TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DA INOVAÇÃO

Por:   •  1/6/2016  •  Artigo  •  4.065 Palavras (17 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 17

GOVERNANÇA E SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO

  1. INTRODUÇÃO

A palavra governança passou a ser usado pela área acadêmica para retratar o gerenciamento do setor público e privado das instituições a sua relação com a sociedade. Governança vem da palavra grega kubernan, que significa navegação ou processo de continuamente orientar e ajustar (GOULART, 2013).

Governança é termo como forma de gestão que surgiu na década 90, e pressupõe um governo organizado, para cooperar em forma de parcerias ou contratos com atores públicos e privados. Uma técnica de gestão deve ser baseada em transparência e por participação. Em seu processo inclui quatro funções fundamentais:  estabelecimento de metas, coordenação das metas, implementação, avaliação e ações, para o projeto, seja eficaz e eficiente. A governança tem por fundamento dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos (PETERS, 2011).

Pressupõe que a governança reflete as preocupações públicas com relação à capacidade dos seus sistemas políticos agirem de forma efetiva no sentido de resolver problemas públicos. Isto significa que para haver governança é necessário ter uma hierarquia clara, acompanhamento de projetos, conselho consultivo, mas transparência nas transações administrativas, com essas características tem como obter a eficácia.

O Sistema Nacional de Inovação é constituído por instituições privadas e publicas cujas ações e interação são decisivas para a promoção da inovação no país. No Brasil o SNI (Sistema Nacional de Inovação) ainda é imaturo, se comparado aos países desenvolvidos (DANTAS; XIMENES, 2012).

No caso da Inovação, temos o Sistema Nacional de Inovação, articulação que visa estruturar ações visando o desenvolvimento do setor. Por ser incipiente, o SNI carece de uma governança efetiva que atenda as necessidades da sociedade.

A governança tem recebido interesse crescente no Brasil, o que pode ser constatado pelo aumento da presença destes temas na mídia especializada, em cursos de formação e em publicações acadêmicas. Há outros estudos que indicando que a Governança Corporativa (GC) favorece a informação nas empresas (RASERA, 2011).

A inovação tem sido relacionada ao desenvolvimento econômico em diversos níveis, partindo do nível local, regional ou nacional até alcançar níveis globais.

Diante de mudanças advindas de um mercado consumidor pujante de melhorias, a fim de maximizar os lucros e diminuir os custos, a inovação tecnológica vem ganhando espaço para redimir empresas, regiões e nações, promovendo o desenvolvimento. De acordo com Plonski (2005) a inserção da inovação tecnológica vem sofrendo duros golpes, aumentando os riscos de diminuição na capacidade atrativa. Um é a troca de dirigentes setoriais sem ao mesmo existir o tempo suficiente para a maturação dos projetos e a outra é a redundância de ações, desconsideração de investimentos públicos e a exacerbação da competição.

No nosso trabalho será analisada a governança do nosso Sistema Nacional de Inovação.

JUSTIFICATIVA

        A inovação é uma atividade desenvolvida pelas organizações que tem como objetivo desenvolver novos produtos/serviços ou processos para atender as demandas da sociedade. Para que esta função seja implementada, é necessário incentivar, organizar e sistematizar as iniciativas das organizações e das pessoas físicas, de modo a termos um conjunto de inovações colocadas a serviço da sociedade de forma eficaz.

Os governos, em seus diversos níveis, passaram a exercer este papel, criando os   Sistemas de Inovação, onde são envolvidos os diversos entes sociais que tem interesse no assunto. No entanto, esse sistema necessita de uma governança para coordenar e divulgar as suas ações. Para melhor entender a relação entre Governança e Sistema de Inovação, necessitamos definir a responsabilidade das instituições, bem como elas interferem no processo.

É  este entendimento que buscamos, neste trabalho, conhecermos os sistemas de inovação e sua relação com a governança. O não aprofundamento neste tema é uma carência sentida por aqueles que procuram estudar a Inovação no Brasil. Neste sentido, o presente trabalho procura esclarecer esta ligação a partir de trabalhos já publicados.

REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Governança, o que é¿

A expressão governance surgiu pelo Banco Mundial  para  expor o aprofundamento  ao conhecimento das condições de garantir um Estado eficiente.  A capacidade da governança não será avaliada apenas pelos resultados das políticas governamentais, mas também pela forma que o governo exerce seu poder.

 No documento Governance and Development de 1992 a definição geral de governança é o exercício da autoridade, controle, administração, poder do governo, significa administrar seu poder com recursos sociais e econômicos de um pais  em busca de desenvolvimento(GONÇALVES,2013).

Além disto, vale destacar que a governança é ampla em vários campos e sentidos diferentes, como por exemplo, a governança coorporativa empregada na administração de empresas.

No modo atual não se considera governança como sinônimo de Governo. Governança é uma mudança no sentido do governo, referindo-se a um processo do governo ou condição alterada de uma regra ou método pelo qual a sociedade é governada apud (MATOS; DIAS, 2013).

No sentido de governança como processos, ela identifica que as decisões tomadas baseiam-se nas relações complexas entre muitos atores diferentes (MATOS; DIAS, 2013).

A governança é caracterizada como uma nova forma de governar. Característica da sociedade em rede, o modo de governar para fazer frente a  crescente complexidade e diversidade das sociedades contemporânea, pela interação da vários atores, relações horizontais,participação da sociedade no governo e sua responsabilidade de fazer frente ao desafio socialmente colocados( ESTEVES, 2009).

 Respeito aos meios e processos que são utilizados para produzir resultados eficazes, isto é, a governança está preocupada não apenas com decisões, mas também com suas consequências. A governança não pode ser só de um ator para que aconteça, mas do conjunto das ações conjuntas do Estado e sociedade na busca de soluções e resultados para problemas comuns.

  1. Inovação

Segundo Freeman (1988), as inovações podem ser radicais ou incrementais, ou seja, a inovação radical entende-se como o desenvolvimento e introdução de um novo produto, serviço, processo ou um novo método na produção. Este tipo de inovação acaba quebrando paradigmas e gerando uma ruptura estrutural do que se realizava ou se tinha antes. Muitas inovações radicais impactaram a sociedade e sua economia de forma mundial, como por exemplo, a introdução de maquinas a vapor, no final do século XVIII.

É um processo que fornece valor adicionado e um nível de novidade para a organização e para seus fornecedores e clientes através do desenvolvimento de novos procedimentos, soluções, produtos e serviços e também de novos métodos de comercialização ( MAZZA, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com