TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PRATICA - A VISÃO E A INTERVENÇÃO DOS PROFESSORES DE ACORDO COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Por:   •  26/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: WAGNER TEIXEIRA GLÓRIA

RA: 8058919

CURSO: GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

PROJETO DE PRÁTICA

TUTOR: Lilian Paula Degobbi Bergamo

CAMPINAS – 2020

A VISÃO E A INTERVENÇÃO DOS PROFESSORES DE ACORDO COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Toda pessoa tem um conhecimento guardado dentro de si, isso é um fato indiscutível. Ao nascer, todo ser humano passa a viver num ambiente, seja ele da sua família de sangue ou não, e logo começa a se adaptar ou crescer dentro daquela realidade, da vida social já existente daquela cultura. No decorrer dos anos essa pessoa cresce e seu ciclo social vai se aumentando e chega o momento em que essa criança vai para uma escola junto com outras crianças que tiveram até aquele momento de vida a mesma vivência, porém em ambientes diferentes, culturas diferentes, valores diferentes etc. E num belo dia, lá estão, todos juntos numa sala de aula recebendo a orientação de um professor que nunca tinham visto em suas vidas. Se esse “professor” considerar que cada criança que ali está é uma página em branco, isso será lamentável, pois percebe-se que esse professor não sabe nada sobre criança, pois não considera aquilo que a criança já sabe, que já faz parte da história dela, e o que essa criança sabe é uma ponte para saber e aprender ainda mais. Segundo Ausubel , 1978 “o fator isolado mais importante que influência a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe. Averigue isso e ensine-o de acordo” (Ausubel, 1978 apud Moreira)

Com essa afirmação, podemos perceber que considerar o conhecimento do outro é algo fundamental para compreendermos sobre a teoria da aprendizagem significativa. Se tal “professor” considerar as crianças como uma página branco, com toda certeza utilizará o recurso da aprendizagem mecânica, onde as crianças deverão decorar algo que não fará nenhum sentido, nenhuma associação, sendo armazenada de maneira arbitrária, e bem possível que em pouco tempo esquecerão.

Essa pesquisa tem como objetivo selecionar assuntos na temática da aprendizagem significativa, sua importância e contribuição, o papel do professor na promoção desta aprendizagem e a intervenção numa atividade de ciências e uma horta escolar e sobre a importância de brincar como contribuição lúdica para o aprendizado.

No artigo A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS, as autoras fizeram uma pesquisa bibliográfica embasada em Ausubel, Moreira e Postmam e Weinggartner para desenvolverem seu artigo. Apesar de ser um artigo teórico, sem uma intervenção prática, o texto acrescenta muito a reflexão sobre a aprendizagem significativa.

O artigo traz uma reflexão muito interessante a respeito de como a aceleração das mudanças ocorre em nossos dias, e que essas mudanças trouxeram um problema educacional. Segundo (Silva & Silva, 2020) “o modelo de aprendizagem comportamental não é mais suficiente para aprender o mundo, da forma como ele vem se apresentando de 30 anos para cá”. Ou seja, existe uma constatação de mudança urgente em nossos dias sobre a forma que ocorre a aprendizagem. Elas afirmam que “sobrevivência no mundo atual e no mundo que se anuncia dependerá da habilidade de saber aprender e “desaprender” com certa desenvoltura”. Para que isso ocorra precisamos abrir nossas mentes, pois fomos formatados em um modelo e precisamos desaprender para poder aprender e desenvolver e esse é o grande desafio do professor no mundo atual.

Durante muitos anos a exigência de uma nova postura recaia sobre os alunos, mas (Silva & Silva, 2020) afirmam que “A facilitação da aprendizagem significativa depende muito mais de uma nova postura docente, de uma nova diretriz escolar, do que de novas metodologias, mesmo as modernas tecnologias de informação e comunicação”. De fato, o papel do professor para que ocorra aprendizagem significativa é de fundamental importância, pois é o professor que faz o papel da mediação em sala de aula e é ele que precisa sair de um modelo de paradigma educacional arraigado onde o professor detém todo o conhecimento e os alunos apenas aprendem e partir para um formato onde o compartilhar, ouvir, construir juntos faça parte diariamente nessa relação.

Para que a aprendizagem significativa aconteça, se faz necessário ocorrer em determinada circunstância, segundo (Silva & Silva, 2020) três condições precisam ser satisfeitas, são elas:

“1. O material de apoio do professor deve ser potencialmente significativo. 2. O aprendiz deve apresentar uma predisposição para aprender. 3. O esforço decidido para aprender, no sentido cognitivo e afetivo

Em primeiro lugar, sobre o material potencialmente significativo, sejam eles (livros, lousa, ipad, filmes,etc) esse material necessita ser algo atrativo e relevante mas também adaptável, que possa ser mudado, transformado, adaptado para a realidade e contexto local.

Em segundo lugar, sobre a predisposição do aluno para aprender significativamente, poderíamos supor que isso não é de responsabilidade exclusiva do aprendiz, de fato o aluno precisa de uma predisposição para aprender, porém se esse aprendiz está em uma sala de aula, segundo Ausubel, cabe ao professor a função de criar situações para descobrir o que esse aluno já sabe.

Em terceiro lugar, sobre o esforço decidido para aprender, a disponibilidade de elementos relevantes em sua estrutura cognitiva, isto está diretamente relacionado ao material potencialmente significativo, pois se o aluno não tem um conhecimento prévio, cabe a esse material proporcionar o conhecimento necessário para que haja interação entre o conhecimento novo e o conhecimento prévio e também a atuação do professor.

O segundo artigo utilizado foi: HORTA ESCOLAR COMO RECURSO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Esse artigo é fruto de um a experiência pratica realizada numa escola em Jaciara-MT. Utilizou-se da horta como recurso pedagógico para se trabalhar o tema Alimentação Saudável. O simples fato de tirar o aluno da sala de aula para levar a horta não se caracteriza como uma aprendizagem significativa, mas a possibilidade de se trabalhar na horta os assuntos discutidos anteriormente em sala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com