TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 CONTROLE DE ESTOQUES: um estudo de caso da empresa COMPLEM

Por:   •  18/4/2015  •  Monografia  •  7.896 Palavras (32 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 32

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA-FESG[pic 1]

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA-FAFICH

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CLEUBERTO APARECIDO JEUS SIQUEIRA

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUES: um estudo de caso da empresa COMPLEM

GOIATUBA – GO

2015-1

CLEUBERTO APARECIDO JESUS SIQUEIRA[pic 2][pic 3]

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUES: um estudo de caso da empresa COMPLEM

Relatório apresentado como Trabalho de Conclusão (TC) ao curso de Administração da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba - FAFICH, Goiás, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração orientada pelo Professor Esp. João Bosco Lopes Brandão.

GOIATUBA – GO

 2015-1

CLEUBERTO APARECIDO JESUS SIQUEIRA[pic 4]

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUES: um estudo de caso da empresa COMPLEM

_________________________________________________________

Esp. João Bosco Lopes Brandão - FAFICH Goiatuba

_________________________________________________________

(Titulo do professor) Nome do Professor- FAFICH Goiatuba

_________________________________________________________

(Titulo do professor) Nome do Professor- FAFICH Goiatuba

Goiatuba, 8 de junho de 2015

[pic 5]

Dedico esse projeto a minha noiva Simone Augusta de Morais que me mostrou a importância de adquirir maior conhecimento e também aos meus familiares que sempre me incentivaram e me deram forças para a minha formação acadêmica.

AGRADECIMENTOS[pic 6]

Agradeço aos meus pais, que me apoiaram constantemente na busca pelo conhecimento; a minha noiva Simone Augusta de Morais por tudo o que sempre fez por mim. Não poderia deixar de esquecer aos meus amigos, que sempre vivenciaram comigo as tristezas e principalmente as alegrias da vida de universitária. Ao professor João Bosco Lopes Brandão, que me ensinou a olhar a vida sob uma ótica diferente.

Agradeço também  imensamente a todos os professores e mestres, que nos proporcionaram muito mais do que conhecimento, aos meus colegas de classe e a todos que, de alguma forma contribuíram para a construção deste trabalho.

Em especial à empresa Cooperativista Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (COMPLEM) pela imensa colaboração a fim de que pudesse haver uma diferente perspectiva do total da empresa onde sou colaborador..

Finalizando, a todos que de alguma forma contribuíram com o meu desenvolvimento profissional e pessoal.

[pic 7]

“O líder verdadeiro é aquele que forma futuros líderes. Somente quando prepara substitutos à sua altura é que o administrador terá condições de delegar missões com êxito e deslanchar para patamares mais elevados de responsabilidade e de realização pessoal”.

Idalberto Chiavenato

LISTA DE FIGURAS[pic 8]

 Figura 1- Razões para o surgimento de estoques..........................................................17

Figura 2- Ciclo Operacional...........................................................................................18


LISTA DE GRÁFICOS

[pic 9]


LISTAS DE TALELAS

[pic 10]


LISTAS DE SIGLAS

[pic 11]

COMPLEM - Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos

1 INTRODUÇÃO

A administração cada dia e uma necessidade nos tempos atuais, principalmente ao grande crescimento da concorrência, e a avalanche de informações e produtos gerada pela globalização a redução dos parâmetros e com isso somente as empresas que estão preparadas no ramo e adaptadas nesse mudança que ocorre rapidamente, essas sim permanece.  

Antigamente uma das áreas menos valorizadas dentro da empresa era a área de materiais, ou seja, administração de estoques, a qual engloba vários que conforme o autor Petrônio Materiais( 2006) são: compras de mercadoria, recebimento e inspeção do material, armazenagem, e outros dentro do ambiente comercial.

O segredo de um bom administração de uma empresa, que possuir estoque e saber administrar o estoque e haver planejamento, não suprias as necessidades nem antes nem depois, ou seja, se abastecer as mercadorias antes, corre-se o risco de obter estoques com mercadorias paradas, se abastecer após, o cliente pode ficar sem o produto, acarretando o fenomemo de ruptura, dando margem para o cliente comprar o produto na concorrência, gerando custos indesejáveis para a empresa.

Porém, administrar estoque é abastecer a mercadoria no momento certo, na quantidade certa, a preço de  custos. Petrônio (2006)

Segundo  Viana(2010) o gerenciamento do estoque deve planejar um equilibro entre estoque e consumo, devendo ser avaliado e atualizado periodicamente de forma a evitar exequíveis problemas resultantes de variações de consumo, vendas ou mesmo de reposição dos produtos.

Portanto, as organizações buscam qualidade inovações, capacitações e motivações para que desenvolvam uma politica de administração de estoques eficaz, proporcionando assim um melhor atendimento ao consumidor final e possuindo uma visualização dos investimentos da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.5 Kb)   pdf (534.7 Kb)   docx (498.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com