TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ROTATIVIDADE DE ESTUDANTES NO SETOR DE ESTÁGIO DO MEC

Por:   •  27/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.288 Palavras (18 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 18

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A ROTATIVIDADE DE ESTUDANTES NO SETOR DE ESTÁGIO DO MEC

RAIMUNDO SOARES DE CASTRO

Brasília

2015

RAIMUNDO SOARES DE CASTRO

A ROTATIVIDADE DE ESTUDANTES NO SETOR DE ESTÁGIO DO MEC

Trabalho Técnico Científico apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado II, do grau de Bacharel do curso de Administração da Universidade de Brasilia sob orientação da Professora Drª Maria José de Oliveira.

Brasília

2015

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

Organização: Ministério da Educação MEC

Área de realização do Estágio: CEFAP

Supervisor do Estágio: Cristiana Alves do Amaral

Período:

SUMÁRIO

AGRADECIMENTOS

Á Deus

Razão deste trabalho, e sem a Sua permissão, não poderia concluí-Lo. Que nos momentos de cansaço me renovou as forças através de seu Espírito Santo. Que esta vitória seja para a glória e engrandecimento de seu santo nome

À minha família

Que sobremaneira me auxiliaram nesta caminhada. Que sempre estiveram presente, ajudando e torcendo pela concretização deste curso, por ter sempre estendido as mãos nas horas de dificuldade, a minha imensa gratidão.

Á meu amigos

Que me supriu com as orações, sem as quais não teria alcançado mais esta benção em minha vida. A todos os irmãos meus sinceros agradecimentos.

A minha amiga Luana que acompanhou cada passo de perto. Pelo amor, amizade, e apoio depositado, além da companhia por todos esses anos, melhor convívio, não poderia encontrar.

Ao meu Professor (Se quiser citar um em especial) pelo empenho, paciência e credibilidade, obrigada por tudo.

Aos amigos da turma pelas agradáveis lembranças que serão eternamente guardadas no coração, muito obrigado.

Enfim, agradeço a todas as pessoas do meu convívio que acreditaram e contribuíram, mesmo que indiretamente me estimularam e me deram apoio para a conclusão deste curso.

RESUMO:

A administração, é um campo complexo, requer conhecimento aliado à determinação, coragem e ousadia. O administrador é o grande responsável por estabelecer metas, atingir objetivos, liderar pessoas na busca do mesmo objetivo, proporcionar à empresa (pública/privada) inovação diante do cenário político/econômico do país; fatores essencialmente importante para o êxito da empresa e da função. A formação do profissional em administração é um assunto que necessita de uma discussão mais ampla no que diz respeito à aplicabilidade da função de administrador nos grandes centros empresarial e órgãos públicos do país, mais precisamente nos setores do executivo.

O norte do trabalho foi aprofundar e buscar entender a inserção do estagiário de administração no tão exigente mercado de trabalho; sua importância e necessidade neste segmento que vive em constante mutação e ascensão frente aos desafios que surgem. A necessidade de profissionais, qualificados, competentes, críticos e acima de tudo criativos em suas decisões, aliados na capacidade de discernimento e no espírito de uma liderança eficaz é uma exigência dos dias atuais. É necessário que sua formação seja respaldada por conhecimentos científicos e práticos; para tanto, buscou-se entender a dimensão e importância do estagio supervisionado na formação do docente de administração, mas precisamente no FNDE/MEC.

Cabe destacar que o estagio supervisionado permite uma visão mais ampla; direciona o estudante na busca da articulação da teoria e a prática junta. O estágio supervisionado, objetiva refletir o papel do administrador na sociedade, agrega conhecimentos, permite observar e conhecer a realidade das grandes empresas brasileiras inseridas no contexto econômico do país. O acesso a bibliografias em conjunto com pesquisas, artigos, permitiu um conhecimento mais profundo e a importância acerca do assunto abordado.

Palavras-chave: Formação acadêmica do aluno, teoria-prática e Estágio Supervisionado

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal a importância da realização do estágio curricular supervisionado obrigatório na formação do aluno acadêmico, em especial no curso de Administração. O método utilizado para a realização da pesquisa foi abordagem em livros, artigos, sites e demais formas de investigação especialmente no âmbito do FNDE/MEC. O resultado da pesquisa trouxe informações que permitiram uma analise mais profunda acerca do assunto abordado, lançando perspectivas e possíveis melhorias no que diz respeito à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório.

É importante destacar que os estagiários do FNDE tem a oportunidade de colocar em praticas atividades diversas, abordando a temas relacionados à matéria, analisando problemas, situações que o permitam conhecer de forma adequada a estrutura do órgão; permitindo uma maior aproximação da teoria e prática facilitando inclusive um conhecimento mais amplo e profundo acerca das atividades concernente ao curso de administração.

1 – DESENVOLVIMENTO

A educação no Brasil é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mantida pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica entre outros.

TÍTULO I

Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

§ 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

TÍTULO II

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (486.6 Kb)   docx (210.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com