TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CARREIRAS NA PERSPECTIVA DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO FARMACÊUTICO

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.183 Palavras (17 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 17

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

pró-reitoria de pesquisa e pós graduação

CURSO DE especialização EM GESTÃO E PRÁTICA DE RECURSOS HUMANOS – turma 2016

FERNANDA RAFAELI BOCATTI

gestão de carreiras na perspectiva de colaboradores de uma empresa do ramo farmacêutico

LONDRINA

2016


FERNANDA RAFAELI BOCATTI

GESTÃO DE CARREIRAS NA PERSPECTIVA DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO FARMACEUTICO

Artigo de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de especialização em Gestão e Prática de Recursos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Gestão de Recursos Humanos.

Orientador: Prof.Me. Aleksander Roncon

LONDRINA

2016

gestão de carreiras na perspectiva de colaboradores de uma empresa do ramo farmacêutico

CARRERS MANAGEMENT FROM THE EMPLOYEES PERSPECTIVE VIEW IN A PHARMACEUTICAL AREA’S COMPANY

Fernanda Rafaeli Bocatti[1]

Orientador: Prof. Me. Aleksander Roncon[2]

                 

RESUMO

Esta pesquisa objetivou analisar o papel das organizações e das pessoas na gestão de carreira na perspectiva de colaboradores de uma empresa do ramo farmacêutico de Londrina/PR. Mais especificamente, buscou-se: (i) verificar o papel das pessoas na perspectiva dos colaboradores da empresa pesquisada em relação a gestão de carreiras; (ii) analisar o papel das organizações na perspectiva dos colaboradores da empresa quanto à gestão de carreiras; e (iii) mapear a interação entre o papel das pessoas e das organizações na perspectiva dos colaboradores da empresa objeto desse estudo. Para tanto se desenvolveu uma pesquisa descritiva quantitativa, um estudo de levantamento desenvolvido por meio da aplicação do questionário desenvolvido e validade por Mendonça (2010). Os resultados desse estudo revelam que os pesquisados concordam que a responsabilidade pelo desenvolvimento da gestão de carreiras deve ser compartilhada entre as pessoas e as organizações.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Plano de Carreira. Ramo Farmacêutico.

ABSTRACT

This study aimed to analyze the role of organizations and people in career management employees in the perspective of a pharmaceutical company of Londrina/PR. Specifically, it sought to: (i) verify the role of people in view of the company's employees surveyed regarding career management; (Ii) analyze the role of organizations from the perspective of the company's employees regarding career management; and (iii) to map the interaction between the role of individuals and organizations from the perspective of the company's employees object of this study. Therefore we developed a quantitative descriptive research, a survey of study by applying the developed questionnaire and validity by Mendonça (2010). The results of this study show that it can be of great feedback regarding the improvement of the work of employees.

Keywords: People Management. Career path. Pharmaceutical industry.


  1. Introdução

Nos tempos atuais, onde o desemprego se tornou um flagelo, ter condições de oferecer um plano de carreira aos colaboradores se apresenta como um diferencial para uma organização, uma vez que um plano de carreiras eficaz favorece a manutenção dos funcionários trabalhando com perspectivas de crescimento com base em planejamentos que fornecem oportunidades de real crescimento.

Um dos caminhos para proporcionar melhorias no cotidiano organizacional perpassa a gestão de carreiras por ser, de acordo com (DUTRA, 2012), uma transição acompanhada com muito zelo que pode unificar as necessidades das empresas juntamente com a de seus funcionários e, portanto, este processo pode ser padronizado, pois mudanças, para serem efetivas, devem ser planejadas.

O plano de carreira é real, o que é raro nos dias atuais, e o mesmo resulta em prover melhorias financeiras e hierárquicas onde todos os funcionários das lojas, que procuram uma oportunidade, possam se mobilizar para melhorar seus trabalhos e ofícios para alcançarem promoções existentes no plano de carreira, e esse é o marco que foca-se esta pesquisa, pois, através de procedimentos documentais, busca saber a opinião dos funcionários sobre a importância do plano de carreira oferecido pela empresa e quals seu papel na gestão da própria carreira.

No tocante a gestão de carreira da empresa estudada, isso ocorre somente nas lojas, onde operadores de caixa podem se tornat atendentes e atendentes e farmacêuticos podem se tornar subgerentes, gerentes e supervisores.

Nesse sentido, esse estudo objetivou analisar o papel das organizações e das pessoas na gestão de carreira na perspectiva de colaboradores de uma empresa do ramo farmacêutico. Mais especificamente, buscou-se: (i) verificar o papel das pessoas na perspectiva dos colaboradores da empresa pesquisada em relação à gestão de carreiras; (ii) e analisar o papel das organizações na perspectiva dos colaboradores da empresa quanto à gestão de carreiras.

Este estudo se justifica pelo fato de analisar a gestão de carreiras dentro de rede de lojas, a gestão de carreiras é uma ferramenta de benefícios de grande interesse para todos os envolvidos, pois oferece crescimento financeiro juntamente com o status e demais interesses que todo funcionário busca.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A base teórica deste trabalho foi levantada focalizando livros que abordassem, nesse assunto, a situação, tanto do funcionário quanto da empresa, o que, esse plano de carreira buscava e significava para cada envolvido.

A importância dos princípios é que os mesmos devem existir no que representa os compromissos que são firmados na hora das contratações entre o patrão e os funcionários. Cuidando das mudanças para uma adaptação rápida na ocorrência de algo que não foi planejado, tanto externamente como internamente na empresa. Existe também o fato que, se houverem alterações elas serão lentas, pois os já citados princípios não podem ser atualizados por inteiro, pois são vários aspectos, não podem ser mudados integralmente ao mesmo tempo. Mas deve se deixar bem claro que o plano de carreira é algo que ocorre a longo prazo (FLEURY et. al., 2002, p.111)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (91 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com