TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE ESTOQUES NAS EMPRESAS

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE ESTOQUES NAS EMPRESAS

O estoque é um dos ativos mais valiosos de uma empresa seja qual for o seu setor de atividade, varejo, manufatura, food service e outros, os insumos e os produtos acabados representam a essência do negócio, uma má gestão de estoque pode acarretar em grandes prejuízos para a empresa e até mesmo comprometer a sobrevivência do empreendimento. Manter um estoque grande acarreta, em certa medida, diversos riscos para as empresas, tais como risco de deterioração, roubo, danos, obsolescência ou perda, em caso de produtos perecíveis. Portanto, o gerenciamento de estoque é de grande importância para todas as empresas, independentemente de seu porte.

A Gestão de estoque é uma das principais tarefas que devem ser realizadas em empresas que lidam com estoques de produtos, sejam matéria-prima, produto acabado ou insumos, ela representa a capacidade da empresa organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado momento. Além disso, ela permite que a empresa entenda seu mix de produtos e suas demandas, pois assim o gestor ira determinar as necessidades de compra. Outro ponto importante da gestão de estoque diz respeito à valoração dos estoques, ou seja, quanto o estoque vale para a empresa.

Existem cinco principais tipos de métodos de gestão de estoques que são mais utilizados pelas empresas atualmente, são eles:

  • PEPS

Esse metodo segue o princípio de que as mercadorias mais antigas do estoque, ou seja, que estão mais pertos do seu vencimento são as que devem ser vendidas primeiro, evitando que os itens fiquem obsoletos. Por isso a sigla PEPS, que significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”

  • UEPS

O UEPS é o contrário da PEPS. Sua sigla significa “último a entrar, primeiro a sair”. Sendo assim, os produtos mais recentementes incorporados no estoque da empresa é o primeiro que deve ser disponibilizado para as vendas. É importante lembrar que esse método de controle de estoque não é recomendado para empresas que trabalham com produtos perecíveis, e exigem métodos de controle ainda mais elaborados para que a empresa não venha a sofrer com avarias e perda de produtos.

  • JUST IN TIME

Just in Timeque significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda ou procura, de forma rápida e sem a formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.

  • CURVA ABC

São técnicas mais utilizadas no mundo inteiro de controle e organização de estoque. A curva ABC tem como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles. Essa classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preços de venda de cada produto do estoque

  • CUSTO MÉDIO

Também chamado de Média Ponderada Móvel, esse método renova os valores do estoque a cada vez que há uma nova entrada de itens, por meio do cálculo de uma média ponderada.

A média é o resultado da soma dos valores dos produtos antigos com os valores dos produtos novos, dividida pela quantidade total de itens disponíveis no estoque.

O OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

O principal objetivo da administração de materiais é prover o material correto, no local de operação correto, no momento exato e em condição utilizável ao custo mínimo. A oportunidade no momento certo para o suprimento de materiais resultará no tamanho dos estoques. Se for antes do momento oportuno, acarretará estoques altos, acima das necessidades imediatas da empresa e se for após o momento oportuno poderá levar à falta do material necessário ao atendimento das necessidades da empresa. Além disso o desafio da administração de materiais também é otimizar a quantidade de materiais em estoque, de modo que não haja excesso de materiais no estoque, por conta do custo alto e, ao mesmo tempo, que não falte material para que não ocorra o comprometimento da produção. Uma boa administração de materiais resultara diretamente nos lucros ou prejuízos da empresa, por isso o gestor deve estar atendo diariamente ao seu estoque para que não haja perdas dos materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com