TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alocação dos recursos do FNE nos estados do Nordeste: impacto nas estruturas produtivas e na geração de emprego

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  8.388 Palavras (34 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

COORDENAÇÃO DE PESQUISA

PIBIC

CNPq/UFS  

Alocação dos recursos do FNE nos estados do Nordeste: impacto nas estruturas produtivas e na geração de emprego

Área de Concentração: (Economia / Economia Regional)

Bolsista: Laize Mirele Nascimento Alves

Nº Matrícula: 201110026272

Orientador(a): Elmer Nascimento Matos

Departamento de Economia - DEE

Relatório Final

Período 2013-2014

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de analisar a experiência das políticas de desenvolvimento regionais do Nordeste do Brasil, a partir de uma breve retrospectiva é mostrado quais foram os fatores que influenciaram a estagnação do Nordeste e seus efeitos que irradiam em uma grande disparidade de crescimento em relação ao Centro-Sul do Brasil. A seguir é feita uma análise das políticas de desenvolvimento regional brasileira adotada nos últimos anos, enfatizando a estrutura e a dinâmica dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Centro-Oeste (FCO) e, sobretudo, do Nordeste (FNE).

PALAVRAS CHAVES: Desenvolvimento regional, Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, Desconcentração produtiva regional

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- REVISÃO DA LITERATURA

2.1- Formação Da Economia Nordestina

2.2- Políticas De Desenvolvimento Regional Brasileira Adotadas Nos Últimos Anos

2.3- Fundos De Investimento (FCO, FNE e FNE)

2.3.1- Fundo Constitucional De Financiamento Do Centro-Oeste (FCO)

2.3.2- Fundo Constitucional De Financiamento Do Norte (FNO)

2.3.3- Fundo Constitucional De Financiamento Do Nordeste (FNE)

2.4- Alocações Dos Recursos Do FNE

3-METODOLOGIA

4- CONCLUSÕES

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Introdução

É sabido que os desequilíbrios regionais existentes no Brasil são históricos e mesmo com a adoção de medidas para conter as desigualdades regionais elas ainda fazem-se presentes no Brasil. Esse trabalho tem o objetivo de mostrar através de revisão da literatura, metodologia e conclusões, como através de políticas públicas as regiões periféricas como é o caso o Nordeste, passaram a ter um “alicerce” para poder desenvolver-se, já que a mesma se mantinha estagnada e com grande disparidade de crescimento com relação ao Sudeste, já que esse após a implementação do Plano de Metas o Sudeste, principalmente São Paulo, tiveram um crescimento industrial disparado deixando as outras regiões do país para trás. Essa disparidade só começa a ser tratada a partir de 1950 quando o fator climático perdeu importância e as questões do atraso de desenvolvimento se tornaram um problema nacional. Para reverter essa situação políticas públicas foram tomadas, como criação do GTDN, Sudene, Fundos de investimentos (FCO, FNO, FNE) O objetivo principal  é identificar a alocação espacial e setorial dos investimentos, verificando se os mesmos se distribuem entre os municípios de menor porte e estrutura econômica menos diversificada, ou se, ao contrário, se vêm direcionando mais aos de maior porte e maior diversidade econômica. Da mesma forma, analisa o destino dos mesmos do ponto de vista setorial e por porte do beneficiário. A idéia é averiguar se os financiamentos estão prioritariamente distribuídos, por número de operações e por valor, para empreendimentos de menor porte, conforme consta em seus objetivos.

 

2- Revisão da literatura

2.1- Formação da economia Nordestina

Para se ter conhecimento das causas do atraso da economia nordestina é necessário fazer um breve retorno ao tempo de sua formação. “A consciência ou reconhecimento do Nordeste enquanto 'região' sofreu mutações importantes no curso da história econômica e social nacional, somente sendo reconhecível a partir de meados do século XIX, e sobre tudo no seguinte” (Oliveira, 1981). Essa formação se deu através do sistema agrícola, principalmente no cultivo de algodão, açúcar e pecuária extensiva, sua ocupação territorial é de grande importância no que diz respeito à formação de seu espaço econômico.

A atividade açucareira iniciou-se em uma relação mercantil entre a metrópole e colônia brasileira, na qual a colônia fornecia matérias primas e produtos tropicais ao mercado mundial, comandados pela metrópole. Nesse contexto o produto que se destacou o açúcar, já que as terras eram favoráveis para o cultivo e o produto tropical era de fácil aceitação no mercado, ainda contava com as experiências dos portugueses na produção do açúcar, impulsionado assim o cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil. Em termos empíricos, o primeiro dos momentos referidos – o da consolidação do Complexo Econômico Nordestino – corresponderia ao povoamento e colonização do território que viria a constituir o Nordeste, com base na exploração da cana-de-açúcar, entre outras atividades exportadoras, no início a partir do trabalho escravo, atividades que foram seguidas em fases sucessivas pela produção de algodão, fumo e cacau, entre outras, voltadas para o mercado externo; ademais, teve na pecuária e na agricultura de subsistência atividades que tornaram mais densas e complexas a economia e a sociedade regional. (Guimarães Neto, 1997)

Contudo, o produto tropical cujo qual se baseava a região estava no auge de sua produção, até que então se perde o monopólio do mercado, devido a nascimento da concorrência holandesa com seu açúcar produzido nas Antilhas.  Outra atividade que existiu foi a criatória, que é tida como subsidiaria da atividade açucareira, que “era em grande medida uma atividade de subsistência”, sendo fonte de matéria prima o couro. A partir disso surge a necessidade de encontrar novos produtos com boa aceitação e preço no mercado internacional. É nesse contexto que surge a produção do algodão. O algodão surge, portanto, “como uma atividade que veio atenuar a prolongada agonia da economia litorânea (açucareira)”. Sendo assim, a lavoura algodoeira abriu perspectiva econômica para o hinterland nordestino, que somente havia conhecido a pecuária e a sua atividade subsidiária da produção de alimentos. Mesmo assim apesar da produção e algodão ter conquistado certo espaço no mercado, seu período de exportação foi curto. Na realidade, “o algodão nordestino jamais conseguiu impor-se no exterior: sua participação no mercado internacional só se tornava significativa por ocasião de grandes crises nas demais fontes supridoras” (Carvalho, 2001).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.9 Kb)   pdf (406.1 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com