TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTOR AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL

Por:   •  31/8/2022  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

O gestor ambientalmente responsável

Preservar o meio ambiente e os recursos naturais é um dos maiores desafios do ser humano, ao lado do combate à miséria e à fome. Foi por volta dos anos 70 que a preocupação com a preservação da natureza e com a sustentabilidade começou a sair de movimentos sociais isolados e dos meios acadêmicos e científicos, ganhando o mundo empresarial. Hoje, uma gestão sustentável é vista pelas empresas como uma questão de sobrevivência - do planeta e de seus próprios negócios. E para isso acontecer é necessário contar com a ajuda do gestor ambiental.

O gestor ambiental é o profissional responsável por gerenciar a interação da empresa e seus stakeholders com o meio ambiente. Esse profissional tem uma atuação de grande responsabilidade dentro da empresa, afinal, é ele quem verifica os impactos das atividades da organização na natureza. É dever do gestor ambiental propor ações e alternativas que reduzam o impacto socioambiental causado pelas atividades da companhia. Isso acontece porque as atividades dessa área geram muitos materiais biológicos, gases e líquidos que têm o potencial de contaminar rios, mares, lago, ar e solo. Esse gestor atua com os 3 pilares da sustentabilidade - social, ambiental e econômico - buscando sempre o equilíbrio entre esses fatores. Os benefícios de uma gestão sustentável são muitos, entre os quais podemos destacar: Forte ganho de imagem com os consumidores, o que traz mais clientes,     fidelidade e maior faturamento; Redução de custos com diminuição do desperdício e de contas de água e energia elétrica, além dos gastos com insumos; Resultados reais no combate aos impactos ambientais promovidos pelas operações da empresa e Mudança de cultura organizacional.

Ao assumir a responsabilidade do setor de sustentabilidade dessa empresa, buscaria trabalhar com o desenvolvimento de programas de responsabilidade socioambiental, estratégias eficazes, evitando desperdícios e otimizando a utilização de seus recursos. As 3 principais seriam:

  • Coleta Seletiva do lixo, processo de coleta no qual são separados os resíduos gerados, de modo a facilitar o trabalho de reciclagem.
  • Educação ambiental corporativa, são práticas de educação ambiental destinadas a internalização de questões ambientais na cultura organizacional de uma empresa.
  • Tratamento de resíduos, processamento (neutralização, recuperação, estabilização, destilação, destruição) visando a redução de risco e ao reaproveitamento dos resíduos.      

A elaboração de um Sistema de Gestão Ambiental que tire do discurso e coloque em prática a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais também é um enorme desafio e requer foco, dedicação, trabalho e comprometimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com