TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO

Por:   •  26/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

        UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

                        

GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO

Rio Brilhante– MS

JUNHO – 2017

GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO

ATIVIDADE III

Trabalho apresentado ao Prof. Marcia Maria dos Santos B. Espejo da matéria: Gestão da Qualidade no Setor Público, do Curso de Graduação em Administração Pública (Bacharelado), Polo de Rio Brilhante, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Rio Brilhante – MS

JUNHO – 2017

Questão 1

1 – Entidade Pesquisada.

A EMBRATUR é a autarquia especial do Ministério do Turismo

2 – O que é qualidade para a Empresa?

Qualidade ter responsabilidade pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Trabalha pela geração de desenvolvimento social e econômico para o País, por meio da ampliação do fluxo turístico internacional nos destinos nacionais.

3 – Desde quando existem programas/ações da qualidade na empresa?

Iniciou-se em 2009 com o Programa 1163 – Brasil: Destino Turístico Internacional.

Objetivo Geral

Aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, o gasto médio e o tempo médio de permanência no país.

Formular, implementar e executar as ações de promoção comercial dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, visando ampliar a chegada de turistas estrangeiros, assim como, o tempo de permanência e o ingresso de divisas dos mesmos no território nacional, com a finalidade de ampliar o mercado de consumo e, consequentemente, a produção e a aquisição de bens e serviços gerados no país, impactando, positivamente, o volume de emprego e renda no Brasil.

O Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional recomenda um rol de ações integradas para cada mercado emissor de turistas para o país e não mais a atuação por ações de estanques e desconectadas da estratégia global. Devemos atuar em toda a cadeia produtiva do turismo, na mídia geral e na especializada, sem esquecer o público final.

3.1 – Quais as abrangências dos programas/ações?

O Programa de Regionalização do Turismo trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.

I - promover, fazer o marketing e apoiar a comercialização dos destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no mercado internacional;

II - incrementar o fluxo de turistas internacionais em suas várias modalidades;

III - estimular as iniciativas públicas e privadas, tendentes a desenvolver o turismo do exterior para o Brasil;

IV - promover e divulgar o turismo nacional no exterior, de modo a ampliar o ingresso e a circulação de fluxos turísticos no território brasileiro; e

V - implementar, controlar e supervisionar ações para o incremento da qualidade e competitividade do turismo nacional.

Parágrafo único. Compete, ainda, à autarquia propor ao Ministério do Turismo a elaboração de normas e medidas necessárias à execução da Política Nacional de Turismo, no que diz respeito à promoção do turismo brasileiro no exterior, e executar as decisões que, para esse fim, lhe sejam recomendadas.

3.2 – Como se dá o envolvimento da Alta Direção?

O Presidente, sempre que os princípios da celeridade, eficiência e eficácia determinarem a necessidade de descentralização decisória, poderá delegar, em parte, suas atribuições na forma da lei. 

  • Presidência
  • Diretoria de Gestão Interna
  • Diretoria de Marketing e Relações Públicas
  • Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística

3.3 – Existe setor/unidade responsável pela implantação dos programas e das ações da qualidade? Onde se localiza na estrutura da organização?

A EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo é uma autarquia especial regida pela Lei nº 8.181, de 28 de março de 1991, vinculada ao Ministério do Turismo, com sede e foro em Brasília, Distrito Federal e jurisdição em todo o território nacional.

Para o desempenho das competências elencadas, a EMBRATUR conta com a seguinte estrutura organizacional: Presidência, órgãos de assistência direta e imediata da Presidência (Gabinete, Assessoria de Comunicação Social e Assessoria de Governança Corporativa), órgãos seccionais (Procuradoria-Federal, Auditoria Interna e Diretoria de Administração e Finanças) e órgãos específicos singulares (Diretoria de Produtos e Destinos, Diretoria de Marketing e Diretoria de Mercados Internacionais). O Decreto nº 6.916, de 29 de julho de 2009, criou a estrutura regimental da EMBRATUR e assim dispõe sobre a competência de cada Diretoria da Entidade.

3.4 – A empresa considera que esses programas/ações constituem um Programa de Qualidade Total?

Sim, deu início A partir da criação do Ministério do Turismo, em 2003, as atribuições da EMBRATUR foram direcionadas exclusivamente para a promoção internacional e a implantação de Gestão pela Qualidade Total.  

4 – O que levou a empresa a optar pela implantação de um Programa de Qualidade Total?

Para fazer cumprir sua missão, objetivos e diretrizes, em nível de qualidade compatível com as expectativas e o desenvolvimento social e econômico para o País, por meio da ampliação do fluxo turístico internacional nos destinos nacionais. Para tanto, tem o ‘Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil’ como orientador de seus programas de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com