o potencial turístico e comercial a ser explorado no local são consideráveis, a padronização dos quiosques, reforma e adaptação dos banheiros, as áreas destinadas a churrasqueiras, a lagoa dos patos, sinalização das vias destinadas a caminhadas e aos praticantes de ciclismo, daí a proposição do projeto de revitalização, modernização e criação de novos espaços dentro do Parque da Cidade, conforme alguns pontos abaixo mencionados:

  • Placas de sinalização em toda a extensão da ciclovia do Parque;
  • Placa com o mapa completo do Parque indicando as principais áreas e falando sobre a história do Parque;
  • Placa indicando as principais áreas e falando sobre a história do Parque;
  • Placas de sinalização em todos os estacionamentos do Parque informando quais são as principais áreas acessadas próximos deste estacionamento;
  • Campanhas de conscientização sobre cuidados com o Parque, uso consciente e sustentável, cuidado com a velocidade para os usuários de bicicleta, patins e skate.
  • Criação e publicação do Anuário dos 40 Anos do Parque da Cidade;
  • Instalação de equipamentos de reuso da água na Administração do Parque, Vestiário e nas 16 estações;
  • Instalação de equipamentos de placas de captação de energia na Administração do Parque, Vestiário e nas 16 estações;
  • Instalação de câmeras de monitoramento nos estacionamento e principais postos de convívio do Parque;
  • Reforma Parque Ana Lídia, brinquedos e banheiros;
  • Reforma dos Parques infantis existentes dentro do Parque;.
  • Substituição das lixeiras por lixeiras apropriadas para as atividades do realizadas no Parque;
  • Reforma da área destina a prática de Skate;
  • Criação de novas áreas para comercialização de restaurantes no Parque;
  • Licitação da área da extinta Piscina de Ondas;
  • Licitação para a atividade de Pedalinho no Lago próximo ao estacionamento 10;
  • Restauração e criação de calçadas que liguem a ciclovia a áreas internas do Parque, praças, áreas de convivência e parques infantis;
  • Padronização das barracas de ambulantes e melhor distribuição dos serviços pela área do Parque;
  • Restauração de dois painéis Athos Balcão os únicos coloridos localizados dentro do Parque da Cidade.

TITULO DO PROJETO

REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DA CIDADE DONA SARAH KUBITSCHEK

PARTES INTERESSADAS

Parte 01 – Sr. João Silva – Secretário de Turismo – Responsável por garantir a alocação dos recursos financeiros e colaboradores de outras pastas e departamentos nas atividades do projeto, e responsável por divulgar o projeto para o Governador.

Parte 02 – Maria Silva – Gerencia Institucional – Responsável pela articulação com as demais pastes interessadas no objeto do projeto, tais como Secretaria de Obras, Secretaria de Transportes, Secretaria de Cultura e Secretaria de Esportes e Lazer, além das entidades civis que compõe o trade turístico.

Parte 03 – Sr. Manoel Silva – Subsecretário do Parque – Responsável por pela supervisão e execução do projeto, coordenando os setores envolvidos na execução e fiscalização.

Parte 04 – Sr. José Silva – Coordenador Técnico – Responsável pela elaboração de projetos executivos e orçamentos, responsável pela fiscalização do cronograma de execução. Responsável pelo plano de gerenciamento, observando as tomadas de decisões corretivas para atender aos objetivos do projeto.

Parte 05 – Sr. Mário Silva – Supervisor Técnico Gerencial – Responsável pelo controle e qualidade do projeto, responsável por emitir relatórios de cumprimento de metas e objetivos de cada fase e o cumprimento do cronograma físico financeiro, propondo medidas de ajustes, se necessário.

Parte 6 – Sr. Antonio Silva – Representante dos proprietários de Bares e  Restaurantes - Responsável pela interlocução dos proprietários de bares e restaurantes, que fará a articulação visando a orientação no planejamento e nas instalações de novos estabelecimentos nos espaços que serão revitalizados e aqueles que serão criados. A participação dos proprietários de restaurantes na elaboração do escopo do projeto será muito importante, considerando que eles, como usuários dos espaços poderão contribuir muito para a otimização do aproveitamento de sua utilização.

Parte 7 – Sra. Joana Silva – Representante dos Frequentadores do Parque – Responsável pela interlocução entre os frequentadores do parque e o gestor do projeto, visando adaptar os equipamentos às necessidades dos usuários, considerando que hoje os usuários reclamam da inconformidade de alguns aparelhos ou instalações.

FASES DO PROJETO

INICIAÇÃO

Definição do inicio e  fim do projeto, determinando quais ações de transição deveriam estar ou não incluídas ao final de cada fase do projeto, ou entre os subprojetos

Definir o trabalho técnico que deverá ser feito em cada fase do projeto e as pessoas que deverão estar envolvidas em cada fase do projeto.

Definir os critérios para aceitação e aprovação das fases do projeto.

Estabelecer o escopo do projeto;

Levantamento criterioso de todas as instalações atuais e previas do estudo arquitetônico das ampliações necessárias, de acordo com o permitido pelo tombamento;

Apontar a necessidade de restauração, ampliação e instalação de novos pontos;

Apontar a necessidade de criar novos espaços destinados equipamentos diferenciados para atrair diferentes visitantes, ligados à gastronomia;

Analisar a reconstrução ou reativação de alguns equipamentos; e

Submeter o escopo inicial à  aprovação das partes interessadas e determinar o planejamento e demais fases do projeto.

PLANEJAMENTO

Gerente de Projeto tem que planejar e replanejar seus passos em um projeto, por isso temos a fase de planejamento, que  visa definir como o projeto será executado, monitorado, controlado e encerrado.

 

Esta fase envolve uma análise detalhada sobre as necessidades e problemas gerais do projeto e a definição de como o projeto deverá ser desenvolvido, considerando os requisitos, as necessidades, os fatores externos, as limitações e as restrições identificadas durante a fase de Iniciação.

 

O Plano de gerenciamento de projeto é composto de documentos redigidos com clareza e objetividade, com as ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar os planos auxiliares do projeto, conforme mencionada a seguir:

  1.  -   Reunião de abertura

Nessa reunião será formalizado o compromisso da equipe do projeto com o gerente de projeto a fim de alcançar o sucesso do projeto.

Atividades:

2    -   Elaborar Projeto na ferramenta de gestão apropriada (MS Project ou similar)

Através da definição do escopo será elaborado, com uso da ferramenta MS Project ou similar, o arquivo do projeto detalhando prazo, recursos humanos, custo e requisitos de qualidade

 

  • Informar pacotes de trabalho
  • Informar grupos de trabalho
  • Identificar atividades
  • Estimar duração
  • Informar predecessoras
  • Informar recursos
  • Informar requisitos de qualidade
  • Informar custo

  1. -   Elaborar plano de gerenciamento de escopo

Elaborar plano de gerenciamento de escopo, utilizando o artefato Especificação de Requisitos do produto da fase anterior.

 

  1. -   Elaborar plano de gerenciamento de tempo

Elaborar plano de gerenciamento de tempo conforme.

 

5    -   Elaborar plano de gerenciamento da qualidade

Elaborar plano de gerenciamento de qualidade conforme modelo definido.

  • Planejar testes de qualidade;

  • Planejar plano de melhorias nos processos;
  • Implementar controle do projeto;
  • Elaborar plano de gerenciamento da qualidade;
  • Definir indicadores de desempenho;
  • Definir modelo de relatório;
  • Planejar reuniões técnicas e de acompanhamento.

 

6    -   Elaborar plano de gerenciamento de recursos humanos

Elaborar plano de gerenciamento de recursos humanos conforme modelo definido.

 

 

7    -   Elaborar plano de gerenciamento de Comunicação

Elaborar plano de gerenciamento de Comunicações  

 

 

8    -    Elaborar plano de gerenciamento de Custo

Elaborar plano de gerenciamento de Custo conforme modelo definido e que atenda as necessidades do projeto.

 
 

9    -    Elaborar plano de gerenciamento de Risco

                                                         

Elaborar plano de gerenciamento de riscos  conforme modelo definido e que atenda as necessidades do projeto.

  • Elaborar plano de gerenciamento de riscos.

  • Revisar planos de gerenciamento de cronograma

 

 

10    -   Elaborar plano de gerenciamento de Aquisições

                                                         

Elaborar plano de gerenciamento de aquisições conforme modelo definido pela gerencia de projetos.

 

 

11    -   Elaborar plano de gerenciamento do projeto

                                                      

Imprimir os planos de gerenciamentos das etapas anteriores e montar na pasta de matéria administrativa.

 

12    -   Aprovação do plano de gerenciamento do projeto

                                                          

Após a montagem do plano de gerenciamento do projeto será apresentado ao patrocinador que deverá aprovar o plano.

 

13    -   Gerar Linha de Base

                                                

Essa etapa visa congelar o planejamento e dar publicidade ao que foi planejado

 

  • Definir linha de base do desempenho de custos e cronograma

  • Publicar planos

MONITORAMENTO E CONTROLE

Controlar os custos para se certificar que os orçamentos iniciais estão dentro do previsto e detectar possíveis ajustes;

Monitorar os fatores externos, como mudanças cambiais, alteração de preços na indústria;

Cuidar para que a execução do cronograma financeiro não exceda o orçamento previamente autorizado de cada fase;

Monitorar e acompanhar o tempo da execução do cronograma físico financeiro;

Monitorar o cumprimento das atividades em cada fase, objetivando o controle e qualidade do produto final e o cumprimento dos orçamentos e prazos de entrega.

Monitorar regularmente o processo para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas, quando necessário, para atender aos objetivos do projeto.

Este monitoramento contínuo permitirá que a equipe do projeto tenha uma visão clara da saúde do projeto e destacará as áreas que exigem atenção adicional.  

O grupo de processos de monitoramento e controle, além de monitorar e controlar o trabalho que está sendo realizado dentro de um grupo de processos, controlará também todo o esforço do projeto.

Ainda dentro dos conceitos básicos para monitoramento e controle, incluem os seguintes processos de gerenciamento do projeto:

  • Monitoramento e controle o trabalho do projeto;
  • Controle integrado de mudanças;
  • Verificação do escopo;
  • Controle do escopo;
  • Controle do cronograma;
  • Controle de custos;
  • Realizar o controle da qualidade;
  • Gerenciar a equipe de projeto;
  • Relatório de desempenho;
  • Gerenciar as partes interessadas;
  • Monitoramento e controle de riscos; e
  • Administração de contrato.

EXECUÇÃO

É a etapa mais delicada do processo. Os problemas e percalços naturais de um projeto começam a surgir quando chega o momento de colocar em prática o que foi planejado.

Como não pode determinar uma “receita”, a seguir listamos algumas atividades que são fundamentais e mais comuns, que fazem parte do papel do gerente de projetos, independente da área de atuação.

Formalização de escopo: formalização, junto ao “cliente” do projeto do conteúdo dos trabalhos a serem desenvolvidos.

Envolvimento da equipe de execução: identificar os perfis que devem fazer parte da equipe, considerando habilidades individuais de equipe, técnicas e experiências anteriores em projetos similares, considerando sempre o melhor nível possível de performance para o projeto.

Garantir disponibilidade de recursos: fazer a  alocação de equipes em comum acordo com os gerentes funcionais da área de competência do projeto e, se for o caso, com as demais áreas envolvidas, como criação, marketing etc., identificando os projetos que os membros de suas respectivas equipes estão envolvidos, sua duração, previsão de término etc.

Poderá ocorrer também a necessidade de interlocução com gerentes de outras áreas da empresa que possuem projetos sendo desenvolvidos e que possam ocupar os mesmos recursos, de modo a chegar a um denominador satisfatório para todos.

Start up: reunião inicial para alinhamento de toda a equipe. Deixar todos cientes dos objetivos do projeto, forma de atuação, a quem devem se reportar, papéis e responsabilidades, prazos e desempenho.

Planejamento de execução de tarefas: essa é a etapa de construção da rede de atividades do projeto, partindo do princípio de “dependência entre as atividades”,  ou seja, para que uma atividade seja concluída é preciso que sejam concluídas as atividades imediatamente anteriores e executar de forma que as atividades subsquentes não sejam afetadas. Portanto, para construir a rede de atividades do projeto precisamos saber:

  • As atividades (tarefas) a serem executadas no projeto;
  • A ordem que devem ser executadas as tarefas, ou seja, a relação de antecedência ou subseqüência entre elas;
  • A duração de cada tarefa para estabelecer a linha de tempo do projeto.

Dentro da fase de execução do projeto, podemos identificar as macro–etapas de arquitetura de informação, criação, desenvolvimento de sistemas e as suas respectivas cadeias de atividades.

Cronograma de projeto: fazer uso do software de gerenciamento definido no planejamento do projeto para facilitar  a visualização de prazo e interdependência entre as tarefas da rede de atividades.

É importante no desenvolvimento do processo de cronograma procurar respeitar os conceitos a seguir:

  • PDI (Primeira Data de Início) e   UDI (Última Data de Início)
  • PDT (Primeira Data de Término) e  UDT (Última Data de Término)

Atentando para as datas, a gerencia do projeto não  deixará o cronograma amarrado a uma única data para início ou conclusão de uma tarefa, o que é bastante difícil na condução de um projeto.

Dessa forma torna–se possível adiantar certas atividades ou acomodar algum eventual atraso sem impactar no prazo final.

Controle: identificar o que deve ser monitorado dentro do projeto, não sobrecarregando o gerente do projeto, pois ele não conseguirá controlar tudo,  considerando  inúmeras  atividades que compõem um projeto deste porte, com tantas varíaveis. Portanto, o ideal é:

  • Identificar as atividades críticas, aquelas que não possuem folga no cronograma;

  •  Identificar as atividades que representam “gargalos”, ou seja, aquelas que se atrasarem comprometem uma série de atividades subseqüentes que dependem de sua conclusão; 

  • Atentar para as atividades consideradas  de custos altos, a exemplo daquelas desempenhadas por terceiros, equipamentos de complexidade incomum.
  • Zelar pelo fiel cumprimento das atividades que são conclusivas para etapas ou entregas parciais. 

Caberá ao gerente do projeto  ficar sempre atento de forma a garantir as condições necessárias para o melhor desenvolvimento dessas atividades.

Reuniões de check point: destinadas ao acompanhamento do projeto e que devem ocorrer com uma freqüência pre-estabelecida, ou de forma extraordinária se for identificado algum ponto de risco no decorrer do projeto que demande uma medida corretiva ou tomada de decisão.

As informações dos documentos de controle devem sempre embasar essas reuniões considerando sempre o “previsto x realizado” no que tange ao cronograma, custos e desenvolvimento. As medidas corretivas devem ser comunicadas a todos os envolvidos.

Assegurar qualidade do desenvolvimento: realizar  testes e  o controle de qualidade do que está sendo desenvolvido.  É importante que os testes de validação sejam embasados em especificações técnicas, funcionais e de desempenho do produto ou sistema.

Assegurar a comunicação, proporcionando agilidade na transmissão de informações, agir em conjunto com o Gerente do processo de monitoramento e controle bem como outros setores de gerenciamento do projeto, assegurará a rígida qualidade do produto acabado e o fiel cumprimento do que foi planejado.

ENCERRAMENTO

A última fase do projeto, considerado como concluído ou completado, quando todas as atividades do projeto e  marcos tenham  sido completadas e o cliente tenha aceitado os entregáveis do projeto.

Nesta fase estaremos fazendo a finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento de projeto, para encerrar formalmente o projeto ou fase.

Perguntas básicas que deverão ser respondidas no encerramento do projeto.

  • O projeto foi executado dentro do prazo ou fora?

  • O escopo do projeto foi integralmente cumprido
  • O orçamento do projeto foi cumprido?
  • Houve necessidade de readequação do orçamento?
  • Houve projeção da empresa no mercado?
  • O resultado é muito bom, ou ruim?

O processo de encerramento do projeto deverá contemplar  os seguintes elementos-chave:

  • Verificação Critérios de aceitação pré-definidos pelo patrocinador e pelas partes interessadas;

  • Desmobilização dos recursos, como staff, facilidades, equipamentos, infraestrutura e sistemas automatizados;
  • Fechamento do balanço financeiro;
  • Objetivos  do projeto e do negócio  claramente medidos e alcançados;
  • Documentação dos sucessos, problemas e assuntos técnicos do projeto;
  • Produção de um Relatório ou Termo de Encerramento do Projeto;
  • Garantia da transferência do conhecimento;
  • Completar a coleta e arquivamento dos registros do projeto; e,
  • Aceitação dos usuários finais

FASES E SUBFASES DO PROJETO

Os Requisitos de projeto, são declarações, em uma linguagem natural como diagramas de quais serviços são esperados  e as restrições sob as quais ele dever operar, os Requisitos do Projeto, seriam os detalhamentos, as funções, os serviços e as restrições operacionais do projeto. O documento de requisitos do projeto (chamado de especificação funcional) precisa ser preciso e validado entre o cliente o gerente. Este documento deve ser definido exatamente como dever ser implementado.

 

FASE 01 - Requisitos

Subfase01 - WorkShop: Trata-se de uma técnica de elicitação em grupo usada em uma reunião estruturada. Devem fazer parte do grupo uma equipe de analistas e uma seleção dos stakeholders que melhor representam a organização e o contexto em que o sistema será usado, obtendo assim um conjunto de requisitos bem definidos.

 Subfase02 - Entrevistas: A entrevista é uma das técnicas tradicionais mais simples de utilizar e que produz bons resultados na fase inicial de obtenção de dados. Convém que o entrevistador dê espaço ao entrevistado para esclarecer as suas necessidades. É uma discussão do projeto desejado com diferentes grupos de pessoas.

Subfase03 - BrainStorming: É utilizado normalmente em workshops. Após os workshops serão produzidas documentações que refletem os requisitos e decisões tomadas sobre o projeto a ser desenvolvido. Seu objetivo é uma apresentação do problema/necessidade a um grupo específico, requerendo assim soluções.

Subfase04 - Questionário: Diferente da entrevista, essa técnica é interessante quando temos uma quantidade grande de pessoas para extrair as mesma informações, caso específico do Parque da Cidade, onde grande numero de usuarios diariamente usam as instalações.

As questões são dirigidas por escrito aos participantes com o objetivo de ter conhecimento sobre opiniões das mesmas questões. São auto-aplicáveis pois o próprio informante responde.

Subfase05 - Grupo Focal: É um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido, até 12 pessoas, com o propósito de obter informação qualitativa em profundidade. As pessoas são convidadas para participar da discussão sobre determinado assunto.

Subfase06 – Mapeamento das Informações:  Identificar informações do projeto, modelar informações e mapear conhecimento

Subfase07 -   Elaborar  Termo de Abertura – O termo de abertura deverá  ser elaborado contendo as seguintes informações

  • Objetivo
  • Descrição do produto
  • Serviços que serão entregues ao final do projeto
  • Justificativa
  • Designação do gerente do projeto
  • Premissas e restrições
  • Resultados esperados (benefícios)

Subfase08 – Publicação do Escopo

Na publicação do Escopo deverá  estar incluído no seu próprio texto ou disponível por referência todos os documentos, contendo no mínimo os seguintes tópicos:

  • A justificativa do projeto com a necessidade do negócio para a qual o projeto foi empreendido.  
  • O Produto do Projeto com  uma breve descrição do resultado esperado em relação ao projeto.
  • Os Objetivos do Projeto  com os critérios quantificáveis que devem ser atingidos para que o projeto seja considerado bem sucedido.
  • Os Produtos Intermediários (Marcos),  lista dos principais produtos intermediários cuja produção completa e satisfatória determina o término do projeto.
  • As Restrições, determinando os limites do projeto expressos destacando:
  • Custo;
  • Prazo;
  • serviços internos e terceirizados; e
  • interfaces.
  • As Premissas -fatores que, para os propósitos de planejamento, são considerados verdadeiros,   reais ou certos.

 FASE 02 - Planejamento e o Gerenciamento do projeto,

É o processo responsável por estabelecer as políticas, os procedimentos que serão utilizados e a documentação que será utilizada no Planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto.

É um processo de muita importância no gerenciamento do tempo por fornecer as orientações e instruções sobre como o cronograma do projeto será gerenciado ao longo de todo o projeto. Como saída é gerado o Plano de Gerenciamento.

Subfase01 -  Definir as Atividades: consiste em identificar e documentar as ações especificas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

Este processo realiza a divisão dos pacotes de trabalho em atividades que fornecem uma base solida para assim poder estimar, programar, executar, monitorar e controlar os trabalhos relacionados ao projeto,  são gerados os produtos conforme abaixo:

 

  • Lista de Atividades,
  • Atributos das atividades e
  • Lista de Marcos.

Subfase02 -  Sequenciar as Atividades:  processo responsável por identificar e documentar os relacionamentos entre as atividades do projeto.

Este processo define uma sequência lógica para a realização do trabalho, com o objetivo de obter um nível de eficiência superior sem deixar de olhar as restrições do projeto, são gerados os produtos conforme abaixo:

Diagramas de rede do Cronograma do Projeto; e

Atualizações nos Documentos do Projeto

Subfase03 - Estimar os Recursos das Atividades,  responsável por estimar os tipos e quantidades de material, recursos humanos, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar as atividades do projeto.

Este processo identifica o tipo, quantidade e características dos recursos exigidos para concluir a atividade, permitindo uma estimativa de custos e duração mais exatas, são gerados os produtos conforme abaixo:

  • Requisitos de Recursos das Atividades,
  • Estrutura Analítica dos Recursos e
  • Atualizações nos Documentos do Projeto.

Subfase04 -  Estimar as Durações das Atividades, realiza a estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas e com os recursos estimados.

Este processo fornece uma quantidade de tempo necessário para concluir cada atividade, são gerados os produtos conforme abaixo:

  • Estimativas das durações das Atividades; e
  • Atualizações no Documentos do Projeto.

Subfase05 -   Desenvolver o Cronograma, realiza a análise das sequencias das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando assim criar o modelo do cronograma do projeto.

Este processo realiza a inclusão das atividades do cronograma, suas durações, recursos, disponibilidades de recursos e os relacionamentos lógicos, são gerados os produtos conforme abaixo:

  • Linha de base do cronograma;
  • Cronograma do Projeto;
  • Dados do Cronograma;
  • Calendário do Projeto;
  • Atualizações no Plano de Gerenciamento do Projeto; e
  • Atualizações nos Documentos do Projeto.

Subfase06 - Controlar o Cronograma: gerenciamento do tempo do projeto é o processo de , que é responsável por monitorar o andamento das atividades do projeto para atualização no seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma para realizar o planejamento.

Este processo fornece meios para reconhecimento dos desvios com relação ao caminho planejado e tomada de medidas corretivas e preventivas para com isso minimizar os riscos, são gerados os produtos conforme abaixo:

  • Planejamento de Recursos;
  • Estimativas de Custos;
  • Orçamentação e Controle de Custos;
  • Gerenciamento de escopo do projeto;
  • Informações sobre o Desempenho do Trabalho;
  • Previsões de Cronograma;
  • Solicitações de Mudança;
  • Atualizações no Plano de Gerenciamento do Projeto;
  • Atualizações nos Documentos do Projeto; e
  • Atualizações nos Ativos de Processos Organizacionais.

Subfase07 – Organizar o Projeto, contemplando os seguintes produtos

  • Nominar a equipe multidisciplinar do projeto;
  • Definir objetivos do projeto;
  • Definir metodologia do projeto;
  • Capacitação da equipe de trabalho;
  • Capacitação da equipe no projeto;  e
  • planejar atividades do projeto.

Subfase08 - Avaliar infraestrutura existenteelaborar plano de trabalho; identificar infraestrutura existente, contemplando

  • descrever e avaliar infraestrutura existente;
  • descrever e avaliar políticas;
  • elaborar quadro demonstrativo.

Subfase09 -  Planejar infraestrutura paraleladesenvolver estratégias de alinhamento da infraestrutura existentem, contemplando:

  • definir políticas de uso;
  • definir normas e padrões técnicos operacionais;
  • configurar infraestrutura paralela;
  • elaborar quadro demonstrativo.

FASE 03 – Planejamento de Recursos Humanos

Subfase01 - Avaliar recursos humanos: A avalição de dos recursos humanos contendo os seguntes produtos: 

  • Elaborar plano de trabalho;
  • Identificar e descrever funções ou cargos;
  • Identificar e descrever perfil profissional;
  • Avaliar competências e habilidades;
  • Rever estrutura organizacional;
  • Avaliar processos de recrutamento e seleção;
  • Avaliar processos de capacitação e de competências;
  • Elaborar quadro demonstrativo.

Subfase02 - Planejar recursos humanos

  • Propor estratégias;
  • Propor estrutura organizacional;
  • Definir perfil profissional;
  • Planejar necessidades de capacitação;
  • Propor processos de recrutamento e seleção;
  • Processos de capacitação e competências;
  • Políticas de gestão de pessoas; e
  • Laborar quadro geral dos recursos humanos necessários.

FASE 04 – Plano de Comunicação

Subfase01 – Planejar sistema de comunicação – No planejamento será informadas todas as metodologias tanto de envio quanto de recebimento, armazenamento e distribuição para evitar falhas de comunicação durante a esecução do projeto. Requerimento de comuincação dos stakholders e Matriz de Comunicação.

Subfase 02 - Gerenciamento de comunicações do projeto – subconjunto da gestão de projeto que compreende os processos requeridos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas.

  • Distribuição das informações;
  • Relatórios de Desempenho; e
  • Encerramento Administrativo.

FASE 05 – Planejamento de custos

Subconjunto da gestão de projeto que compreende os processos requeridos para assegurar que um projeto seja concluído de acordo com seu orçamento aprovado.

Subfase01 – Detalhamento dos custos: descrição detalhada de custo dos itens e contratos que precisam ser providnciados para a implentação do projeto, produdizindo os seguintes produtos:

  • Custo por exercício financeiro em que ocorrerá a despesa.
  • Categoria
  • Detalhamento
  • Responsável
  • Método de Aquisição
  • Data Limite
  • Custo por item e total

Subfase02 – Custo da Mobilização e desmobilização:  Custos para realização as obras de mobilização e desmobilização

  • Realização de obras preliminares; e
  • Instalações;

Subfase03 – Custo de maquinas e equipamentos, imobilização de capital

  • Descrição do item
  • Detalhamento da aplicação
  • Responsável
  • Método de Aquisição
  • Data limite para disponibilização do equipamento
  • Custo por item e total

Subfase04 – Custo  de material  de consumo;

  • Planejamento do Suprimento;
  • Planejamento do Processo de Requisição;
  • Seleção do Fornecedor;
  • Administração dos Contratos; e
  • Encerramento dos Contratos.

Subfase05 - Diárias e passagens;

Subfase06 - Serviços de Terceiros; e

  • Planejamento do Processo de Seleção de terceiros;
  • Seleção do Fornecedor;
  • Supervisão da Execução dos serviços de terceiros;
  • Administração dos Contratos; e
  • Encerramento dos Contratos.

Subfase07 - Treinamentos

Subfase08 – Plano de contas do projeto

Subfase09 – Plano de Reservas de contingências

FASE 06 – Planejamento das aquisições

Planejamento do Suprimento, Planejamento do Processo de Requisição, Seleção do Fornecedor, Administração dos Contratos e Encerramento dos Contratos.

Subfase01 - Detalhamento Nesse campo deve ser descrito os itens que precisam ser adquiridos para a implementação do projeto, nas categorias correspondentes, e gerar a planilha com as especificações completas do item

Subfase02 – Responsável  - Nesse campo deve indicado o responsável pela disponibilização e gestão do recurso destinado no orçamento para as aquisições

Subfase03 – Método de Aquisições -  Nesse campo deverá ser descrito a forma/modalidade que será utilizada para a aquisição do bem ou serviço, bem como indicar a fonte do recurso indicando a fonte, se  orçamento próprio, descentralização, doação, patrocínio, etc), e planilhar o resultado de cada uma das origens.

Subfase04 – Data Limite –  a data limite para a disponibilização/utilização do recurso. Esta informação devera ser fornecida de forma documental com comprovação a dotação orçamentária.

Subfase05 – Exercício Financeiro – Deve-se indicar o exercício financeiro em que ocorrerá a despesa, mediante fornecimento de previsões orçamentárias para cada exercício, enquanto durar a execução do projeto.

Subfase06 – Planilha de Custos das aquisições – Resultado do levantamento de custo  junto às áreas responsáveis, para subsidiar a tomada de decisão dos Patrocinadores. Serão geradas planilhas por itens/etapas/atividades e uma consolidada, contemplando o todo.

FASE 07 – Gerenciamento do Tempo

Duração  ou tempo necessário para a conclusão de uma tarefa ou atividade.

Subfase01 – Períodos pra execução de fase ou tarefa: Os números de períodos trabalháveis, não incluídos feriados ou outros dias não trabalhados, necessários para completar uma atividade ou elemento do projeto,  expresso em dias  trabalháveis, demonstrados em planilha eletrônica de planejamento (exemplo: MS Project, OpenProject , etc)

Subfase 02 - Duração remanescente – prazo ou tempo necessário para completar uma atividade ou tarefa, demonstrado em planilha eletrônica de planejamento.

FASE 08 – Planejamento do Gerenciamento de Qualidade e Riscos

 Dentre as atividades, deverá ser elaborado os seguines planos de gerencimento:

Subfase01 – Implantação do sitema de qualidade para os projetos com um sistema adequaddo de qualidade;

Subfase 02 – Planejamento das atvidades da qualidade em função do cronograma fisico-financeiro, contemplando:

  • Elaboração do cronograma fisico com a produtividade necessária a cumprir o prazo de execução;
  • Analise previsto/realizado retratando a necessidade de redefiniçaõ de pessoal, equipamentos, entre outros para garantir a conclusão no prazo contratual.

Subfase03 - Planejamento das atvidades de qualificação dos fornecedores

  • Fornecedores tradicionais da empresa, e/ou executor,
  • Fornecedor de produtos com certificado de ecoprodutos,
  • Ter sido certificado qualificado por um grupo certificador
  • Certificados de pontualidade na entrega dos produtos
  • Qualidade por meio de relatórios de avaliação dos fornecedores

Subfase04 – Identificação dos riscos com analise quantitativa e qualitativa.

Subfase05 – Mecanismo de  prevenção e respostas  a riscos

FASE 09 – Execução

Subfse 01 – Execução do Plano do Projeto

  • Desenvolvimento do plano de testes
  • Desenvolvimento do plano de treinamento

Subfase 02 – Garantia da Qualidade

Subfase 03 – Desenvolvimento e distribuição da equipe de acordo com o cronograma

Subfase 04 – Distribuição das informações

Subfase05 – Controle das aquisições e contratações

Subfase 06 – Seleção de fornecedores

Subfase07 – Administração dos contratos de terceiros

FASE 10 – Monitoramento e Controle

Nesta fase será realizado controle e o monitoramento de todas as etapas da execução do projeto, cuidando para que o escopo seja executado dentro do cronograma, dos custos e prazos determinados, cuidando também para o controle de qualidade, eliminação de riscos, são subfases os seguintes topicos:

Subfase01 - Verificação do escopo

Subfase02 - Controle de mudanças do escopo

Subfase03 - Controle do cronograma

Subfase04 - Controle de custos

Subfase05 - Controle de qualidade

Subfase06 - Relatorio de  desempenho

Subfase07 - Controle de Monnitoração dos Riscos

Subfase08 - Controle das Comunicações

Subfase09 - Controle do Tempo

Subfase010 - Controle do custo

Subfase11 - Controle do gerenciamento de recursos humanos

FASE 11 – Encerramento e Entrega do Projeto

Subfase01 -  Lançamento do Produto – Para que todos se sintam realizados como final do projeto será feita uma reunião de lançamento do produto e no onde será tirada uma foto para publicação no jornal interno da empesa;

Subfase02 - Lições Aprendidas – Levanamento de com todos os Steakholders quais as lições aprendidas que serão arquivadas para que sirvam de histórico para futuros projetos;

Subfase03 – Aceitação, Transferência de Resultados, Avaliação dos resultados – efeitos e impactos, Desmobilização e dossoução da equipe

Subfase04 - Termo de encerramento – com apresentação de todo o trabalho realizado e resultados alcançados para todos os Stekkehlders e Sponsor para determinar que o projeto está entregue a empresa e que a equipe será desmobilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (222.3 Kb)   docx (70.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com