TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE COMPRAS NA EMPRESA MB IMPORTAÇÃO

Por:   •  17/10/2017  •  Monografia  •  4.907 Palavras (20 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 20

GESTÃO DE COMPRAS NA EMPRESA MB IMPORTAÇÃO

Natália Lucas Malta[1], Érika Márcia de Souza[2]∗∗, Rosane Castro[3]∗∗∗

RESUMO

Para que as empresas se mantenham competitivas e se estabeleçam no mundo corporativo é necessário que as mesmas busquem proporcionar a seus clientes, produtos e atendimento de qualidade, visando minimizar os custos e ao mesmo tempo a maximização dos seus lucros. Este é um grande desafio para muitos empreendedores que precisam buscar novas técnicas e ferramentas gerenciais que os auxiliem a manter a organização de acordo com a demanda do mercado, agregando valores aos seus produtos e serviços, gerando a satisfação de seus clientes. Os consumidores atuais são bem desenvolvidos, conscientes de suas opções no mercado exigindo um nível de excelência maior. Por está razão, os gestores devem pensar sobre como construir uma força de trabalho capaz de gerenciar essas exigências de forma a produzir bens e serviços que forneçam o maior valor possível ao consumidor. Uma definição mais clara para essa gestão, é a cadeia de suprimentos que integra os processos de negócios desde o consumidor final até o fornecedor, sendo a logística parte dos processos da cadeia que liga clientes e fornecedores.

Palavras-chave: Compras. Estoque. Gestão. Avaliação. Competitividade. Processos.

1 INTRODUÇÃO

A gestão de compras é uma atividade fundamental para o bom gerenciamento das empresas e influencia diretamente nos seus estoques e no relacionamento com os clientes, estando também relacionada à competitividade e ao sucesso da organização.

Baseado nesses argumentos este artigo teve o propósito de intervir na cadeia de suprimentos da MB Importação, apontando os pontos fortes e fracos dos processos utilizados para a gestão de compras.

Em 1981, surgiu em Lagoa da Prata a Lagoa Moto, uma concessionária, By Motos. Seu crescimento foi motivo de destaque em vendas e atendimento aos clientes. Iniciou-se a revenda de peças e acessórios para o segmento, dando origem ao Grupo Lagoa. Hoje é formado por seis empresas distintas, distribuindo marcas mundialmente famosas além de gerir outras 20 marcas próprias.

A MB Importação realiza trabalho de importação de peças e acessórios que chegam de diferentes partes do mundo. Porém com as constantes mudanças no cenário econômico brasileiro, a fiscalização para importação tem sido cada vez mais burocrática, dificultando a entrada de novos produtos no país. Quando o produto chega à alfândega da Receita Federal, alguns são analisados e liberados, porém, outros são inspecionados, tornando incerta a aprovação e a real possibilidade do contêiner ser ou não efetivamente liberados, pois dependendo do processo pode dar canal vermelho, amarelo ou verde, impedindo uma previsão exata de entrega.

O processo para a realização de compras é feito através da média de vendas dos últimos quatro meses vigentes. Esta analise não evidencia a real necessidade de demanda, ocasionando a falta de estoque, o que tornou um problema constante, refletindo em toda organização.

Para que a MB Importação permaneça sólida e estável, faze-se necessária a gestão de compras, para um maior controle das necessidades reais de suprimentos. Sendo assim para aprimorar os processos de compras faz-se a seguinte pergunta: quais melhorias devem ser estruturadas na gestão de compras da MB Importação, a fim de aumentar a eficiência do tempo de ciclo do pedido em sua cadeia de suprimentos?

Buscando responder a essa questão, a intervenção feita na empresa teve por objetivo geral implantar um método de trabalho que aperfeiçoe a gestão do setor de compras, otimizando o tempo de ciclo do pedido na cadeia de suprimentos. Para este propósito, foram realizadas as atividades: analise do processo de gestão de compras; definição do método adequado para a condução desse processo; implantação o método determinado para a gestão de compras; avaliação dos resultados obtidos com a implantação do método adequado.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A seguir, fundamentação teórica que deu sustentação ao desenvolvimento do artigo.

2.1 Gestão de compras

Segundo Dias (2011), a função compras nas empresas tem sido desenvolvida dentro de um novo estado de maturidade e com técnicas cada vez mais sofisticadas. O significado desta evolução está refletido no fato das organizações avaliar a performance de compras com muito mais precisão, chegando a atingir avaliações precisas e equiparáveis com trabalhos desenvolvidos em outras funções administrativas.

A função compra é um segmento essencial do departamento de materiais ou suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planeja-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas. Compra é, portanto, uma operação da área de materiais, muito importante entre as que compõem o processo de suprimento.(DIAS, 2011, p.228)

Deve-se considerar que um fator crítico para o sucesso do gerenciamento da cadeia de suprimentos é a integração de todos os processos relativos às atividades operacionais de uma empresa, seus clientes e fornecedores. (CORRÊA, 2010)

Uma atividade importante na função de gestão da demanda é a de prometer prazos de entrega que sejam viáveis, garantindo assim o desempenho em confiabilidade de entrega. A forma de calcular ou estimar o prazo de entrega de determinados produtos varia conforme o tipo de produção, ou seja, se os produtos são produzidos para estoque, se são produzidos sob encomenda ou se são montados através de pedidos. (CORRÊA, 2010, p. 432).

Um dos parâmetros importantes para o bom funcionamento do setor de compras é a previsão das necessidades de suprimento. Nunca é demais insistir na informação dessas quantidades, e dos prazos que são necessários para a fábrica operar. (DIAS, 2009).

Dias (2011) ressalta que a administração central das empresas deverá determinar ao Departamento de Controle de Estoques o programa de objetivos a serem atingidos, isto é, estabelecer certos padrões que sirvam de guia aos programadores e controladores e também de critérios para medir o desempenho do departamento.

Conforme Corrêa (2010), a logística deve conter garantia do produto certo, na quantidade certa, na condição certa, no lugar certo, na hora certa, para o cliente certo, ao custo certo.

De maneira geral, o gerenciamento da cadeia de suprimentos (do inglês Supply Chain Management-SCM) busca intensificar, somar e amplificar os benefícios de uma gestão integrada da cadeia de suprimentos. Assim, as estratégias e as decisões deixam de ser formuladas e firmadas sob a perspectiva de uma única empresa e passam a fazer parte da cadeia produtiva como um todo (PIRES, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (419.8 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com