TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS NA ATIVIDADE COMERCIAL

Por:   •  26/11/2015  •  Dissertação  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Varejo: conceitos básicos

Há varias definições de varejo, mas independentemente da forma com que as definições varejistas são apresentadas, trata-se de comercialização a consumidores finais.

No Brasil, os primeiros varejistas de que se tem conhecimento foram os tropeiros, depois aparecendo com grande importância o Barão de Mauá, que dentre suas grandes conquistas comerciais, também fundou bancos, construiu estradas de ferro, patrocinou companhias de iluminação e gás, estaleiros industriais etc. A partir desse período uma série de novos varejistas apareceu no Brasil como a Casa Massom (1871) e Lojas Pernambucanas.

Tipos de Varejista

Os varejistas podem ser de vários formatos, desses varejistas fica o destaque para as Lojas de departamentos, lojas independentes, lojas em cadeia, cooperativas, especializadas e supermercados.

Lojas de departamentos: Manuseia diferentes itens de mercadoria, é uma espécie de várias lojas de especialidades sob o mesmo teto.

Lojas independentes: Constituem-se na grande maioria do comércio varejista, caracterizam-se pelo atendimento personalizado ao cliente.

Lojas em cadeia: Lojas que pertencem a um grupo e são conjuntamente administradas.

Cooperativas: Uma das formas de um grupo de varejistas independentes se reunirem para agir aproveitando os benefícios da atuação em grupos.

Lojas especializadas: Lojas que oferecem aos consumidores uma linha única de produtos ou mesmo de produtos semelhantes.

Supermercados: Surgiram no Brasil na década de 50, com as Lojas Americanas. Neste conceito de supermercados, desenvolveram-se os hipermercados, considerados uma combinação de lojas de descontos com supermercados. Os hipermercados é a forma de varejo preferido para muitos consumidores e as grandes redes passaram a atuar em várias cidades brasileiras.

Varejo não lojista

É constituído por empresas que vendem a varejo, mas não usam lojas para realizar as suas vendas. Geralmente, as vendas são diretas ao consumidor, como reembolso postal, porta a porta, telemarketing, Internet, entre outros.

Marketing varejista

O centro de todo o processo de comercialização é o consumidor, o que os envolve se chama de “informação de mercado”, que representa a necessidade de informações que devem ser obtidas do consumidor para se chegar mais próximo aos seus desejos e necessidades. Cabe aos administradores estarem antenados a essas necessidades e avaliar as mudanças nas diversas variáveis ambientais e adaptar o composto mercadológico para melhor atender aos clientes.

Atacado

As atividades atacadistas incluem todas aquelas relacionadas á venda de produtos e serviços para revenda ou uso industrial. Os atacadistas podem ser de vários tipos, há aqueles que oferecem serviços completos de intermediação e aqueles que oferecem serviços limitados.

Decisões de marketing atacadista

Os atacadistas igualmente decidem sobre as variáveis do composto, como produto, preço, distribuição e promoção.

Sobre os produtos, o atacadista geralmente oferece muita variedade. Os preços são importantes fatores na distribuição, o procedimento para o preço do varejo é o de adicionar uma margem que cubra despesas e proporcione um retorno razoável. Para a distribuição, os atacadistas quase sempre estão localizados em bairros mais afastados e que apresentam um baixo aluguel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com