TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA LIDERANÇA NO SETOR DA INDÚSTRIA MECÂNICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O IMPACTO NA PRODUTIVIDADE.

Por:   •  17/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

BERNARDO DA SILVA NEVES

Prática como componente curricular para a disciplina:

Estágio Supervisionado em Administração

Rio de Janeiro

Dez/2015


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

BERNARDO DA SILVA NEVES

GESTÃO DA LIDERANÇA NO SETOR DA INDÚSTRIA MECÂNICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O IMPACTO NA PRODUTIVIDADE.

Prática como componente curricular para a disciplina:

Estágio Supervisionado em Administração

Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito para a aprovação na Disciplina Estágio Supervisionado em Administração. 

Professor Orientador: Jonas da Silva Abreu

Rio de Janeiro

Dez/2015


SUMÁRIO

1 SITUAÇÃO-PROBLEMA        3

2 TÍTULO DO ARTIGO        4

3 MOTIVO E JUSTIFICATIVA        4

3.1 Motivo da escolha do título        4

3.2 Justificativa        4

4 CONCEITOS-CHAVE DO ARTIGO        5

4.1 Desenvolvimento profissional        5

4.2 Liderança        5

4.3 Motivação        6

5 OBJETIVOS DO ARTIGO        6

5.1 Objetivo Principal        6

5.2 Objetivos Secundários        7

6. METODOLOGIA DA PESQUISA        7

6.1 Pesquisa Bibliográfica        7

6.2 Pesquisa Empírica        7

7. PLANO PROVISÓRIO DAS SEÇÕES DO ARTIGO        8

7.1 Títulos das seções        8

7.2 Descrição das seções        8

8. BIBLIOGRAFIA PRELIMINAR        9


1 SITUAÇÃO-PROBLEMA

As empresas do setor da Indústria Mecânica, na busca por melhores resultados operacionais, diante de um mercado altamente competitivo, tentam reinventar, através de novas práticas administrativas. Porém, observo que uma delas é a Gestão da Liderança, que de forma eficaz, exerce grande influência no desempenho dos colaboradores com o impacto direto na produtividade da Empresa.

Sabe-se que, a liderança é encarada como fenômeno, em seu aspecto social, e que ocorre em função dos relacionamentos existentes entre as pessoas de grupos sociais estruturados, como também, não é diferente na Indústria Mecânica. Por este motivo, as dificuldades acentuam-se, pois, se houver má condução no processo de transformação, poderá causar quebras na hierarquia ou conflitos entre as chefias existentes e as lideranças emergentes, com grave prejuízo à Indústria Mecânica.

A situação-problema, a meu ver, envolve a pouca importância que se dá à Gestão da Liderança e a sua influência em relação à produtividade, em particular, na Indústria Mecânica onde trabalho e sou sócio. As atividades são diversas, pois nosso principal produto são os mancais de suspensão para motores de tração, mas também fundimos e usinamos peças de bronze com alta qualidade, que são testadas em nosso laboratório de análise química, ensaios mecânicos destrutivos e não destrutivos, de acordo com as normas solicitadas, como: ASTM (American Society for Testing and Materials), DIN (Deutsches Institut für Normung), SAE (Society of Automotive Engineers) e ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas). Mesmo que a alta tecnologia esteja inserida no processo, se o líder não compartilhar com os colaboradores a sua ação, e este não estiver motivado, envolvido no planejamento, conhecendo as metas a serem atingidas, certamente, o Clima da Organização será desfavorável e a produtividade prejudicada.

O investimento na formação de líderes é com escopo limitado, simplesmente, a fim de prepará-los para lidar com situações interpessoais, porém, com o atual cenário em constante mudança, as situações tornam-se, rapidamente, complexas e exigem do líder várias competências individuais que possibilitam ver sob diversos ângulos a mesma situação, forçando a atuar de forma diferenciada, não rotineira, experimentando novas alternativas de ação. Os líderes aparecem em vários ambientes, desde à chefia até o chão da fábrica, e percebo que se é formado um TIME, onde cada colaborador tem a consciência de que é importante sua participação até o alcance do produto final, todo Clima Organizacional mudará e minimizar-se-ão os conflitos.

Pretendo abordar a gestão de liderança com foco no setor de Indústria Mecânica, a fim de contribuir, de modo diferente, no impacto que os conflitos entre colaboradores e líderes provocam na produtividade.

2 TÍTULO DO ARTIGO

GESTÃO DA LIDERANÇA NO SETOR DA INDÚSTRIA MECÂNICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O IMPACTO NA PRODUTIVIDADE.

3 MOTIVO E JUSTIFICATIVA

3.1 MOTIVO DA ESCOLHA DO TÍTULO

A razão de escolher o tema para fazer este Artigo é baseada na observação diária dos processos produtivos na própria Indústria Mecânica em que trabalho. Neste Artigo a identificação dos conceitos e das características necessárias para uma liderança eficaz e que possam ser aplicadas nas áreas produtivas, em geral, demonstra a importância de fomentar a Liderança no lugar da chefia tradicional, quebrando, assim, alguns paradigmas da própria cultura da Empresa com um efeito colateral positivo, que seria o desenvolvimento de novos talentos, aumentando assim, o valor intrínseco do seu capital humano dentro de um ambiente sem conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com