TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de estoque e compra e sua importância na empresa

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Administração de Materiais e Logistica

Prof° Me. Luiz Manuel Palmeira

Administração de Empresa


Santa Bárbara D’Oeste, 2013 SP




Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Administração de Materiais e Logistica
Prof° Me. Luiz Manuel Palmeira

Administração de Empresa




Monografia apresentada a
Universidade Anhanguera Uniderp,
como parte das exigências do programa
de Graduação(ATPS) em Administração de Empresa 8°semestre .


Santa Bárbara D’Oeste, 2013 SP


SUMÁRIO

Introdução 04
Analise de Cadeia de Logística de Administração de Materiais 05
Qual melhor forma de Administrar o sistema de Logística integrada de uma empresa 06
A gestão de estoque e compra e sua importância na empresa 07/08/09
Figura 1 07
Como uma empresa recebe e processa o pedido do cliente 10
Empresa 1Romi 11/12
Figura 2 12
Empresa 2 13
Empresa 3 14
Melhorias na Administração de materiais 15/16
Conclusão 17
Referências Bibliográficas 18









Introdução

O trabalho abaixo relata como uma empresa pode melhorar o estoque e ter uma visão de como empresas, bem sucedidas podem ajudar como armazenar, solicitar e atender pedidos de clientes e se destacar no mercado.
A forma como se atende um cliente como recebe um pedido, como esse pedido é transferido para setores responsáveis, como a matéria prima deve e pode ser cuidada e como pode ser extremamente importante a gestão de logística, como esse mercado cresceu e cresce a cada dia.
Também poderá ser analisado como as diferentes formas de estoque e diferentes formas de solicitação de compras de materiais e diferentes formas de envolvimento comfornecedores , três empresas diferentes foram analisadas e cada uma tem uma forma diferente de “tocar” sua empresa.















Análise da Cadeia de Logística de Administração de Materiais

O objetivo da Consultoria Logística é identificar oportunidades de melhorias e implantar soluções que agregam valor à sua empresa. Uma Avaliação de Desempenho Logístico com alto nível de viabilidade gera estimativas de ganhos, o Benchmarking oferece o posicionamento da empresa no mercado. Apoiamos a definição do foco estratégico, e executamos o levantamento e implantação de soluções em gestão de TI- na  gestão de processos de Armazenagem e Transporte.
Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e; entrega de produtos.
A carreira em logística, desponta como uma das mais promissoras do mundo, especialmente nos segmentos econômicos que atendem diretamente ao consumidor.
O setor, antes considerado área de apoio, tornou-se essencial para o sucesso do negócio. É a logística que concretiza a filosofia do marketing de colocar os produtos desejados pelo mercado, no local certo, na hora certa, na quantidade certa e a preços competitivos.
A importância que a logística vem ganhando no mercado pode ser verifica pelo crescente número de cursos de especialização na área. As definições apresentadas à logística, contudo a sua implantação nas empresas tem ganhado diferentes significados resultantes da crescente amplitude doescopo conhecido ao longo do tempo. As organizações acabam conceituando-a internamente de acordo com a sua realidade, contudo é necessário conhecer as definições “clássicas” da logística, tais como: “O planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender ás exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento” (KOTLER e KELLER 2006, pág. 520).






Qual melhor forma de se administrar o sistema de logística integrada de uma empresa

A logística integrada é a gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. É a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi acabados e produtos acabados, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender às exigências dos clientes. Entre as atividades da logística estão:
¬Transporte;¬Movimentação de materiais;¬Armazenagem;¬Processamento de pedidos;¬Gerenciamento de informações.
As novas exigências para a atividade logística no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovaçãotecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios.
Observa-se que a logística passou a ser preocupação não só de empresas industriais, mas também, comerciais e de serviços, como é o caso dos escritórios de advocacia, que sem dúvida alguma não poderiam deixar de utilizar essa ferramenta de trabalho como um diferencial na prestação de serviço. Neste contexto, esta pesquisa buscou identificar a importância da logística neste setor, e através de um estudo de caso, num escritório de advocacia estabelecido em Palmital – SP, pode-se analisar o processo logístico do mesmo e concluir que os princípios logísticos podem ser aplicados a este com o propósito de melhorar o fluxo de informações e aprimorar os processos internos, permitindo maior confiança e qualidade aos serviços prestados a seus clientes.






A gestão de estoque e compras e sua importância na empresa

Fig.1




A importância da administração de estoques, e o impacto que ela representa no resultado contábil de uma empresa, o artigo traz uma análise detalhada de cada processo, que é uma exigência que se faz a todo administrador de materiais. Não somente em decorrência dos volumes de capital envolvidos, mas principalmente pela vantagem competitiva que a empresa pode obter, dispondo de mais rapidez e precisão no atendimento aos clientes. Os administradores dispõem de vários indicadores, e muitas vezes a falta de um item de baixíssimo custo de pequena rotatividade, pode parar toda uma fábrica, com prejuízos demilhares de reais. Esses controles bem ajustados e combinados com uma contabilidade de custos, onde se busca visões gerenciais bem focadas, traz uma combinação essencial para bons resultados.
As organizações necessitam de um considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção.
Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
A Logística Empresarial compõe-se de dois subsistemas de atividades: Administração de Materiais e Distribuição física, cada qual envolvendo o controle da movimentação e a coordenação demanda-suprimento. A Administração de Materiais compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa.
É fundamental que as empresas diminuam ao mínimo a quantidade de estoques na cadeia de suprimentos, a fim de obter uma racionalização nos custos de armazenagem e manutenção dos mesmos.
A gestão de estoques é um assunto vital e frequentemente, absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente este sistema será.
A eficiência na sua administração poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores,oferecendo assim uma vantagem competitiva para a própria empresa.

A importância de um órgão de material, está diretamente relacionado com o, ramo de atividade da empresa. Porém, podemos garantir que a referida área sempre estará presente, pois qualquer atividade requer materiais e serviços.
Em geral, no comércio, o envolvimento com materiais atinge de 70 a85% do orçamento, na indústria entre 50 a 65%, e em prestadora de serviços está entre 10 a 15%. As principais atribuições da área de materiais são:
Administração de estoques
• Controle das compras pendentes de entrega.
• Determinação dos níveis de estoques.
• Estudos dos métodos de ressuprimento.
• Classificação de materiais.
• Controle físico dos materiais.
Administração de compras
• Processo de compra.
•Negociações.
• Diligênciamento de compras.
• Cadastro do fornecedor.
Administração física
• Recebimento e expedição de materiais.
• Movimentação de materiais.
• Armazenagem.
• Alienação de materiais.
O gerenciamento das informações é o instrumento eficiente e eficaz que fundamenta o processo decisivo do empresário. Sem controles e, consequentemente, sem informações gerenciais, torna-se impraticável decidir acertadamente e, no tempo necessário. A administração de estoques tem o objetivo de permitir que a empresa consiga produzir e comercializar seus produtos de forma eficiente e com a menor utilização do capital de giro.


























Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente

Preparação do Pedido
Da preparação do pedidofazem parte todas as atividades relacionadas com a recolha de informações acerca dos produtos e serviços pretendidos e com a sua requisição formal de forma a serem adquiridos. O preenchimento de formulários, a determinação da disponibilidade de stock e a transmissão de um pedido a um encarregado de vendas podem também fazer parte da preparação do pedido.
Transmissão do Pedido
Quando o pedido já foi efetuado, a primeira atividade a efetuar no ciclo de processamento é a transmissão de informações. Esta atividade passa por transmitir os documentos do ponto de origem para o fornecedor. Esta transmissão pode ser realizada manualmente, ou seja por serviço postal ou entregue por funcionários; ou electronicamente, o método mais utilizado atualmente, através da internet, máquinas de fax, comunicações de satélite ou EDI, que é uma ligação electrónica exclusiva entre os computadores dos compradores e dos vendedores.
O Recebimento dos Pedidos
Antes de se poder atender os pedidos, existem várias tarefas que têm de ser realizadas ao receber o pedido, são elas: verificar a exactidão das informações contidas, tais como, a descrição, a quantidade e o preço dos itens; conferir se há existências dos itens encomendados; preparar os documentos necessários para o pedido; vericar a situação de crédito do cliente; transcrever as informações do pedido à medida das necessidades; e fazer a facturação. Estas tarefas são indispensáveis e podem ainda surgir outras adicionais de preparação, antes do pedido ficar pronto. Já existem sistemas automatizados para realizarestas tarefas.








Empresa 1
Fig.2




Indústrias Romi S.A. Avenida Pérola Byington, 56 Santa Bárbara d'Oeste -SP - Brasil CEP 13453-900.

Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?
A comercialização dos produtos ROMI é realizada diretamente pela empresa no mercado interno, através de mais de 30 pontos de venda, entre filiais e escritórios de vendas, sediados nas principais capitais e pólos industriais do país, colocando à disposição de seus clientes uma ampla gama de serviços de engenharia pré e pós-vendas, assistência técnica e peças de reposição.
Com um estoque de mais de 16 mil itens, garantindo o fornecimento imediato de peças originais, até mesmo de modelos mais antigos. Disponibilizamos peças reparadas e a base de troca, financiamento em até 6 vezes e despachamos para todo o Brasil. O ou orçamento/compra pode ser realizado online, é uma maneira rápida, prática e segura, ou pelo (19) 3455 9595.
A Companhia procura estreitar o relacionamento com clientes, identificando suas necessidades por meio de sua organização comercial, e através de pesquisas permanentes, que apontam sua percepção de qualidade do produto e do serviço oferecido.

Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima.
O relacionamento da Romi com seus fornecedores é estratégico, buscando desenvolver os negócios desses fornecedores, tornando-os competitivos, além de criar fortes laços para melhoria contínua e relacionamento duradouro.
A qualidade dos produtos desenvolvidos pela Companhia depende também da qualidadedos produtos dos nossos fornecedores e, por isso, estamos em constante relacionamento, para que juntos possamos buscar o desenvolvimento contínuo que resulta em entregar produtos com qualidade aos nossos clientes.
A Companhia classifica seus fornecedores pela aplicação dos itens / serviços adquiridos e segmentos em que atuam: Fornecedores de itens / serviços aplicados aos produtos: Fabricantes de Itens Mecânicos, Elétricos, Eletrônicos, Hidráulicos, Pneumáticos, Fornecedores de Serviços de Usinagem, Rebarbação, Pintura, Tratamento Superficial, Calibração e Transporte Externo, entre outros. Fornecedores de itens / serviços não aplicados aos produtos: Fornecedores de Materiais de Expediente, Materiais Auxiliares, Material para Construção Civil, EPIs, e Débitos Diretos, entre outros. Fornecedores de itens / serviços aplicados aos produtos automotivos: Fornecedores de itens / serviços destinados à itens vendidos à indústria automotiva.
Atualmente a política para avaliação de novos fornecedores, de itens e/ou serviços aplicados aos produtos, privilegia às empresas que possuem o Certificação ISO 9001:2008 ou que esteja em fase de implantação. Também é necessário que estas empresas estejam regularizadas junto ao órgão ambiental do Estado.

Como são classificados e armazenados, na empresa, os suprimentos, insumos e
Matéria prima
Com uma capacidade instalada de 50.000 toneladas/ano e diferentes linhas de moldagem, produzindo peças entre 10 Kg e 35 toneladas com confiabilidade e qualidade tradicionais das Indústrias Romi.
Com estrutura quepermite atender as peculiaridades de clientes de todos os segmentos da indústria, sua versatilidade não está apenas ligada à capacidade de produção, também é suportada pelo perfil multidisciplinar de sua equipe, que permite agregar valor ao seu produto de forma eficiente.
Totalizam mais de 150 mil m2 de área construída, distribuídas em 11 unidades fabris, de grande flexibilidade e alto desempenho no processo de manufatura.
Com um serviço de Almoxarifado e sala de Estoque é possível armazenar cada produto em seu devido lugar, com todos os cuidados e dados de cada produto para não haver nenhum tipo de mistura contaminação ou danos aos produtos.




Empresa 2
AFRIC-X COMERCIO & SERVICOS LTDA ME
Bandeirantes 700, AP 903 Cond. Guaicuru Loteamento Industrial Machadinho, Americana (13478700), São Paulo, Brasil

Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?
Como essa empresa é prestadora de serviço terceirizada e atua dentro de um hospital particular na cidade de Americana SP, o pedido do cliente é solicitado por um médico de qualquer especialidade onde é lançado no sistema do hospital, e vinculado com o registro do convênio do cliente paciente.
Após o lançamento do pedido do sistema se não for Tomografia computadorizada pode ser realizada imediatamente pelo cliente , no caso de Tomografia é feito um agendamento para o paciente estar retornando na data marcada , e com as devidas orientações.

Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima
A compra de matéria prima tais como filmes e químicos sãorealizados pelo departamento de compras, o almoxarifado é responsável pelo fornecimento do material, ou seja, quando é feito um pedido de material on-line, é dado baixo pelo sistema do almoxarifado que fica responsável de passar novas compras para reposições para o setor de compras, assim a empresa AFRIC X fica com apenas responsável pelo material que esta no setor assim podendo deixar faltar nenhum deles, se necessário pode orientar o almoxarifado de acordo com a demanda de uso.

Como são classificados e armazenados, na empresa, os suprimentos, insumos e
Matéria prima
Os materiais usados no setor são exclusivamente da Radiologia que são filmes que vem em caixas bem fechadas e não podem ser abertas em qualquer ambiente , porque podem queimar todos os filmes, sendo assim só podem ser abertos na sala de câmara escura.
Os químicos que são os reveladores e fixadores tem que ser mantidos dentro de armários bem conservados e bem fechados , só podem ser manipulados por técnicos preparados e orientados pelo responsável do setor , e com uso de luvas, óculos e mascara , não podem ser manipulados de forma alguma sem esses equipamentos de proteção .
Empresa 3
Dú & Help Artesanato
Praça Comendador Muiller s/n, Centro de Americana SP – cep: 13465-000


Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?
O pedido dos clientes são feitos por uma funcionária que além de ser vendedora do local também fica responsável pela solicitação de algum produto que tenha acabado, ou seja de preferencia de um cliente, como se trata de um estabelecimento que vendeartesanatos tais como: bijuterias em aço inox, prata e derivados, dependem muito de pedidos de clientes em alguns casos para associação as modas da época e outras vezes para ocasiões especiais.
Assim que solicitado o pedido é repassado para dona do estabelecimento que se encarrega de fazer compra dos novos produtos.

Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima
A compra dos materiais em geral, são feitas através de fábricas representantes de cada tipo de materiais, como anéis, pulseiras, colares, brincos etc.
Existem alguns materiais que são comprados para serem produzidos no próprio estabelecimento como linhas indianas que são feitas com elas pulseiras montadas na hora da compra do cliente a gosto dele, e tereres que são feitos nos cabelos como forma de adereços.

Como são classificados e armazenados, na empresa, os suprimentos, insumos e
Matéria prima

Cada material tem seu local de armazenamento por se tratar de uma micro empresa, não existe um local grande para estoque apenas um armário para guardar poucos produtos, a compra de materiais naturalmente são para repor alguma venda ou entra como encomenda, assim que as encomendas chegam o cliente solicitante é avisado para ir retirar seu produto.


Melhorias na Administração de Materiais

Tendo em vista que o mercado está cada vez mais exigente, que novas técnicas e conceitos de gerenciamento de empresas surgem a cada dia e que a cadeia logística deve estar cada vez mais integrada, ter uma programação de materiais eficiente é uma das premissas para osucesso da empresa. Planejar os materiais comprados tem o objetivo de fazer com que os mesmos não cheguem nem antes e nem depois e nas quantidades desejadas ao atendimento. A gestão da aquisição de materiais assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios
Um melhor relacionamento entre parceiros de risco propicia melhorias à cadeia de suprimentos. O objetivo de melhoria do relacionamento é buscar resultados positivos em uma relação. A gestão da cadeia de suprimentos é cada vez mais importante para a vantagem competitiva das empresas. As principais expectativas relacionadas ao desempenho na cadeia produtiva, almejadas pelas organizações são: redução no ciclo de tempo na reposição de estoques, precisão na automatização das reposições contínuas, a redução dos impactos na capacidade dos fornecedores de acordo com a demanda dos clientes e a redução do efeito chicote de demanda nos clientes para os fornecedores.
A movimentação de material, se faz necessário um estudo do gestor, procurando estratégias e uma visão ampla do mercado onde vai atuar, procurando sempre aprimorar os níveis de serviços, baixando custos e trazendo soluções para os problemas e proporcionando diferenciação e vantagem competitiva.
Uma administração pode melhorar o nível de custos nos serviços de movimentação e distribuição de materiais para seus clientes e consumidores.Planejamento, organização e um controle das tarefas efetuadas pelos colaboradores para que sejam facilitados os serviços prestados trazendo assim uma maior rentabilidade para as empresas. Dessa forma podemos dizer que a logística e o processo de controle e estratégia de aquisição de material, movimentação, armazenamento e distribuição de produtos acabados e semi acabados através de informações capitadas pelas organizações e seus canais trazendo lucratividade presente e futura através do atendimento de seus pedidos com um baixo custo.
Administração de materiais faz parte da logística empresarial. Pode-se entender que se trata do conjunto de operações agregadas as informações e ao fluxo de materiais desde sua aquisição até seu despacho. A logística na administração de matéria e um setor estratégico dentro das empresas, através de planejamentos e coordenações em suas ações, gerenciando de uma forma integrada, avaliando todo o processo desde fornecimento da matéria prima até a certeza de que o cliente teve suas necessidades e expectativas preenchidas da maneira correta. Através da avaliação desses processos as empresas se posicionam no seu mercado.
Um bom gerenciamento logístico proporciona opções para aumentar a eficiência do trabalho e a produtividade, consequentemente contribui para redução dos custos. A importância da logística está crescendo cada vez mais em relação ao impacto que ela traz dentro das empresas baixandocustos e agregando valores aos produtos.












Conclusão
Com todos os estudos e pesquisas acima poemos chegar a seguinte conclusão, materiais e pessoas caminham de mãos dadas, para uma empresa conseguir progredir e desenvolver com disciplina e bons resultados.
O bom relacionamento com clientes e fornecedores faz toda a diferença no mercado, porque se você compra bons produtos seus clientes receberam bons produtos e assim criam um vinculo de fidelidade.
O mercado esta cada dia mais exigente quem melhor oferece melhor recebe, por isso é muito importante o armazenamento de todo o tipo de produto, para não haver problemas futuros.
O gerenciamento logístico visa trazer uma maior eficiência nas movimentações, trazendo assim maior agilidade nas transações, uma produtividade enxuta e conseqüentemente uma redução nos custos unitários.










Referências Bibliograficas

Livro-Texto da Disciplina
MARTINS, Petrônio Garcia. Administração de Materiais e Logística. 3. ed. São Paulo: Editora
Saraiva, 2009. PLT 222.
www.sebrae.com.br
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_Jxz
reNMAdministração
- 8ª Série - Administração de Materiais e Logística
Fernanda Serotini Gordono
Pág. 6 de 6
0wNzk3MWJkZTMtMGZlYy00MzNiLThkZmEtMjU2ZjJlNmIzZjlm&hl=pt_BR
https://docs.google.com/document/d/1Q9SF-
81LBvKfoYtFtuFvz_ZuBV-4rvlGLX3YRo41qTM/edit?hl=pt_BR#
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_Jxz
reNM-
0wNzYwZDRjMmEtNGRkYi00MjNkLWJkNjEtNzc3ZTgxN2EzOWU0&hl=pt_BR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com