TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS COMO ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  26/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ – FESA

Administração

LEIDIANY BARBOSA FERREIRA

JOANA RODRIGUES ALVES

KATARINA CRISTINA DA SILVA

MAYRA CAROLINE MAGATTI CAMARGO

MONIZE BEZERRA DE ALBUQUERQUE

RENATA DE SALES PEREIRA

GESTÃO DE PESSOAS COMO ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

Santo André - São Paulo

2017

LEIDIANY BARBOSA FERREIRA

JOANA RODRIGUES ALVES

KATARINA CRISTINA DA SILVA

MAYRA CAROLINE MAGATTI CAMARGO

MONIZE BEZERRA DE ALBUQUERQUE

RENATA DE SALES PEREIRA

Gestão de Pessoas como Estratégia Fundamental para o Sucesso das Organizações

Trabalho apresentado à disciplina Gestão Estratégica de Pessoas, Curso Administração da Faculdade Estácio de Santo André, sob a orientação do professor Lislene Escudero.

Santo André - São Paulo

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        03

1. ORGANIZAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇA        04

2. EMPRESA BAR DO JUAREZ        05

3. GESTÃO DE PESSOAS        06

    3.1 RH DA EMPRESA BAR DO JUAREZ        O7

4. O PAPEL ESTRATÉGICO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS        08

    4.1 PAPEL ESTRATÉGICO NA EMPRESA BAR DO JUAREZ        09

5. CONCLUSÃO        10

Referências        11


INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre Gestão Estratégica de Pessoas, aborda a mudança nas organizações, apresentamos exemplos de como era e como é nos dias de hoje. O mesmo teve como foco analisar a empresa Bar do Juarez, como funciona o Rh e qual o papel estratégico da área de gestão de pessoas.

O objetivo desse trabalho é apresentar melhoria no plano estratégico da empresa. O trabalho está organizado em cinco capítulos, desde apresentação da empresa, a gestão estratégica de pessoas até a conclusão dos conhecimentos adquiridos. Utilizamos a entrevista da empresa, algumas citações de autores famosos sobre o assunto para a realização do trabalho.


1. ORGANIZAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇA

Antigamente as empresas não ofereciam grandes benefícios e nem informações a seus funcionários, a administração era muito restrita e não existia departamentalização. Hoje em dia as organizações são divididas por funções, para delegar as responsabilidades e cada atividade do departamento, os colaboradores não são mais vistos somente como recursos e sim como pessoas, que motivadas agregarão melhores resultados para as empresas. As empresas hoje em dia investem em muito mais benefícios, para incentivar seus funcionários e assim obter maior produtividade.

Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas precisam encontrar soluções que agreguem valores e façam com que elas se tornem mais sólidas, perante mudanças e inovações.

“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.” (GEORGE BERNARD SHAW, 1893).

“Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la” (PETER DRUCKER, 2012, p.237).


2. EMPRESA BAR DO JUAREZ

O grupo Bar/Restaurante do Juarez teve inicio no ano de 1998 e hoje conta com quatro unidades em São Paulo: Moema, Itaim, Brooklin e Pinheiros. Inspirado nos botecos do centro velho de São Paulo, contando com 125 funcionários o bar tornou-se referência e ponto de encontro para um happy hour e encontro com os amigos. Natural de Ibitira, Bahia, o empresário chegou à cidade de São Paulo em 1973, aos 12 anos, e desde muito cedo sonhou em montar seu próprio negócio. Mas o percurso até alcançar este objetivo exigiu muita disciplina para juntar o capital: trabalhou como balconista de lanchonete, chapeiro e, depois, garçom em vários estabelecimentos. Desde o início descobriu o prazer de servir as pessoas, colaborando para que elas tivessem momentos agradáveis com a família e amigos. Conta com um cardápio variado de petiscos e bebidas, tem como carro chefe a famosa Picanha do Juarez.

3. GESTÃO DE PESSOAS

A missão do departamento de Recursos Humanos deve ser compatível com o motivo pelo qual a empresa existe. Ou seja, a missão do RH é recrutar, selecionar e reter pessoas com características ideais para desempenhar seus cargos/funções dentro da organização. Além disso, o RH torna-se responsável por manter os funcionários engajados e motivados, uma vez que os seus resultados refletirão nos resultados da empresa.

O RH é o departamento da empresa responsável pelo gerenciamento dos recursos que administram todos os demais recursos da empresa. Além de recrutamento e seleção o RH gerencia os pagamentos, benefícios, treinamentos, desligamento e etc. Também é papel do RH apoiar seus funcionários buscando aumentar a produtividade e fortalecer as competências da organização.

 Dentro dos departamentos existem os subsistemas que se unem para desempenhar melhor a gestão do Recursos Humanos. Esses subsistemas precisam estar alinhados para que todos funcionem adequadamente. Assim podemos concluir que, quanto mais organizado e efetivo for o RH, também serão melhores os resultados dos funcionários e da empresa.

“Se você der às pessoas as ferramentas adequadas e se elas usarem sua habilidade natural e sua curiosidade, elas irão desenvolver as coisas de uma forma que irá surpreendê-lo, muito além do que você poderia ter esperado”(BILLGATES,1995).

“ Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação. As empresas não se transformam com palavras”(HENRY MINTXBERG,1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com