TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Prática: Currículos E Programas

Exames: Projeto De Prática: Currículos E Programas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto de prática: Currículos e Programas

A escola é o lugar onde o indivíduo se desenvolve intelectual e socialmente. Sendo um ambiente de diferentes raças, culturas, crenças e religiões, é importante que o professor reconheça cada aluno como um ser individual, auxiliando o educando a coordenar e organizar as diversas influências do meio social, relacionando o dia-a-dia escolar com a vida real. O adulto pode influenciar o jovem, por isso é importante que o professor seja um exemplo a ser seguido, colocando em prática a democracia em sala de aula, o respeito mútuo e expressando suas opiniões.

Para fundamentar essa afirmação, visitamos a Escola Municipal Waldemar Ramos, situada na cidade de São José dos Campos e realizamos uma pesquisa a respeito de suas propostas pedagógicas para os alunos da 5º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a orientadora educacional, os projetos propostos pela escola, registrados no PPP (Projeto Político Pedagógico), incluem a “Revitalização das nascentes”, “Campanha contra a Dengue”, “Vivendo Valores”, “Estrada para a Cidadania”, “Poetas do Futuro” e maquete ambiental. A orientadora ressaltou ainda, que a partir do momento em que a criança sai do meio familiar para adentrar o meio escolar, ela já está se desenvolvendo socialmente, tendo que respeitar regras, expor suas opiniões, etc. Para que seja praticada a democracia no meio escolar foi criado o Grêmio Estudantil, onde, além de possibilitar a interação entre os alunos, incentiva-os na busca de soluções para os problemas encontrados no ambiente escolar, aprimorando seus conhecimentos.

Consultamos também, a orientadora pedagógica, que nos informou que o Plano de Ensino da Rede Municipal é criado pelos próprios professores, com base nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). O Plano de Ensino que encontramos na disciplina de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental é composto por:

• Gramática Contextualizada (Encontro Vocálico; Encontro Consonantal; Dígrafo;

• Classificação das palavras quanto ao número de sílabas: sílaba tônica; Acentuação gráfica; oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas; monossílabos, átonos e monossílabos tônicos; sinônimos, antônimos e homônimos;

• Tipos de Frase

• Substantivo, classificação (comum, próprio, coletivo, abstrato e concreto); Formação: primitivos, derivados, simples, composto; Flexão: gênero, formação de feminino/número, formação do plural de substantivos simples e composto, em grau aumentativo e diminutivo; artigo definido e indefinido, plural, singular, demonstrativo;

• Ortografia

• Produção de textos (narração, descrição, texto poético, diálogo, crônica, elaboração de relatórios, reportagem)

Segundo a professora do 5° ano, alguns alunos apresentam certo grau de dificuldade na leitura e interpretação de textos, mas todos acompanham o conteúdo desenvolvido. A professora procura promover a cooperação entre os alunos através de atividades em grupo, relacionando a disciplina com o dia-a-dia.

Através da pesquisa realizada podemos entender melhor a complexidade do trabalho pedagógico desenvolvido na escola, e a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com