TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES

Por:   •  12/10/2016  •  Artigo  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES

Jean J. do Nascimento - B710FA-1

Questionário sobre o filme “TEMPOS MODERNOS” apresentado como complemento para a avaliação de nota 7º e 6º semestres, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.[pic 1]

Orientador (a): Roberto

Respostas:

  1. Com a obrigatoriedade de se submeter a forma de trabalho que era proposto na época tornava a forma de trabalhar até escravo pela demanda da necessidade de ter uma fonte de renda, podemos ver algumas manifestações, as dificuldades os improvisos que para se quer manter as necessidades básicas como se alimentar, mostrada na situação do “roubo do pão”.

 2.1)    No filme fica bem explicito a automatização do ser humano na linha de      produção em que Charlie Chaplin trabalha mostrando como se o ser humano fosse parte de uma peça de engrenagem da máquina da industr



INTRODUÇÃO

Buscamos apresentar neste trabalho a Teoria Geral dos sistemas e apresentar sua aplicação, mostrando como uma empresa pode se destacar no mercado que atua através de sua gestão, analisando os fatores externos e internos, criando sua estratégia de mercado com uma análise crítica, verificado se o que foi planejado foi definitivamente entregue ao cliente final.

Abordamos o conceito de Mapeamento de Processos, sua definição e objetivos, bem como o modo como aplica-lo, exemplo de uma empresa que aplicou e seus benefícios alcançados.

Apresentaremos também os eventuais problemas encontrados ao aplicar esta ferramenta nas organizações.

 

  1. TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

 A organização é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interativa com o meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. É um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia uma com as outras, com a finalidade de influenciar o meio externo e por ele ser influenciado.

 Podemos definir que as empresas são sistemas abertos que sofrem influência das variáveis externas, tais como: Políticas econômicas, variáveis sociais, tecnológicas, éticas, ecológicas e de ordem legal, ou seja, são influenciadas também pela legislação vigente e tributação. Os sistemas abertos valorizam a pro ação, inovação, orientação para o mercado e a flexibilidade de processo. Existem empresas burocráticas que não consideram variáveis externas, dando ênfase apenas no processo produtivo.

  1. APLICAÇÃO

[pic 2]

A alta gerencia da empresa deve montar seu plano de negócios bem como seu plano estratégico visando adaptar-se nas diversas variáveis externas. Variáveis essas que chegam até a empresa como Imputs que são diversas informações onde a empresa analisa como um sistema geral e a partir daí, cria suas estratégias. O processamento é efetuado pelos diversos subsistemas da organização que trabalham em pró de um objetivo pré-estabelecido seja ele um novo produto ou serviço, uma nova ferramenta que vise uma melhoria operacional ou uma inovação que trará benefícios ao cliente final.  

As saídas ou Imputs são os novos serviços ou produtos que serão entregues ao cliente final, que foram analisados, estudados e buscam satisfazer as necessidades do mercado. A retroalimentação é a comparação que a empresa faz para saber se o que foi planejado na fase de processamento está sendo entregue para o consumidor.

  1. MAPEAMENTO DE PROCESSOS

O Mapeamento de Processos é uma ferramenta gerencial que visa identificar    dentro de uma empresa uma melhoria no seu processo produtivo, criando e implantando alternativas que melhorem o desempenho operacional e a integração das diversas áreas ligadas onde analisa desde a entrada de insumos pelos fornecedores, passando pelo processamento até chegar ao cliente final. Com base nessas informações, são adotadas ferramentas de melhorias para que a empresa alcance eficiência e eficácia.

Tem como objetivo analisar os principais processos da empresa, que segundo o site Meusucesso.com afirma que existem quatro divisões essências dentro dos processos das organizações, são eles: os principais ou chave, os de apoio, de relacionamento com o cliente e de gestão de finanças. A razão de controlar os processos é identificar problemas, falhas, priorizar os processos mais urgentes e serve como uma base para os gestores identificarem soluções inovadoras para seu negócio.


  1. APLICAÇÃO

 Os processos são um conjunto de atividades realizadas por uma  ou mais pessoas que visão alcançar um objetivo comum. Para aplicar uma ferramenta de  Mapeamento de Processos, deve-se seguir uma linha de raciocínio, como segue:

  • Identificação do processo: separe os processos que necessitam melhoria e priorize.

  • Mapeamento dos processos: entenda e mapeie o processo, entendendo quem faz parte dele, quais os passos tomados, informações compartilhadas e o objetivo.

  • Modelagem dos processos: no passo anterior, com certeza foram identificados gargalos e pontos de melhoria. Os melhore e remova tarefas desnecessárias e modele o processo como ele deveria acontecer.
  • Execução dos processos; execute o processo da nova maneira, com todos a bordo e informados.
  • Otimização dos processos: no processo de execução, com o processo em ação, com certeza foram identificados novos pontos de melhoria e coisas que funcionam ou não. Melhore novamente e implemente!
  • Automatização dos processos: agora, com tudo funcionando normalmente e da maneira esperada, automatize o processo por toda a empresa

  1. EXEMPLO

 Um exemplo de uma ferramenta muito utilizada pelas empresas através do Mapeamento de Processos é o Six Sigma, que é um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando seus defeitos e a não conformidade de acordo com as especificações de fábrica. Esta ferramenta foi desenvolvida pela Motorola em 1987, tornando-se popular em empresas de todo o mundo devido a sua eficiência e eficácia.

        

 O termo Seis Sigma se origina do “Sigma”, símbolo que em qualidade significa uma medida de variabilidade utilizada para indicar quanto dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes. Quanto maior for este sigma, melhores serão os produtos ou serviços produzidos. Ou sob outra ótica, menores serão os defeitos apresentados por estes produtos e serviços. O Seis Sigma segue duas metodologias principais, compostas de cinco fases cada uma. Ambas foram inspiradas no ciclo PDCA. São elas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com